Mostrando postagens com marcador prefeito tramandai. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador prefeito tramandai. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Obra de Eliseu Padilha aumenta a competitividade do Porto do Rio Grande

Obras e crescimento do Porto de Rio Grande
A recuperação dos molhes aumentou a segurança da navegação no canal de acesso ao Porto do Rio Grande, incentivando investimentos para a modernização dos terminais. Com maior produtividade, o porto conseguiu baixar custos e reduzir as tarifas portuárias para competir com os principais portos do país. 

Em 1999, quando a obra foi inaugurada, Rio Grande “já havia conseguido baixar o preço da movimentação de contêiner em 40%, caindo para um patamar menor do que o praticado no porto de Santos”, lembra o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS), que garantiu a recuperação dos molhes à época em que foi ministro dos Transportes.

As estatísticas são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O preço médio da movimentação de contêiner, em 1996, era de R$ 590,38, bem acima do preço praticado em Santos, que era de R$ 395,60. Em 1999, com os molhes recuperados, o preço em Rio Grande já havia caído para R$ 356,85, abaixo do preço santista, que era de R$ 373,55. 


Em 2002, a obra de ampliação dos molhes estava com 25% concluídos, e Rio Grande já movimentava um contêiner ao preço de R$ 294,78, ainda abaixo do menor preço praticado por um terminal de Santos, que era de R$ 315,62. Os preços continuaram oscilando e no ano de 2008, enquanto o menor preço de Santos era de R$ 233,89, o porto do Rio Grande voltou a praticar um preço na casa dos R$ 311,00.

Sobre a importância da obra, Padilha afirmou que “a recuperação dos molhes foi o grande passo de um projeto audacioso para colocar o Porto do Rio Grande na rota dos grandes navios”. E, lembrou, que em maio de 2001, como ministro dos Transportes, Padilha esteve na cidade de Rio Grande (RS) para assinar a ordem de serviço da obra de prolongamento dos molhes. O objetivo da obra era melhorar ainda mais as condições de navegabilidade da entrada da Barra do Porto, adequando o Complexo Portuário para o recebimento de navios de grande porte.

Preparação para dragagem

O projeto, aprovado pelo então ministro Eliseu Padilha, previa a construção de um prolongamento de 500 metros no molhe leste e 900 metros no molhe oeste. O objetivo era preparar para a dragagem, para corrigir a geometria e aprofundamento do Canal de acesso, de 14 metros para 18 metros. A execução da obra foi prevista para um prazo de três anos, gerando milhares empregos diretos e indiretos na região que abrange os municípios de Rio Grande, Pelotas, São José do Norte e Capão do Leão. Com os recursos que Padilha deixou garantidos no orçamento federal, em pouco mais de um ano a obra avançou 25%.

O orçamento total da obra, com recursos do Ministério dos Transportes, foi de R$ 207 milhões. Em termos técnicos, os resultados são de grande importância para o porto, garantindo a contenção do banco de areia existente próximo ao molhe oeste; a redução do transporte de sedimentos de mar para o canal, no caso de maré enchente; a melhoria da navegabilidade na entrada da barra; e o redimensionamento do escoamento fluvial, proporcionando menor sedimentação no canal.


segunda-feira, 2 de julho de 2012

A marca do Ministro Eliseu Padilha na TRENSURB

Trensurb Ministro Transportes Eliseu Padilha
1997 Ministro Eliseu Padilha
No período de 1997 a 2001, o Ministro dos Transportes Eliseu Padilha, investiu R$ 230 milhões para a melhoria e expansão do metrô na região metropolitana de Porto Alegre.

O metrô foi ampliado, modernizado e integrado às linhas de ônibus da região. Com as obras realizadas por Padilha, o transporte metroviário cresceu 31% e a tarifa unitária ficou sem aumento durante quatro anos. Padilha investiu no metrô por ser o meio de transporte mais seguro, mais barato, rápido e não poluente. Desafoga o trânsito, reduz acidentes e aumenta a capacidade de mobilização urbana.

Confira as obras que Eliseu Padilha realizou no metrô:

- Construção da Estação Unisinos: inaugurada em dezembro de 1997, proporcionou o aumento de 20% na quantidade de passageiros transportados pela TRENSURB.

- Construção da Estação São Leopoldo: desafogou o tráfego de ônibus na BR-116 e beneficiou cerca de 20 mil usuários por dia. Construída em alta tecnologia, opera com baixa vibração e diminui a trepidação e os ruídos dos trens, aumentando o conforto dos passageiros. Foi inaugurada em novembro de 2000.

- Expansão dos trilhos em superfície – 4,6 km entre Sapucaia e Unisinos.

- Expansão dos trilhos em elevada – 2,5 km entre Unisinos e São Leopoldo. A TRENSURB passou a operar com 25 trens, 17 estações e um total de 33,8 quilômetros de via, transportando até 170 mil passageiros por dia.

- Museu do Trem: a mais antiga estação ferroviária do Estado foi restaurada e reaberta em 31 de agosto de 2000, criando um elo entre o passado e o futuro. O Museu conta com mais de 200 peças que fazem parte da história ferroviária do país.

- Áreas de esporte e lazer sob a elevada: o projeto de urbanização entre as estações Unisinos e São Leopoldo Centro proporcionou uma importante área de esporte e lazer à comunidade. São quadras poliesportivas, ciclovia, pistas, praças infantis, bebedouros, e estacionamentos públicos.

- Modernização das estações: As estações existentes de Porto Alegre a Sapucaia do Sul foram modernizadas. As obras facilitaram os acessos e aumentaram o conforto dos usuários do metrô.

- Modernização do sistema: além de sistemas de comunicação, segurança e controle das composições, foram implantados os sistemas eletrônicos de controle de passageiros nas 17 estações e substituição do bilhete por cartão eletrônico. Tudo isso agilizou o transporte, reduziu filas e aumentou a segurança do passageiro.

- Projeto e licitação da expansão até Novo Hamburgo: a construção da linha Estação Central que liga São Leopoldo a Novo Hamburgo contava com R$ 25,9 milhões em recursos previstos no Orçamento da União. O projeto incluiu 9,3 km de linhas suspensas, a construção de mais uma estação em São Leopoldo (Rio dos Sinos), além das estações da Liberdade, Fenac-Industrial e o terminal de Novo Hamburgo. Com a expansão, o metrô chegará a cerca de 30 mil novos usuários.

- Duplicação da Avenida Unisinos – da Avenida Getúlio Vargas (BR-116) até a Avenida Mauá, junto à estação da TRENSURB. A via se transformou no principal acesso à Universidade do Vale dos Sinos. A pista dupla, com canteiro central e rótula sinalizada, também dá acesso a várias unidades do Exército e ao município de São Leopoldo.

- Abertura e pavimentação da Avenida Mauá: esta nova ligação entre Sapucaia e São Leopoldo foi construída em agosto de 2001.  Com 3,7 km de extensão, a obra possibilitou a ligação direta do município de Canoas (desde a Refinaria Alberto Pasqualini da Petrobrás) a São Leopoldo, passando pelo centro de Esteio e Sapucaia do Sul. É uma nova alternativa de tráfego à BR-116.

- Construção das moradias do Loteamento “Tancredo Neves”: beneficiou 182 famílias. Obra de cunho social que possibilitou a abertura da Av. Mauá e a urbanização nas proximidades da estação Unisinos.

- Projeto de expansão do metrô na Linha 2 – trecho Sarandi-Mercado-Azenha. O projeto incluiu também a expansão do metrô para Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão. 

- Expansão até Taquara: requerimento ao Ministério das Cidades para a realização do estudo da expansão do metrô de Novo Hamburgo a Taquara, integrando a região formada pelos municípios de Campo Bom, Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e Parobé.

Eurico Batista (Assessoria de Imprensa)




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Biografia de ELISEU PADILHA no PMDB

biografia eliseu padilha deputado
Deputado federal Eliseu Padilha
Natural da cidade de Canela, Eliseu Padilha nasceu em 23 de dezembro de 1945, em uma família humilde e trabalhadora. Filho de Solon e Olinda, Eliseu Padilha dedicou-se de corpo e alma a realizar os seus sonhos e dos seus familiares. Desde cedo, teve que trabalhar para ajudar no sustento da família, devido aos poucos recursos financeiros que tinham, porém sempre dedicou-se com afinco aos estudos.

Na infância e na adolescência destacou-se na escola por ser um dos melhores alunos da turma. Fez o curso primário na Escola Estadual Eduardo Ganz, localizada no Bairro Celulose em Canela, onde morava. O 2º grau, Padilha concluiu na Escola Técnica de Comércio, Cidade das Hortênsias em Canela. A instituição era mantida pela CNEG (Campanha Nacional Educandários Gratuitos).

Sempre dedicado aos estudos, Eliseu Padilha formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), 1969-1973, em São Leopoldo. Exerceu a advocacia com dedicação e determinação, iniciando seus trabalhos em 1974, no município de Osório/RS. Em 1982, fez pós-graduação em Direitos Reais, também pela Unisinos e, em 1984, pós-graduação em Direito Político. Em 1986, iniciou o mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Porto Alegre.

Desde cedo, as atividades políticas e sociais estiveram presentes na vida de Eliseu Padilha. Sua carreira política iniciou-se na adolescência. Em 1960, foi Líder Estudantil – Presidente da União de Estudantes, em Canela. Em 1966, fundou o MDB e foi eleito Secretário-Geral do partido em Canela.

Já no MDB, elegeu-se Prefeito de Tramandaí/RS, 1989. Sempre muito dedicado aos anseios da sociedade, em 1992 foi eleito Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

Como presidente da FAMURS, destacou-se nacionalmente pelo trabalho que desenvolveu e uma das suas principais bandeiras foi o MUNICIPALISMO. Para Padilha, o Município deve ser o ente da Federação a ser fortalecido com maior capacidade de recursos, pois é no seu berço que funciona o desenvolvimento do País.

Em todos os cargos que exerceu, sempre mostrou capacidade para teorizar, criar e executar. Padilha é reconhecido pela dedicação ao bem-estar do cidadão e pelas grandes obras realizadas.

Eleito três vezes deputado federal pelo Rio Grande do Sul (1995-1999, 2003-2007, 2007-2011), Eliseu Padilha sempre foi destaque. Ocupou por várias vezes a cadeira de vice-líder do PMDB e foi presidente de Comissões importantes na Câmara dos Deputados.

Com dedicação exclusiva ao PMDB e ao Rio Grande do Sul, Eliseu Padilha foi escolhido pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para ser o Ministro dos Transportes e comandar esse estratégico setor das rodovias, ferrovias, portos e hidrovias do Brasil.

De 1997 a 2001, Padilha enfrentou desafios, defendeu idéias e projetou caminhos para o Brasil. Durante sua gestão na pasta dos Transportes, Padilha construiu, duplicou e restaurou importantes rodovias, como a BR-101, que liga as regiões norte e sul do país, passando por todo o litoral brasileiro. Modernizou e ampliou os portos para receber grandes navios, incentivou as hidrovias, construiu ferrovias e implantou metrôs para aumentar a mobilidade urbana nas maiores capitais.

Padilha sempre foi um homem de sonhos e realidades. Em 2007, foi escolhido presidente da Fundação Ulysses Guimarães pelo Conselho Curador da entidade. Neste mesmo ano, implantou o curso de Formação Política para a militância e simpatizantes do PMDB. De forma gratuita e utilizando o método de ensino à distância, os interessados têm a sua disposição, quatro cursos: Formação Política Básica, Preparatório de Candidatos para Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores, Gestão Pública e Agentes Comunitários de Cidadania. Hoje, mais de 200 mil alunos já fizeram ou estão fazendo cursos do EAD em todo o país.

História Política

Para entender um homem basta conhecer a sua história. Eliseu Padilha sempre teve coerência em suas posições. Em 1966 ingressou no MDB onde começou a construir a sua trajetória política e trabalhar pelo crescimento do partido no Rio Grande do Sul e no Brasil. De lá para cá, construiu uma respeitável história:

1966 – Filiação para a Fundação do MDB, Canela/RS;

1966 – Secretário-Geral da Executiva Municipal do MDB, Canela/RS;

1966-1967 - Vice-Presidente da Executiva Municipal do MDB, Canela/RS;

1986-1994 – Secretário-Geral da Executiva Municipal do PMDB, Tramandaí/RS;

1982/1986/1990/1994/1998 e 2002 - Coordenação de campanhas eleitorais para Governador de Estado do Rio Grande do Sul pelo PMDB;

1989-1992 – Eleito Prefeito da cidade de Tramandaí;

1990-1996 - Membro do Diretório Estadual do PMDB/RS;

1992-1994 - Membro da Executiva Estadual do PMDB/RS;

1992 – Eleito presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS);

1994 – Eleito para seu 1º mandato na Câmara dos Deputados (1995-1999)

1995 – Secretário dos Negócios do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul;

1996 - 1997 - Vice-Líder na Câmara dos Deputados do Bloco PMDB/PSD/PSL/PSC/PMN;

1996 – Membro do Diretório Nacional do PMDB;

1997 - 1º Vice-Líder do Bloco PMDB/PSD/PSL na Câmara dos Deputados;

1997 - 2001 – Ministro de Estado dos Transportes;

2004 – 2° Vice-Presidente da Executiva Nacional do PMDB;

2004 – Tesoureiro da Fundação Ulysses Guimarães – Nacional;

2005 - Vice-Líder do PMDB na Câmara dos Deputados;

2006 - Coordenação de campanhas eleitorais para Presidência da República e Governador de Estado do Rio Grande do Sul;

2006 – Secretário-Geral do PMDB-RS;

2007 – Presidente da Fundação Ulysses Guimarães – Nacional;

2007 – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados;

2008 – Coordenador do Comitê de Admissibilidade da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização;

2009 – Vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados;

2010 – Reeleito Presidente da Fundação Ulysses Guimarães – Nacional;

2010 – Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

2011 – Reeleito Presidente da Fundação Ulysses Guimarães – Nacional;


2011 - Vice-Líder do PMDB na Câmara dos Deputados;


2012 - Relator-geral adjunto da Comissão Especial do Código Comercial, na Câmara dos Deputados

terça-feira, 5 de junho de 2012

FUG e PMDB lançam o curso de formação política para jovens

Eliseu Padilha presidente Nacional da FUG
Nesta entrevista, Eliseu Padilha (RS), presidente nacional da FUG, fala sobre os benefícios do curso voltado para jovens oferecido pela instituição. Ele explica o que levou a fundação a elaborar aulas específicas para a juventude do PMDB, qual o diferencial do cronograma do curso em relação aos demais oferecidos pelo partido, e diz quais são as expectativas da FUG nessa nova etapa, observando que as lideranças políticas que estão surgindo serão capacitadas para contribuir para o fortalecimento da cidadania e da democracia do país.


PMDB-RJ: Qual a sua visão sobre os cursos de formação política para jovens?


Eliseu Padilha: A formação política é indispensável para o pleno exercício da cidadania. Assim, para ser cidadão ativo na comunidade, faz-se necessário saber o que é realmente a política. Conhecimento indispensável para todos, em especial para os jovens, que construirão o mundo de seu tempo. É preciso conhecer as  instituições políticas e suas múltiplas faces ante a sociedade. Com base nessa premissa é que atendemos à solicitação da Juventude do partido, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, no sentido de que produzíssemos um curso específico para os jovens. Agora, estamos percorrendo o Brasil para divulgar e instalar centenas de turmas em todas as regiões. Os jovens que participarem do curso poderão vir a ser os protagonistas de uma grande renovação política, em seu município, em seu estado e no país.

PMDB-RJ: O que levou o PMDB a elaborar um curso específico para os jovens do partido?

Eliseu Padilha: Realizar um diálogo formativo com a juventude brasileira é o objetivo do novo curso.  A FUG, sentindo um grande vácuo político na história recente de nosso país, optou por utilizar as ferramentas de informação para formação da cidadania a partir da base partidária e da sociedade. O conhecimento produzido pela fundação visa a disseminar o conhecimento sobre a ciência política e suas diversas vertentes. A Formação para a Juventude fará uma viagem às teorias políticas clássica, moderna e contemporânea; e a tantos outros segmentos da sociedade brasileira, inclusive aos problemas vivenciados pelos jovens no campo. Transportaremos nossos alunos dos conceitos de poder e cidadania à realidade da juventude negra; ao que defendiam os filósofos contratualistas, ao que pensa a juventude brasileira. O projeto objetiva qualificar o cidadão para a participação social e política, garantido uma formação reflexiva e crítica, necessária para a atuação como novos agentes políticos sociais.

PMDB-RJ:  O que diferencia esse curso dos demais já oferecidos à militância?

Eliseu Padilha:
 As principais diferenças são a linguagem e o foco. Vídeo-aulas e apostilas foram idealizados tendo como público-alvo jovens de 14 a 29 anos. Tudo feito com uma linguagem informal, dinâmica e capaz de despertar o interesse dos alunos pelo estudo. Assim eles se juntarão aos que acreditam que só a #EducacaoLiberta.

PMDB-RJ: Fale sobre o conteúdo desse novo curso?

Eliseu Padilha: O Curso está dividido em dois Módulos.  O primeiro, denominado “Compreendendo o processo político”, é composto por quatro aulas sobre os seguintes temas: a política, o poder, a cidadania, o Estado e a democracia. Nesse módulo, o foco é a ciência política. É de base conceitual e histórica, que contextualiza e dá condições objetivas para o aluno poder passar para as próximas discussões. Teorias e conceitos serão lançados como alicerces para a edificação do conhecimento específico nos movimentos de juventude, a serem tratados no segundo módulo.

Já o Módulo 2 abordará a “Juventude em movimento!”, no qual é  priorizado o estudo do conceito de participação, com ênfase nos movimentos de juventude e da sua função político- social, bem como nas políticas públicas, em especial aquelas voltadas para a juventude. Também será abordada a atenção ao grupo etário, além de uma análise sociológica do líder e da liderança, de sua construção histórica e de sua função político-social. Neste módulo há ainda uma aula específica para a compreensão e a análise do Estatuto da Juventude.

PMDB-RJ: Quem poderá participar?

Eliseu Padilha: Jovens de todas as idades dispostos a seguir as regras estabelecidas pelo programa de Formação Política da Fundação, ou seja, matrícula regular, participação nos encontros presenciais e nos trabalhos em grupo. Apesar de o conteúdo ser voltado às ações de juventude, o curso não tem idade mínima ou máxima como limitadora.

PMDB-RJ: Como a inscrição pode ser feita?

Eliseu Padilha: A inscrição pode ser feita pelos sites www.ead.fundacaoulysses.org.br  ouwww.educacaoliberta.org.br. Basta clicar no botão PARTICIPE, preencher a ficha de inscrição e escolher a opção Formação Política para a Juventude. A abertura de turmas também poderá ser solicitada pelo e-mail ead@fundacaoulysses.org.br , via menu fale conosco do sitewww.ead.fundacaoulysses.org.br ou ainda pelo telefone (51) 3072 7015.

PMDB-RJ: Qual a expectativa da FUG em relação ao curso?

Eliseu Padilha: A principal expectativa da fundação é motivar os jovens a aderir ao programa e provocar sua reflexão sobre a essência do processo político e da função pública, para que as novas lideranças políticas sejam capazes de contribuir para o fortalecimento da cidadania e da democracia. É necessário despertar o cidadão para a responsabilidade político-social. Neste caso específico, falo sobre a participação dos indivíduos na formulação de políticas públicas de juventude. Esperamos que, após a   conclusão das aulas, os participantes tenham interesse nos demais cursos oferecidos pela fundação. O conhecimento não ocupa lugar e sempre faz bem para a cabeça.

PMDB-RJ: Em que estados os cursos acontecerão e quantos jovens a FUG pretende formar em 2012?


Eliseu Padilha:
 Os cursos poderão ocorrer em todos os estados da Federação. Já foi feito o treinamento de mediadores, para turmas pilotos, nos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Temos a expectativa de abrir turmas em no mínimo 3.000  municípios, objetivando atingir mais de 100.000 alunos.

PMDB-RJ: Quando os cursos começam?

Eliseu Padilha: Neste momento estamos na fase de matrículas, em todos os estados da Federação. 

PMDB-RJ: O curso será lançado oficialmente no 2º Congresso Nacional da JPMDB. O senhor considera o momento ideal para conclamar a juventude do partido para participar do curso?


Eliseu Padilha:
 Estaremos no Rio de Janeiro levando nosso entusiasmo pela formação política de nossos jovens. A fundação idealizou este curso em parceria com a JPMDB Nacional, e não teria melhor oportunidade para o seu lançamento do que um Congresso Nacional de Juventude no Rio de Janeiro.

PMDB-RJ: Quais as vantagens que os jovens terão ao serem certificados pela FUG?

Eliseu Padilha: A proposta do EAD não é o mero repasse de conteúdo ao aluno, mas propiciar que ele seja construtor do conhecimento e tenha capacidade crítica diante dos temas propostos.  Assim, o objetivo não é só o acúmulo de saberes, nem o de fixação de datas históricas e teorias. A proposta é garantir a acumulação do conhecimento a partir da compreensão.  Outra grande vantagem é a possibilidade de uso dos certificados de conclusão do curso como carga horária para atividades complementares nos cursos de graduação, nas faculdades e áreas afins, gratuitamente. A Formação Política para a Juventude ofertará Certificação de Conclusão de Curso com 45horas de duração.

PMDB-RJ: Como foi sua trajetória na FUG?

Eliseu Padilha: Sou idealizador do Programa de Formação Política pelo método de ensino à distância, em parceria com institutos de ciências políticas das principais universidades do país. Já ministrei cursos de reconhecida qualidade técnica a mais de 200.000 cidadãos brasileiros, e faço a edição da Revista Ulysses, que já esta no acervo da Biblioteca Nacional. Respondo, também, pela implantação e alimentação das páginas do partido e da FUG na internet. Por fim, edito o Jornal Movimento, com notícias das bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado.

Fonte: PMDB-RJ

Ex-ministro dos Transportes Eliseu Padilha, um dos responsáveis pela construção da BR-101

Ministro dos Trasnportes Eliseu Padilha
Deputado federal e ex-ministro dos Transportes Eliseu Padilha, um dos responsáveis pela construção da estrada (BR-101), recebeu convite para o encontro denominado “São José do Norte em Pauta”.


Após a exitosa promoção da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São José do Norte (Acisnorte), através da palestra proferida pelo prefeito municipal do Rio Grande - Fábio de Oliveira Branco - versando sobre o momento atual da região sul e implantação do Polo Naval, que agrupou muita gente interessada em saber a opinião de um chefe de Executivo que vem lidando com esse fenômeno desenvolvimentista já há alguns anos, como acontece com o Rio Grande e que já começa a se instalar, também, em São José do Norte, a associação que congrega comerciantes, industriais e empresários do ramo de bens e serviços do Município estará realizando, neste dia 10, o encontro denominado “São José do Norte em Pauta”.

O evento, que terá por local o Celeiro Eventos, à margem da estrada que liga a cidade ao seu balneário Praia do Mar Grosso, com horário de início marcado para as 19h30min, tem como objetivo discutir o Município para os próximos anos, preparando-o para o recebimento de pesados investimentos previstos, como o Estaleiro EBR, as torres de energia eólica junto à praia oceânica e tantos outros já em fase de estudos.

Fonte: jornalagora.com.br

As principais obras concluídas e os projetos licitados e iniciados por Eliseu Padilha, nas rodovias do Rio Grande do Sul, somam investimentos superiores a R$ 2,3 bilhões.

Os maiores investimentos foram destinados ao Corredor do Mercosul. A obra mais cara é a duplicação da BR-101, no trecho entre a divisa RS-SC e Osório, estimada em R$ 1 bilhão, em valores atuais. Eliseu Padilha trabalhou incansavelmente para garantir a duplicação da BR-101 sul e venceu todas as etapas de um complicado processo de licenciamento e licitação internacional.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Metade Sul de volta à prosperidade. Artigo - Jornal do Comércio de abril de 2011


Metade Sul de volta à prosperidade

Eliseu Padilha
Deputado Federal e Presidente Nacional
da Fundação Ulysses Guimarães


Eliseu Padilha  Deputado Federal e Presidente Nacional  da Fundação Ulysses Guimarães
Ministro Eliseu Padilha - janeiro de 2000
Parece que foi ontem, mas já transcorreram mais de doze anos desde o dia em que, ao celebrarmos a restauração dos antigos molhes do porto do Rio Grande, que estavam sem manutenção desde sua construção na década de 1910, no século passado, na companhia do então prefeito municipal de Rio Grande, Wilson Mattos Branco, eu, como ministro dos transportes afirmei: a Metade Sul, fruto da conversão do porto do Rio Grande, vai volta à posição que desfrutou na época das charqueadas. Será, novamente, a metade mais rica do Rio Grande do Sul. Muitos dos que prestigiavam dita solenidade olharam-me com ar de desconfiança, pois a volta dos molhes à forma física que tinham em 1917 não teria, de per si, condições de amparar minha afirmação. Ocorre que eu sabia do que estava falando e minha afirmação estava alicerçada na convicção que firmara a partir do plano que havia conseguido aprovar, junto ao presidente Fernando Henrique Cardoso, que acabara de ser incluído no Programa Avança Brasil, cujas premissas mais importantes, para o caso, foram:
       
1ª - Conversão do porto do Rio Grande no porto do Mercosul:
   
A posição de maior porto do Mercosul, à época, era desfrutada por Buenos Aires, que não tem um porto marítimo mas sim fluvial, no interior do Rio de Prata. Para arrebatar tal título decidimos fazer de Rio Grande um UbPort, porto de concentração e de redistribuição de cargas, para todo o Mercosul. Para tal conversão teríamos que dotar o porto do Rio Grande do calado então exigido para a categoria: 60 pés, ou 18 metros, de profundidade no Canal de Acesso.
   
Lançamos o Programa Avança Brasil e iniciamos as obras concluídas em outubro de 2010:

a) Extensão dos molhes - O molhe leste estendido para 4.200 metros e o molhe oeste estendido para 3.600 metros,
b) Dragagem do Canal de Acesso, para garantir o calado de 18 metros.
       
2ª - Ligação rodoviária, em pista dupla do porto do Rio Grande a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro:
   
No Programa Avança Brasil estava prevista a Rodovia do Mercosul, ligando Porto Alegre a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro. Para converter o porto do Rio Grande em Porto do Mercosul seria importante que ele estivesse ligado, em pista dupla a Porto Alegre, o que equivaleria às duas capitais mencionadas. Sugeri e foi mudada a extremidade sul da Rodovia do Mercosul que passou a ser: a) em Jaguarão, na divisa com o Uruguai, com adequação da BR-116 entre Jaguarão e Pelotas e duplicação de Pelotas até Porto Alegre e  b) em Uruguaiana, na divisa com a Argentina, com adequação da BR-290 entre Uruguaiana e Pantano Grande e duplicação de Pantano Grande até Porto Alegre.
   
Para concluir a duplicação rodoviária do porto de Rio Grande a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro faltaria ainda a duplicação de Pelotas a Rio Grande, o que foi resolvido com a inclusão no Avança Brasil, também, da duplicação da BR-292, de Rio Grande a Pelotas.
       
3ª - Ligação rodoviária do porto de Rio Grande a BR-101:
   
Este foi um tema que tratei com redobrada alegria: decidi pavimentar a BR-101 até São José do Norte. Com esta obra seriam resolvidos dois problemas: acabar com a Estrada do Inferno e ligar o porto do Rio Grande diretamente à BR-101, sem passar pelo trânsito urbano de Porto Alegre.
   
Hoje num balanço rápido, fruto deste Plano de Conversão do porto de Rio Grande, com reflexo em toda a Metade Sul do Estado, já registramos:
   
1º - O porto do Rio Grande está com as obras de convenção concluídas, funciona como UbPort, pode receber os maiores navios do mundo e expandiu a construção naval, caminhando, a passos rápidos para o proposto lugar de porto do Mercosul;
   
2º - Porto do Rio Grande a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro em pista dupla é uma realidade em acelerada finalização. Ainda estão em obras a BR-292, de Rio Grande a Pelotas, e a BR-101, de Torres/RS a Palhoça, e falta, somente, iniciar a obra de duplicação da BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas;
   
3º - A ligação rodoviária do porto do Rio Grande, via São José do Norte, diretamente à BR-101 também está concluída.
   
A Metade Sul já vive novos tempos. A indústria naval, a construção civil, a multiplicação da demanda por serviços, os mais generalizados, a falta de habitação e de lazer e a projeção de que o Rio Grande chegará a 500.000 habitantes em poucos anos já promovem uma verdadeira revolução econômica na região. Bilhões e mais bilhões de reais inundam a economia regional. A transformação já começou. A Metade Sul do Estado já está bem mais rica e em breve tempo sua gente poderá dizer que, proporcionalmente, é a mais rica do Estado, que voltou a ser o que foi no tempo das Charqueadas.
   
Trata-se de um projeto de largo tempo, mas que está seguindo rumo a sua conclusão e os expressivos frutos já estão sendo colhidos.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eliseu Padillha por Moreira Franco

Eliseu Padillha por Wellington Moreira Franco
Wellington Moreira Franco
O Deputado Eliseu Padilha faz um trabalho excepcional na Fundação Ulysses Guimarães por que ele entende a Fundação como um instrumento, não só de elaboração programática, mas, sobretudo, de formação de nossos quadros, de definição da qualidade intelectual, da qualidade política, da qualidade administrativa de nossos quadros, fornecendo conhecimento, ferramentas para que o nosso militante, você que tá lá na base do município, no distrito, você possa ter um papel de liderança indispensável pro fortalecimento político e eleitoral do PMDB. 

Então, eu creio que esse esforço que ele faz no sentido de dar uma qualificação generalizada ao partido, vai nos levar inevitavelmente à, não ser só o maior partido do país, mas ser o melhor partido do país. O deputado Eliseu Padilha tem uma mobilidade, uma capacidade de articulação, uma capacidade de contribuição pela sua experiência, pelo seu talento, por sua formação que é um patrimônio do PMDB. 

Não tenho dúvidas em dizer que o deputado Eliseu Padilha é uma das cabeças mais importantes do partido no cenário nacional e, sobretudo, no Rio Grande do Sul. Eu acho que, você, militante do PMDB, você, eleitor do Rio Grande do Sul, precisa do deputado Eliseu Padilha aqui por que é um mandato que está totalmente voltado a servir o Rio Grande do Sul, servir os interesses da população do Rio Grande de garantir com que o Rio Grande do Sul percorra um caminho que faça e retorne àquele momento de liderança, de afirmação política, econômica e social que o Rio Grande do Sul sempre teve.

Régis de Oliveira comenta sobre a presidência de Eliseu Padilha na CCJ

Régis de Oliveira  e Eliseu Padilha PMDB
Deputado Régis de Oliveira
Eu já estive na Comissão (CCJ), já participei dela sob a presidência de diversos presidentes. Suponho que o deputado Eliseu Padilha seja dentre todos, sem nenhum favor, o mais competente, o mais sério, o mais ágil e com uma conduta absolutamente digna e imparcial. Conduz com firmeza a Comissão e trouxe para a Casa respeitabilidade. (...) Não fora o deputado, nós não teríamos a aprovação do texto do Ficha Limpa aqui no Congresso, na Câmara dos Deputados especialmente.

Régis Fernandes de Oliveira, deputado federal, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, professor da USP, ex-prefeito de São Paulo e integrante da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. 


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Eliseu Padilha é o deputado federal do PMDB mais influente no Twitter

ranking influencia twitter eleições eliseu padilha pmdb
Eliseu Padilha
Em ranking divulgado diariamente na rede social Twitter, Eliseu Padilha é apontado como o deputado federal peemedebista mais influente, o que lhe garante o 5º lugar a nível nacional entre os parlamentares de todos os partidos.

"É uma alegria saber que as pessoas estão acompanhando meu trabalho, minha rotina e minhas propostas. Pelo Twitter tenho um diálogo aberto com meus seguidores e amigos. Agradeço a todos", disse Padilha, comemorando o ranking.

O deputado utiliza a ferramenta das redes sociais, em especial o Twitter, diariamente, para expor suas opiniões e suas propostas, divulgar suas ações e agenda, e, além disso, mobilizar os peemedebistas e seus eleitores para o voto consciente.

"Eu mesmo administro meu Twitter. Acho muito válida essa interação com meu eleitorado, meus amigos e os meus seguidores. Estou sempre online. Carrego comigo um notebook com acesso a Internet de onde posso ficar sempre ligado. Hoje já tenho mais de 1500 seguidores, pouco tempo atrás tinha 700. Esse trabalho está sendo muito importante", afirmou.

Campanha - Padilha também usa o Twitter para reforçar a mobilização em torno dos companheiros de legenda José Fogaça, candidato ao governo do Estado, e Germano Rigotto, candidato ao Senado Federal. "Precisamos mobilizar nossas bases, esse trabalho tem que ser feito diariamente e sistematicamente", disse.

Fonte: PMDB/RS

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eliseu Padilha por Michel Temer

Eliseu Padilha por Michel Temer PMDB
Michel Temer
É fundamental o papel que o deputado Eliseu Padilha exercita no PMDB nacional. Você sabe que há tempos atrás, convidado por ele, eu fui conhecer os cursos que ele dava lá no Rio Grande do Sul. E fiquei entusiasmadíssimo, fui em um município onde ele reuniu milhares de jovens, milhares de militantes a respeito do curso que lá patrocinava. 

O curso de Educação e Ensino à Distância, um curso localizado para os militantes, os usuários do município. E eu me entusiasmei com aquilo e conversei com ele para que nós transplantássemos o curso aqui para área nacional, isso foi há anos atrás. E ele, na Fundação Ulysses Guimarães, que preside com muita força, com muita determinação, implantou em todo país com os nossos aplausos. E, hoje, você sabe que nós temos milhares de alunos em todo o país. São cursos de formação política, exatamente para revelar a importância do PMDB como um partido que tem programa, que essa é a idéia de um partido, ter programa, ter uma mensagem, ter algo a dizer ao país devido muito a essa atuação do Eliseu Padilha na Fundação Ulysses Guimarães. De modo que, por isso que eu disse logo no início, que a presença do Eliseu Padilha no PMDB é uma coisa fundamental para o partido. É assim que eu vejo o nosso Padilha no PMDB. 

Eu devo a dizer que o Eliseu tem essa capacidade extraordinária de operar politicamente, né, ele é capaz de..., quando você entrega uma tarefa a ele numa convenção ou o que seja, ele vai e faz aquilo por inteiro e sempre com muito sucesso. É esta a imagem que nós temos do Eliseu Padilha. Atuação na CCj Muito positiva, você sabe que ele tem me relatado e eu tenho tido notícia dos vários projetos que ele está levando adiante e, além disso, é interessante até debates de temas polêmicos . 

Uma das funções da Câmara dos Deputados, naturalmente nas suas comissões, é debater os temas por mais polêmicos que sejam. E ele tem feito audiências públicas com muito sucesso. Com isso ele traz pessoas da sociedade, dos vários setores interessados no tema para o interior da Comissão de Constituição e Justiça, daí por que, logo no início dessas palavras, eu disse: eu avalio muito positivamente a atuação de Eliseu Padilha à frente da Comissão de Constituição e Justiça. Atuação no Ficha Limpa Olha, quando foi para a Comissão de Constituição e Justiça, eu até compareci, combinei com Eliseu Padilha, fui à Comissão e pedi que fosse ágil, né, pedi a todos os deputados. Mas, evidentemente, que antes disso eu já havia combinado com o deputado Eliseu Padilha que apressasse a tramitação desse projeto na Comissão de Constituição e Justiça. 

Era um projeto polêmico, não tenho dúvida, por isso a pressa era indispensável, mas difícil. Mas o Eliseu Padilha conseguiu em um brevíssimo tempo, no tempo que nós ajustamos, no prazo que nós ajustamos conseguiu fazer aprovar e formatar um projeto definitivo na Comissão de Constituição e Justiça que assim formatado foi ao plenário e foi aprovado. De modo que a passagem pela Comissão de Constituição e Justiça sobre a presidência do deputado Eliseu Padilha foi fundamental para a formatação desse projeto do Ficha Limpa.

domingo, 15 de agosto de 2010

Eliseu Padilha por José Fogaça

Eliseu Padilha por Jose Fogaca
José Fogaça
Todos que conhecem o deputado Eliseu Padilha são unânimes em reconhecer nele uma grande qualidade: ele é um líder ativo e trabalhador incansável, é o grande organizador, um administrador dos mais competentes e ativos. Pois todas essas qualidades, o Padilha sempre levou aos cargos que exerceu: foi prefeito de Tramandaí, foi Secretário de Estado, Ministro dos Transportes por cinco anos e, agora, volta á sua condição de deputado e exerce um dos cargos mais importantes da Câmara dos Deputados, na Comissão de Constituição e Justiça. Pois bem, eu não tenho nenhuma dúvida que, nesta eleição, o Padilha vai fazer novamente uma grande votação, mercê dessas qualidades de líder atuante e de trabalhador incansável que ele é.  

terça-feira, 1 de junho de 2010

Eliseu Padilha por Germano Rigotto

Germano Rigotto
A liderança do deputado Eliseu Padilha, como presidente da Fundação Ulysses Guimarães em nível nacional, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça na Câmara Federal e aquele trabalho que faz no Rio Grande do Sul, como Secretário Geral do partido, é uma liderança que se consolidou. E ela é muito importante para o PMDB, muito importante pra mobilização pros resultados que nós vamos obter, muito importante pra defesa dos interesses dos municípios que o Padilha representa lá no Congresso Nacional. 

Então, eu quero dizer, sem dúvida, o Padilha é uma locomotiva, uma locomotiva de trabalho, um homem que tem uma capacidade de trabalho quase inigualável, e um homem que tem essa responsabilidade em fortalecer o PMDB nacional e o PMDB do nosso Rio Grande. Infelizmente caminhamos de novo pra não ter um candidato à presidência da República.

Essa não é a posição do PMDB do Rio Grande do Sul, mas o Eliseu Padilha na presidência da Fundação Ulysses Guimarães, com certeza, não apenas na elaboração de um plano de governo, mas na preparação para que o partido tenha o seu candidato à presidência e tenha um grande resultado nessa eleição é importante o trabalho que ele faz. Então, o Padilha líder, o Padilha presidente de Comissão, o Padilha presidente da Fundação Ulysses Guimarães, o Padilha Secretário Geral do PMDB no Rio Grande do Sul, aquele que tem articulado os movimentos do partido aqui no nosso estado, tem um papel importante no presente e no futuro do PMDB.


quarta-feira, 3 de março de 2010

Eliseu Padilha é eleito o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça

Eliseu Padilha sendo cumprimentado pelos colegas
O deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) acaba de ser eleito para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), a comissão por onde tramitam todos as proposições em análise na Casa.

Eliseu Padilha marcou para a próxima terça-feira (9), às 14h30, uma reunião do colegiado, a fim de receber sugestões dos deputados para a agenda de votações deste ano. O deputado disse que, por causa das eleições de outubro, a CCJ deverá ter um ritmo de trabalho intenso até julho. 

Entre os temas que ele pretende discutir na comissão estão o Orçamento impositivo e a possibilidade de a CCJ analisar a constitucionalidade de projetos aprovados em comissões especiais - atualmente, essas comissões analisam tanto o mérito quanto a constitucionalidade das propostas. 

Eliseu Padilha ressaltou que há uma antiga reivindicação dos deputados para que o exame da constitucionalidade dos textos fique restrita à CCJ. O deputado foi eleito com 33 votos contra 26 recebidos pelo seu adversário, deputados Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). Foi a única comissão em que houve disputa para a presidência. 

Eliseu Padilha disputou como candidato avulso, já que a liderança do PMDB havia indicado Mendes Ribeiro Filho para o cargo. O parlamentar está em seu terceiro mandato como deputado federal. Já foi ministro dos Transportes, secretário dos Negócios do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul e prefeito de Tramandaí (RS). 

Eliseu Padilha é advogado e empresário. Para a terceira vice-presidência foi eleito o deputado Efraim Filho (DEM–PB). Não houve votação para a 1ª e a 2ª vice-presidências. 

* Matéria atualizada às 17h17.
Reportagem - Janary Júnior Edição - Marcelo Oliveira

Fonte: 'Agência Câmara de Notícias'

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Deputado Eliseu Padilha é um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Deputado Federal Eliseu Padilha
04 de Setembro de 2009 -Em sua 16ª edição do “Cabeças do Congresso Nacional”, publicação organizada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), o presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, deputado Eliseu Padilha (RS), aparece indicado como um dos 100 parlamentares mais influentes do Legislativo.

Por seus trabalhos, habilidades e iniciativas desempenhados no exercício do cargo, prevalecendo suas preferências sobre o processo decisório na Câmara ou no Senado, Padilha destaca-se como um “operador-chave do Poder Legislativo”.

Para o DIAP, o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo, além de ser um protagonista do processo legislativo, destaca-se pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

“O saber, o equilíbrio, a prudência, a credibilidade e a respeitabilidade, ao lado da experiência, são atributos que credenciam um parlamentar perante seus pares e abrem caminho para influenciar no processo decisório, inclusive na definição da agenda”, classifica o DIAP.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PMDB diz ter folga de 83 votos para eleger Temer

Por Fernando Rodrigues

Presidencia, Politica, PMDB, Eliseu Padilha, Michel Temer
Michel Temer e Eliseu Padilha
A guerra dos números continua.

O PMDB fez e refez a contagem de todos os apoios que espera receber para Michel Temer na eleição de presidente da Câmara na segunda-feira (2.fev.2009).

A contabilidade foi consolidada por um dos mais experientes congressistas nesse tipo de tarefa, o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS). 

"Hoje, agora, posso te dizer com extrema segurança que o nosso piso será de 340 votos. É um piso muito sólido. Não é nem de concreto, é de ferro. Pode dizer que eu me responsabilizo, Eliseu Padilha, para que venham me cobrar depois", disse o deputado gaúcho no começo da tarde de hoje (30.jan.2009).

A se confirmar essa afirmação de Padilha, o deputado Michel Temer tem hoje uma folga de 83 votos para se eleger no primeiro turno na segunda-feira. Na Câmara, com 513 deputados, o mínimo para se eleger são 257 votos (50% mais 1).

O blog pediu a contabilidade de Padilha, partido a partido. Ele disse que daria os números ainda sem desidratá-los para 340. Nesse caso, o PMDB chega a contar 369 apoios. Abaixo, a tabela montada pelo próprio Padilha. Só para registrar, na oposição (que não divulga dados detalhados por esperar por traições em massa), a situação propagada é de 180 votos para Ciro Nogueira (PP-PI), outros 80 para Aldo rebelo (PC do B-SP) e 30 votos para Osmar Serraglio (PMDB-PR). O blog fez um trabalho de aritmética e constatou: tudo somado, dá um total de 659 votos (146 mais do que existem na Câmara). Muita gente está blefando nessa história.

A seguir, a corajosa tabela de Padilha com seus 369 apoios (que ele reduz, no atacado, para 340):


 Fonte: uolpolitica


segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Escolinha do professor Padilha


Há meses empolgado com os cursos de formação política do PMDB gaúcho, o deputado Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulysses Guimarães, está disposto a ampliar o projeto para todos os 5.560 municípios brasileiros.

A idéia é organizar turmas de filiados para receberem, com ajuda de um monitor, aulas básicas de política e da história do partido por meio de uma cartilha e de DVDs elaborados com a participação de figurões da legenda, como Michel Temer, Nelson Jobim, Pedro Simon e outros.

A mesma proposta se repetirá com cursos direcionados para os candidatos às eleições do ano que vem. Padilha espera iniciar as aulas com 300 mil alunos em todo o país.

Postado por R
osane Oliveira (Zero Hora )
às 16:58 26 de novembro de 2007
Fonte: ClicRBS

Perfil - por Rosane Oliveira:

Editora de Política de Zero Hora e colunista responsável pela Página 10, sou uma das apresentadoras do Gaúcha Atualidade, faço um comentário no Jornal TVCOM e, ao longo do dia, distribuo informações e observações nest e blog e no Twitter, pelo perfil @rosaneoliveira.

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: