Mostrando postagens com marcador Paraná. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Paraná. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Aviação regional fortalece destinos turísticos do Paraná

Aviação Regional fortalece destinos turísticos do Paraná
As Cataratas de Foz do Iguaçu, ícone internacional de turismo no Brasil, e a bela cidade litorânea de Paranaguá (PR), a mais antiga do Estado, estão entre os cartões postais brasileiros que serão beneficiados pelos investimentos do Programa de Aviação Regional. Os destinos foram selecionados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) em parceria com o Ministério do Turismo, atendendo a critérios técnicos do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.

Com operação ativa de voos regulares por companhias aéreas, o aeroporto de Foz do Iguaçu vai contar com ampliação do pátio de aeronaves e da pista de pouso e decolagem, além da construção de uma nova faixa de taxiway. O projeto está em fase de Estudo Preliminar (EP), quando são detalhadas as necessidades do aeródromo e definidos valores de investimento.

Em Paranaguá, o aeródromo já existente também vai passar por reformas no sítio aeroportuário. Dentre as obras previstas estão: a construção de um novo terminal de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves, além da recuperação da pista de pouso e decolagem e da faixa de taxiway. O planejamento está na segunda fase do programa – Estudo Preliminar (EP). Apesar de não operar voos regulares, as companhias aéreas já demonstraram interesse pelo aeródromo que atende uma importante região turística e econômica do Estado.

A principal geração de renda vem da atividade portuária e o acesso ao litoral se dá por meio de barcos que partem de Paranaguá e Pontal do Paraná (Balneário Pontal do Sul). A viagem demora em torno de uma hora e meia. Para chegar a esses locais, é necessário embarcar em um ônibus e depois pegar uma balsa. O acesso por via aérea está atualmente disponível somente aos passageiros que partem do Aeroporto de Curitiba, que fica a cerca de 120 km de distância. Com as melhorias na infraestrutura do aeroporto de Paranaguá, turistas e moradores ganharão um acesso mais ágil ao destino.

Mais barato - A Lei dos Subsídios (nº 13.097), que aguarda regulamentação do Poder Executivo, prevê a redução dos custos de operação de rotas regionais, que chegam a ser 31% mais caras que os trechos operados entre capitais. O objetivo é aumentar o interesse das empresas aéreas e expandir a malha aérea do País, ampliando o fluxo de passageiros para cidades fora dos grandes centros urbanos. Se aprovada, a regulamentação da Lei vai normatizar o subsídio de 50% da ocupação da aeronave ou até 60 passageiros em todo o País (à exceção da Amazônia Legal), além de subsídios nas tarifas e rotas em aeroportos com movimentação anual de 600 mil passageiros.

O programa - O Programa de Aviação Regional foi criado em 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional.

Mais de 40 milhões de brasileiros vivem, hoje, a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região. O programa trabalha para encurtar essas distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário.

O investimento é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados e municípios.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil 


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

SAC avaliará se Infraero pode ajudar prefeitura de Bandeirantes (PR) a administrar aeroporto

Deputado João Arruda e Ministro Padilha

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, recebeu nesta segunda-feira (02/02) o deputado federal João Arruda (PMDB-PR), para tratar do Aeroporto Yara, localizado no município paranaense de Bandeirantes. O parlamentar pediu ao ministro que interceda junto à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para que a prefeitura, atual administradora do aeródromo, possa obter ajuda com a gestão.



Consciente da importância do aeroporto para a região norte do estado, principalmente em função do cultivo de soja e milho, Padilha disse a Arruda que a Secretaria de Aviação Civil avaliará o pedido.


O aeroporto de Bandeirantes é um dos 270 contemplados no programa do governo federal de desenvolvimento da aviação regional. No Paraná, outros 14 terminais receberão melhorias na infraestrutura: Campo Mourão; Cascavel; Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; Guarapuava; Londrina; Maringá; Paranaguá; Pato Branco; Ponta Grossa; Telêmaco Borba; Toleda; Umuarama; e União da Vitória.

terça-feira, 24 de abril de 2001

Ministério dos Transportes libera R$ 40 milhões para obras no Paraná


Ministro Eliseu Padilha
O Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha anunciou hoje (24 de abril de 2001) a liberação de mais uma parcela do Orçamento Geral da União, para obras federais em todo o país, sendo que R$ 40 milhões, para o Estado do Paraná. 

Os recursos serão aplicados em obras de construção, restauração, conservação, adequação de trechos e eliminação de pontos críticos das rodovias federais no Estado. O maior investimento, no mês de abril está sendo destinado ao Programa de Restauração das rodovias que vão receber R$ 8,9 milhões e vão garantir a manutenção da malha federal já existente. 

Com esta liberação de recursos da União para investimentos em obras do setor de transportes o Paraná já recebeu 37,4% do total disponível (R$ 106,8 milhões) no Orçamento Geral da União para o Estado em 2001.

CONTORNO RODOVIÁRIO LESTE DE CURITIBA 

O Contorno Leste de Curitiba que já conta com a liberação de R$ 14,2 milhões, é a obra que mais recebeu recursos diretos na área de transportes. A adequação dos 45 quilômetros do Contorno começaram em 1996 e, até o momento, foram investidos R$ 142 milhões, viabilizando a execução de 85% da obra. 

A primeira etapa deve ser concluída no final deste ano, mas as obras complementares - sinalização, recuperação ambiental, segurança e adequação do sistema viário - serão finalizadas em março de 2002. O custo total é de R$ 176 milhões. O Contorno é parte da BR-116 e faz a ligação dos estados do Sul do Brasil com as regiões Sudeste e Centro Oeste, além de integrar a Rodovia do Mercosul. 

A conclusão da obra vai desviar o tráfego pesado que atualmente transita pelo centro da cidade, aumentando a segurança do usuário. Hoje, circulam diariamente pelo trecho cerca de 14 mil veículos.

sábado, 12 de fevereiro de 2000

Ministro Padilha empenhou R$ 93 milhões em SC e PR

Ministro Eliseu Padilha participa da inauguração
 da Rodovia do Mercosul, na BR 376 divisa PR-SC
Florianópolis - A duplicação dos oito lotes da BR-101 no trecho entre a divisa de Santa Catarina com o Paraná e a cidade de Palhoça vai ser concluída antes do final do ano. 

"As obras ficam prontas no segundo semestre", garantiu ontem o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha

A garantia se baseia no empenho, determinado, também ontem, pelo ministro dos R$ 93 milhões que faltam para a conclusão de todos os trabalhos. "Agora que sabem que não vai faltar dinheiro, as empreiteiras devem acelerar o ritmo das obras", disse.

O ministro acredita que a retomada de um ritmo acelerado nos trabalhos deva ocorrer já a partir desta segunda-feira. Padilha se recusou a precisar antecipadamente uma data de conclusão dos trabalhos, porque as obras estão sujeitas, também, a fatores externos, principalmente os climáticos. "Ninguém sabe quantos dias seguidos pode chover no Estado", argumentou. "Pelo menos estamos garantindo que por falta de dinheiro a obra não pára, como chegou a ocorrer no ano passado".


De acordo com Eliseu Padilha, após a duplicação será iniciado o processo de concessão, o que vai implicar a cobrança de pedágio. "Mas estamos garantindo que as tarifas sejam as mais baixas já praticadas no setor", disse.

Sobre a falta de segurança na rodovia, principalmente nas regiões urbanas, o ministro foi lacônico: "Temos que definir as opções: é bom ou não ter obras de duplicação? Se é bom, todos temos que tentar evitar os acidentes, controlando a velocidade dos veículos e prestando mais atenção na hora da travessia, no caso dos pedestres", argumentou.


Sobre o problema levantado na última quinta-feira pelos moradores do bairro Serraria, em São José, na Grande Florianópolis, o ministro anunciou que a passarela de pedestres só vai estar disponível para o uso público em cerca de cinco meses. "Até lá, pedimos a paciência e o cuidado redobrado dos moradores desse e de outros locais populosos por onde a rodovia passa e está em obras", ensina o ministro.

 Fonte: A Noticia

12/02/2000


COMPARTILHE:

COMPARTILHE: