Mostrando postagens com marcador FUG. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FUG. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Padilha recebe o presidente da FUG-MA, Assis Filho

Eliseu Padilha recebe o presidente da FUG-MA, Assis Filho
Assis Filho e Eliseu Padilha
Na tarde dessa última quarta feira, 24/02, esteve em Brasília reunido com o vice presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, o presidente da FUG-MA, Assis Filho. Na reunião, foi apresentado oficialmente o projeto da FUG/MA lançado essa semana, a Caravana da Formação que pretende levar os cursos e as atividades da Fundação para todas as regiões do Estado.


Eliseu Padilha parabenizou a capacidade de organização e mobilização do Maranhão e confirmou a sua presença, a do vice-presidente da república, Michel Temmer, e toda Caravana da Unidade do PMDB no Maranhão no próximo dia 03/03.

O Maranhão segue firme no caminho da disseminação do conhecimento.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Rumo aos Municípios 2012: PMDB e FUG vão a Mato Grosso

Eliseu Padilha, Silval Barbosa e Valdir Raupp
Brasília (DF) – O PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães continuam com o pé na estrada percorrendo com o Brasil com o Programa Estradas e Bandeiras: Rumo aos Municípios 2012. Nesta quinta-feira (17), os presidentes nacionais das duas Instituições, Valdir Raupp e Eliseu Padilha, respectivamente, estiveram no Mato Grosso para o lançamento do Programa e a apresentação do curso Preparatório para Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores A ideia é trabalhar a formação política dos quadros partidários e mobilizar a militância visando às eleições municipais em 2012. 

Com o Auditório Lícinio Monteiro, da Assembleia Legislativa, lotado com centenas de líderes, militantes e simpatizantes do PMDB, o presidente da Fundação, Eliseu Padilha, falou sobre a importância das eleições municipais de 2012 para o fortalecimento e crescimento da legenda no Brasil. “O candidato tem que ser o candidato do Partido e não o Partido do candidato. Precisamos resgatar nossas bandeiras e nossas lutas, porque a política cuida do que é mais complexo no mundo: o ser humano”, disse Padilha, empolgando a platéia. 

E acrescentou: “nosso desafio é mostrar que a política é uma coisa boa. Se tirarmos a política da vida cotidiana, não sobra nada. Por isso é que nós estamos levando ao Brasil estes cursos de formação política”. O presidente do PMDB, em exercício, senador Valdir Raupp, relembrou as bandeiras do Partido e reforçou a tese da nominata completa em todos os municípios. “A maior bandeira do PMDB foi a redemocratização do País. O Partido precisa resgatar suas bandeiras e ideias. E, hoje, precisamos lançar candidatura própria, com nominata completa, em todos os municípios do País”, afirmou. 

A reunião foi aberta pela presidente da FUG-MT, deputada Tete Bezerra, que está trabalhando a formação política em todos os municípios mato-grossenses. Em seguida, os presentes foram saudados com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa. “O trabalho desenvolvido pela Fundação Ulysses Guimarães tem reestruturado o PMDB em todos os estados, preparando a formação política do Partido”, disse Silval. 

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, agradeceu o apoio que tem recebido do Partido nacionalmente, em especial do presidente Michel Temer, que está licenciado do posto para ocupar a Vice-Presidência da República. E disse que “o Mato Grosso irá trabalhar para ter candidatura própria do PMDB em todos os municípios. Assumo o compromisso de continuar reestruturando Partido no Estado”. 

O ex-senador e membro do Conselho Curador da Fundação Nacional, Ronan Tito (MG), falou aos participantes sobre a importância da militância e o trabalho de formação política. A deputada Fátima Pelaes (AP) também prestigiou o evento e ressaltou o trabalho que o Partido e a Fundação estão fazendo e defendeu que o PMDB deve cada vez mais fortalecer as políticas públicas para as mulheres. “A mulher cada dia mais está presente na vida pública e política. Por isso, nosso Partido precisa fortalecer as políticas públicas para as mulheres”, disse Pelaes. 

O presidente do Diretório do PMDB Estadual do MT, deputado Carlos Bezerra, elogiou o trabalho que a Fundação está realizando pelo País, em especial no Mato Grosso. “A Fundação Ulysses Guimarães era apagada, sem vida. Hoje, com sob a presidência de Eliseu Padilha, temos um excelente trabalho, uma nova cara para o Partido”, afirmou. Bezerra ainda falou sobre a importância da militância. “O PMDB tem hoje uma fortuna valiosíssima que é a sua militância, a maior do Brasil”.

Fonte: pmdb.org
18/03/2011

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Eliseu Padilha diz que cada município terá uma estrutura de EAD

Eliseu Padilha, EAD em cada município do Brasil
(08/12/2010) A partir de 2011, a Fundação Ulysses Guimarães vai trabalhar para implantar em todos os municípios do Brasil, conforme a Resolução 02/2009 do PMDB, a figura do Secretário de Formação Política para que cada município tenha uma estrutura de Ensino a Distância (EAD). 

A informação é do presidente da FUG, deputado Eliseu Padilha (RS), que ministrou palestra hoje (8) no Seminário Estradas e Bandeiras, Rumo aos Municípios 2012, realizado em Brasília pela Fundação e o PMDB. 

Padilha ressaltou a importância de fortalecer a FUG como instrumento de transformação social, a partir da formação política do cidadão. Mas, a Fundação trabalhará, principalmente, para qualificar os quadros do PMDB para a disputa eleitoral nos municípios. 

Nos planos da instituição está um curso preparatório para candidatos a vereador, a vice-prefeito e prefeito, incluindo aulas de oratória e exercício de liderança, além dos conhecimentos de políticas públicas, princípios da administração e papel/função do Legislativo e Executivo municipal. 

O presidente da Fundação falou ainda sobre os objetivos conjunturais da FUG, como revitalizar a militância, diagnosticar anseios da sociedade por meio de diálogos e elaborar programas identificados com as comunidades. Para isso, a Fundação vai investir mais em cursos preparatórios, principalmente para candidatos. 

Padilha também estuda formas de valorizar o mediador, oferecendo inclusive oportunidades para que possa melhorar sua qualificação técnica. A FUG também fará um banco nacional de programas bem sucedidos para que possam ser adaptados por outros municípios ou estados interessados. Para Padilha, o desafio da FUG é efetivar um plano de mídia para divulgar o programa de formação política da instituição, em todo o país. 

Um instrumento considerado importante é o horário gratuito no rádio e TV. “O objetivo é levar o conhecimento a toda a militância do PMDB”, concluiu o presidente da FUG.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Eliseu Padilha lança o curso de Formação de Cidadania Comunitária

Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha
Brasília - O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, lançou nesta quarta-feira (26/03/2010) o novo curso de Ensino a Distância intitulado Formação de Agentes de Cidadania Comunitária. 

De acordo com Padilha, o programa voltado para cidadania deverá preparar a comunidade para atuar ativamente no processo político-administrativo dos municípios. 

Para o presidente da FUG, de todas as iniciativas de ensino formuladas pela Fundação esta é a que mais sintetiza a ideia de aproximação com a população. “Falta cidadania comunitária, falta saber o que fazer ou como ajudar. Esse curso tem por objetivo de corrigir essa falha comum a quase todos os estados”, destacou. 

Em sua explanação, Padilha compartilhou com os presentes sua experiência como administrador municipal da cidade de Tramandaí, no litoral do Rio Grande do Sul. “Quando fui prefeito fiz questão de estimular a ação do Conselho Municipal, que teve a sua origem nas associações comunitárias. Em 1989, municipalizei a saúde. Queria construir um posto de saúde no Centro. O conselho optou por três ambulatórios, me curvei aos apelos da comunidade. Saí com 97% de aprovação popular”, lembrou. 

Padilha esclareceu que a Constituição de 1988 garante a descentralização política e administrativa. “Essa descentralização não funcionada porque o nível de cidadania não está à altura da que foi prevista pela Carta Magna. Esses conselhos são muito importantes social e politicamente. O cidadão efetivo é aquele que participa. O Estado é imaterial, ele só se torna realidade por meio da vontade e da contribuição do cidadão”, disse. 

Na avaliação do presidente, depois que o cidadão se integra ao processo político-administrativo pode cobrar ações de educação, trabalho, previdência social, saúde, alguns das principais deficiências da atualidade. “Nosso desejo é qualificar cidadãos que desejem ser úteis às suas comunidades. O cidadão no pleno exercício da cidadania que se coloca a serviço da sociedade. O cidadão precisa estar preparado. 

A instituição sobe à medida que a cidadania sobe, quando as comunidades aprendem a reagir e cobrar”, defendeu. Para Padilha, a população precisa reassumir suas posições nas decisões da comunidade e isso deve ser feito de modo qualificado. Padilha explicou aos coordenadores o conteúdo programático de cada aula do novo curso, que inclui noções dos poderes econômico e político. 

Além disso, o curso deverá abordar regras do Poder Democrático, que irá apresentar aos alunos aqueles que participam das decisões, como e o que decidir e o poder de influência das minorias e das maiorias. “É fundalmental que a população entenda as dimensões da cidadania, o valor da democracia participativa, os obstáculos da democratização plena no Brasil. Até mesmo a descentralização do Estado moderno, que hoje é um dos maiores dilemas, é um dos pontos que os alunos precisam e certamente, aprenderão neste curso”, afirmou. 

Os fundamentos da ordem social no Brasil também serão abordados no curso no qual os alunos poderão debater a complexidade de áreas como saúde, assistência social, meio ambiente, política urbana, criança e adolescência, políticas para idosos e portadores de necessidades especiais e a ampliação do acesso à Justiça. “Todas são questões que devem ocupar as atividades dos Conselhos Municipais. A realidade local é que vai determinar a inclusão de temas a serem discutidos pelos Conselhos Municipais”, completou.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

FUG apresenta Plano de Governo para jornalistas em Brasília

Eliseu Padilha e Moreira Franco
Brasília – O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), e o ex-governador, Moreira Franco (RJ), iniciaram agora há pouco a apresentação do Plano de Governo do PMDB para o Brasil. Em uma coletiva à imprensa, eles começaram a esclarecer os principais pontos do documento que deverá propor novas soluções a serem utilizadas pelo partido na condução dos desafios impostos pelo Executivos federal e estaduais. 

A versão apresentada nesta quarta-feira (26) é preliminar e será encaminhada aos Diretórios Estaduais do Partido e da Fundação para ser discutida. O documento consolidado e final será apresentada na Convenção Nacional do PMDB, dia 12 de junho, em Brasília. 

Eliseu Padilha destacou que as sugestões apresentadas foram o resultado de um longo trabalho iniciado pela Fundação ainda no ano passado, quando foram encaminhados questionários aos diretórios estaduais e municipais que tinha como objetivo investigar alguns dos problemas estruturais mais relevantes do país. “Ao todo realizamos 23 Congressos Estaduais para sintetizar as propostas enviadas por peemedebistas de todo o Brasil. Hoje, com a prévia do documento pronto, estamos abrindo mais uma fase nas discussões dos rumos do país. Vamos submeter o texto à legitimação de todos no próximo dia 12, data na qual realizaremos a Convenção Nacional”, lembrou. 

O ex-governador Moreira e um dos integrantes do grupo de trabalho que ajudou a elaborar o Plano de Governo esclareceu a respeito de alguns pontos do documento. Moreira ressaltou que a consolidação do texto, que reúne algumas das questões mais importantes para o país, contou com o auxílio do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Para Moreira, o Plano de Governo representa a reafirmação da presença do PMDB em toda a história recente do país. “Estivemos presentes na luta contra a ditadura à política social implantada pelo presidente Lula, os peemedebistas contribuíram significantemente”, enfatizou. 

De acordo com Moreira, uma das metas inseridas no documento se refere à manutenção da política macroeconômica desenvolvida pela atual gestão federal. “Temos que dar continuidade a esses princípios aplicados até o momento. Precisamos lutar agora pela autonomia do Banco Central”, defendeu. Outra questão defendida diz respeito à necessidade dos próximos governos trabalharem pelo desenvolvimento sustentável. “Somente com a adoção de medidas sustentáveis poderemos manter taxas de crescimento em torno de 5% ao ano com qualidade de vida para a população”, disse. 

O presidente Eliseu Padilha ressaltou também a importância do país estimular a implantação de uma poupança interna que permita sustentar o crescimento brasileiro nas próximas décadas. “Nosso plano de governo prevê uma série de medidas para assegurar isso”, afirmou. A questão do gasto público também foi lembrada por Padilha, que fez um comparativo entre as taxas de investimentos existentes na China e no Brasil. “Os chineses trabalham com taxa de investimento em torno de 40 % e nós menos 20%. Uma poupança interna forte poderia ajudar os problemas que decorrem da falta de investimentos que o orçamento não tem condições de suprir”, ponderou. 

Na avaliação do ex-governador Moreira Franco, a desoneração do contribuinte deve ser considerada pela equipe de governo. “Temos algumas propostas concretas que incluem a concessão de privilégios para as pequenas e médias empresas. Precisamos mobilizar as instituições públicas para que elas se envolvam neste processo”, disse. Padilha afirmou que a maior parte do PIB nacional está nas mãos das pequenas e micro empresas, que também participam do agronegócio. Outra proposta abordada pelos integrantes do Grupo de Trabalho do PMDB responsável pelo Plano de Governo se refere às questões tributárias. 

Entre as medidas sugeridas está a reformulação gradativa do ICMS. “Nota fiscal eletrônica é também um problema que temos que começar a discutir. Hoje temos cidadania suficiente para permitir isso”, ressaltou Moreira. As políticas educacionais também foram amplamente contempladas pelo documento. Na opinião de Moreira Franco e do presidente Padilha a educação é o grande desafio para assegurar a sustentabilidade do país. Segundo o texto do Plano de Governo, a prioridade será dada ao ensino fundamental. 

Neste sentido, uma das propostas é criar uma caderneta de poupança em nome de cada criança que recebe bolsa-família. “O percentual de analfabeto funcional é muito alto. As crianças entram na adolescência empurrada por alternativas que não são aceitas com facilidade, com a multiplicação de subempregos. Estamos propondo essa caderneta, que só poderá ser resgatada quando a criança concluir o ensino fundamental. Isso tem dois efeitos: estimula a conclusão e a fortalece uma poupança interna”, destacou Moreira. 

Dentro das propostas feitas pelo PMDB para a área educacional estão ainda, a universalização do turno de seis horas, que deve manter as crianças de manhã e à tarde na escola, e a extensão do PROUni para os ensinos fundamental e médio. “Precisamos começar desde agora combater a desigualdade social, oferecendo ensino de melhor qualidade às crianças de baixa renda. Como já vem acontecendo na universidade”, afirmou Moreira. 

O PMDB pretende ainda dar prioridade ao ensino do português e da matemática nas escolas e a liberação para que professores das universidades possam lecionar também nos ensinos fundamental e médio. “Licenciatura não pode ser um impedimento para que esse conhecimento possa ser socializado”, defendeu. Mudanças no sistema previdenciário, no sistema financeiro de habitação e saneamento também foram defendidos por Moreira e por Padilha. 

O presidente da FUG chegou a afirmar que os agentes do sistema financeiro deveriam reduzir suas exigências para conseguir atender a parcela significativa da população de baixa renda que representa hoje um dos grandes déficits habitacionais do país. Para os peemedebistas, Padilha e Moreira, o Plano de Governo do PMDB pode ser definido como: "experiência e equilíbrio". "O PMDB vai aprofundar o diálogo e o debate com a sociedade, permanentemente, com base neste Programa para atualizar sua identidade", concluiu Eliseu Padilha. E, acrescentou, que após às eleições presidenciais, a Fundação Ulysses Guimarães continuará percorrendo todo o território brasileiro, dando continuidade aos debates sobre o que pensa o Partido.


Fonte: pmdb.org
26/05/2010

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Juventude do PMDB realiza convenção em Brasília

presidentes Michel Temer e Eliseu Padilha recebem o diploma
de amigo da Juventude do PMDB
Brasília – Em clima de festa, o atual presidente da Juventude do PMDB, João Lages, abriu nesta sexta-feira, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, a Convenção que irá definir a composição da nova Executiva do núcleo. 

O evento, que deve durar o dia inteiro, reuniu no final da manhã de hoje algumas das principais lideranças políticas do PMDB, como os presidentes da Câmara, Michel Temer (SP), e da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha (RS), os senadores Wellington Salgado (MG) e Valdir Raupp (RO), o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco, a presidente de honra do PMDB Mulher, Maria Elvira e o deputado federal Leonardo Quintão (MG). 

Em seu pronunciamento, Michel Temer, destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo e elogiou o comprometimento dos jovens nas discussões políticas do país. “Se eu não nunca mais me eleger presidente do PMDB, poderia dizer que ter vindo a esta Convenção da Juventude peemedebista já seria o suficiente para ter certeza de que os últimos seis anos em que estive na presidência do partido valeram à pena”, disse. 

Temer classificou a convenção da juventude como “uma extraordinária festa cívica”. “Este evento já serve como prévia do que iremos vivenciar amanhã, durante a Convenção Nacional. É justamente essa força política, grande marca do PMDB, que veremos amanhã”, declarou. Durante o evento, o atual presidente do JPMDB, João Lages, entregou aos presidentes Michel Temer e Eliseu Padilha o diploma de amigo da Juventude do PMDB, por seus préstimos para a formação política dos jovens. 

Em agradecimento, Temer ressaltou a importância de a legenda fortalecer os núcleos do partido. “O futuro não somos nós, não somos a juventude. São vocês jovens peemedebistas que deverão ter um papel decisivo nos rumos do país”, afirmou. O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), agradeceu presidente da Juventude do PMDB, João Lage, pelo apoio na implantação da formação política do partido, por meio dos cursos de Ensino à Distância promovidos pela Fundação em todos os estados do país. 

Padilha afirmou que o PMDB busca uma utopia política, de ação política efetiva na sociedade. “É grande a contribuição que vocês darão para o partido. A Juventude do PMDB ajudará a converter cada jovem em agente de formação política”. Também foi ressaltada a relevância da construção de um programa de governo do partido para o país. “Temos orgulho de sermos o maior partido do Brasil, com o maior número de representantes eleitos em todas as instâncias. Mas ainda não temos uma proposta de governo para o país”. 

CRESCIMENTO DA LEGENDA - Presente à convenção da juventude peemedebista, o governador da Paraíba, José Maranhão, defendeu a consolidação da juventude como importante instrumento de fortalecimento partidário. “A juventude do PMDB permitiu o crescimento da legenda em todos os estados. Na Paraíba, todos 223 os municípios contam com a presença do PMDB. E essa realidade só foi possível pelo trabalho incansável desenvolvido pelos núcleos, tanto o da juventude, quanto o das mulheres”, concluiu. 

Ao encerrar seu mandado na presidência da Juventude do PMDB, João Lage fez uma avaliação dos três anos que esteve à frente do núcleo. “Estamos vendo aqui hoje uma juventude comprometida com a política deste país, que acredita que, pela política, podemos ser agentes de transformação social”. Lage destacou também os avanços internos do núcleo, com sua estruturação e aprovação do Regimento Interno nacional.

Fonte: pmdb.org
05/02/2010

Eliseu Padilha convoca Juventude do PMDB para construir a candidatura própria

Eliseu Padilha - o PMDB precisa da juventude
Brasília – O deputado Eliseu Padilha (RS), presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, afirmou hoje (5) que o PMDB por ser o maior Partido do Brasil precisa ocupar a maior estrutura política do País. 

O peemedebista fez a declaração ao convocar a militância jovem do Partido, que está reunida em Brasília para Convenção Nacional da Juventude Peemedebista, a se organizar para construir uma candidatura própria à Presidência da República. Entusiasmados os jovens, representados pelos seus líderes nacionais João Lages (MG) e Gabriel Souza (RS), aceitaram o desafio. 

“Se nós somos o maior Partido do Brasil, nós temos que ter também a maior estrutura política do país. E é para isso que estou convocando vocês. É para isso que o PMDB precisa da juventude. O sonho, a utopia são embalados pela juventude. E é com vocês que quero contar”, ressaltou ao ser aplaudido por cerca de 600 jovens. 

Eliseu Padilha aproveitou o momento do debate político para falar sobre “utopia política” e o programa de Governo do PMDB. “Temos o maior partido em representação política nacional, estadual e municipal e não temos uma proposta de governo para o Brasil. Nós temos sido periféricos, fomos periféricos nos governos passados. Somos periféricos neste governo e não queremos mais continuar sendo periféricos. Nós queremos agora ser o centro do poder. Queremos fazer juz ao nosso tamanho e chegar à presidência da República”. 

EAD – Responsável pela formação política do PMDB e pela implantação dos cursos de ensino a distância, o presidente da Fundação agradeceu o empenho e a dedicação dos jovens em participarem ativamente do processo. E, lançou para este ano, o Curso de Formação Política para a Juventude. 

“Vamos juntos pensar em um curso voltado para o jovem peemedebista”. O deputado lembrou que há cerca de 200 mil alunos participantes do processo de ensino a distância da Fundação, hoje, no País. “Daqui a quatro anos queremos ter 2,5 milhão de pessoas formadas no nosso programa. E para isso precisamos da nossa juventude”, disse. 

Eliseu Padilha frisou ainda que o papel dos líderes jovens será o de converter cada militante da juventude em todo o território nacional, em um agente de conscientização na formação política do PMDB. Durante seu discurso, o deputado deixou o espaço livre para que os jovens “mediadores pelo País” pudessem testemunhar suas experiências. 

Foi o caso do estudante Tiago Pereira, mediador de uma turma de Gestão Pública no RN, que emocionado afirmou que os cursos de Formação Política do EAD/FUG têm mudado a cara do País. “Temos que levar este trabalho a todos os municípios brasileiros para mudar e conscientizar os quadros partidários”. 

Tiago salientou que o curso de Gestão Pública Municipal já está sendo ministrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e que a procura tem sido maior do que a esperada. Também deram seus depoimentos os jovens mediadores do Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco.

Fonte: pmdb.org
05/02/2010

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Eliseu Padilha reúne Conselho Curador e apresenta o novo curso da FUG

Eliseu Padilha reúne Conselho Curador
Brasília (29/04/2009) – O presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional (FUG), deputado Eliseu Padilha (RS), reuniu nesta terça-feira, 29, o Conselho Curador da instituição com o objetivo de apresentar um novo curso: Gestão Pública Municipal. 

Além disso, expôs a sistemática para a realização dos Congressos Estaduais e o Nacional, com a finalidade de elaborar um Plano de Governo do PMDB para os Estados e para o Brasil. “Estamos trabalhando. Os resultados estão sendo brilhantes, mas ainda precisamos qualificar ainda mais a nossa militância”, assim resume Padilha ao falar dos cursos da FUG. O deputado aproveitou para parabenizar os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, pela dedicação e empenho com que têm trabalhado e incentivado a criação de novas turmas e a divulgação dos cursos de Formação Política e Preparação de Candidatos. 

Gestores Públicos – O novo curso da FUG visa aperfeiçoar e qualificar os quadros da administração pública municipal peemedebista. Dividido em três módulos, os alunos terão noções da Administração Municipal, as competências do Poder Legislativo, bem como do Poder Executivo, marketing, licitações, contratos e convênios. “Nossa intenção com este curso é aprimorar a cidadania e aperfeiçoar a administração pública”, na visão de Padilha estes são pontos fundamentais exigidos pela sociedade. 

Plano de Governo – A FUG enviou aos Diretórios e as FUG’s Estaduais um questionário – modelo sobre as principais áreas sociais, econômicas e de infraestrutura, que julgou serem essenciais a elaboração do Plano de Governo do PMDB para os Estados e para o Brasil.

Fonte: FUG/PMDB
29/04/2009

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Eliseu Padilha discute Plano de Governo do PMDB com meio acadêmico

Eliseu Padilha -Plano de Governo do PMDB com meio acadêmico
Brasília (23/04/2009) – O deputado Eliseu Padilha (RS), presidente da Fundação Ulysses Guimarães, esteve reunido nesta manhã com os cientistas políticos Paulo Kramer e Paulo Afonso, ambos professores do Departamento de Ciência Política da Universidade de Brasília (UNB), para discutir a forma política que será consolidada o Plano de Governo do PMDB para os Estados e o Brasil. 

“A FUG, em parceria com o meio acadêmico, irá reunir, consolidar e apresentar um Plano de Governo do PMDB para o País”. Padilha solicitou aos professores que façam uma fusão do pensamento histórico e ideológico do PMDB, com aquilo que o Partido pensa hoje. Essa radiografia, só será possível após, a FUG receber dos 27 estados do País, por meio do Diretório Estadual, as ideias e as propostas sugeridas pelos municípios. “Nossa base precisa participar desse projeto, precisa ser ouvida. Dessa forma poderemos ter uma Proposta do PMDB que alcance todo território nacional”, ressaltou. 

Seguindo os moldes do Plano de Governo Municipalista, elaborado pela FUG com a finalidade de auxiliar os candidatos ao pleito municipal de 2008, agora, a Fundação quer trazer o debate ao plano estadual e nacional. Eliseu Padilha acredita que somente assim poderá ser sustentado e defendido um Plano de Governo que, no futuro, servirá de guia para o debate político do Partido. 

O presidente também se mostrou inconformado com a ideia que hoje o PMDB vive. “Como que o maior partido do País fica girando em torno dos menores? O que falta? Qual o desejo da militância?”, questionou. Com o propósito de responder todos estes questionamentos, Padilha assumiu a coordenação dos trabalhos que será desenvolvido pela Fundação, conforme decisão da Executiva Nacional do PMDB e o Conselho Curador da FUG.

Fonte: FUG/PMDB
23/04/2009 

quinta-feira, 2 de abril de 2009

FUG do Espírito Santo inicia preparativos para o plano de governo do PMDB

Deputado Eliseu Padilha Fundação Ulysses
Brasília (02/04/2009)- A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) do Espírito Santo realizará no próximo sábado, 4, o primeiro fórum da instituição no estado para debater os principais problemas estruturais do país. 

O evento é parte integrante dos congressos estaduais que serão promovidos durante o mês de abril e maio pela Executiva Nacional do PMDB e pela FUG Nacional, presidida pelo deputado Eliseu Padilha (RS). O resultado desses encontros deverá orientar a elaboração do programa de governo do PMDB para 2010. 

ELEIÇÕES 2010 – Para nortear as discussões dos militantes, o PMDB elaborou um questionário que deverá ser respondido durante os congressos estaduais do partido. O documento é organizado pelos assuntos mais relevantes ao desenvolvimento do país como agricultura, ciência e tecnologia, abertura de créditos, cultura, esporte, turismo, dívida pública, educação, emprego, trabalho, renda, indústria, comércio, infra-estrutura logística, investimentos, meio ambiente, saneamento básico, desenvolvimento urbano, saúde, segurança e justiça. 

De acordo com o presidente da fundação da FUG capixaba, Francisco Donato, o fórum irá reunir cerca de 240 pessoas dos diretórios municipais do PMDB. “O encontro servirá como prévia do Congresso que iremos promover no estado no mês que vem. Nesse primeiro momento, iremos nos reunir para debater e preencher os questionários desenvolvidos pelo PMDB nacional”, afirmou. 

O evento será realizado na Faculdade Unices, das 9h as 15h. 

Donato esclareceu que durante o mês de abril a FUG estadual e os representantes dos diretórios municipais irão se preparar para o Congresso do PMDB do ES, que está previsto para os dias 22 e 23 de maio. “A expectativa é que nesse evento consigamos reunir 500 lideranças políticas do estado. Nosso compromisso é assegurar que esses encontros possam fortalecer a legenda no Espírito Santo. Já somos o maior partido da região e pretendemos preparar os 78 diretórios municipais para as eleições de 2010”, ressaltou.

Fonte: pmdb.org

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Curso de Candidatos da Fundação Ulysses já é realidade em todo o RS

Deputado Eliseu Padilha
Foi lançado na tarde desta quinta-feira, 15, durante a reunião mensal do diretório estadual em Porto Alegre, o material pedagógico do Curso de Preparação para Candidatos do PMDB gaúcho. 

Através da iniciativa, o partido busca preparar seus candidatos e militantes para o embate político e atingir a meta de 200 prefeitos e 1,5 mil vereadores eleitos neste ano. "Com o curso cada município irá preparar seu exército para a batalha das eleições", frisou o secretário-geral do PMDB/RS, deputado Eliseu Padilha, que conduziu o ato. 

Após o lançamento as assessorias Jurídica e Contábil do diretório estadual esclareceram dúvidas dos correligionários. A aprovação em, pelo menos, um curso ofertado pelo projeto de Ensino a Distância (EAD) é obrigatória para todos candidatos peemedebistas do Rio Grande do Sul, conforme abonado pela Convenção Estadual do PMDB de 2006, e chancelado pela Resolução 01/07. O curso também é indicado para assessores políticos. 

Recente levantamento do diretório estadual constatou que o PMDB tem candidato próprio a prefeito em 36 das 50 maiores cidades gaúchas, o que compreende 72% do montante. Sendo que em onze municípios o PMDB é candidato à reeleição. Nestas localidades os maiores parceiros da legenda são PTB, PDT e PSDB, respectivamente, e os maiores adversários são PT e PP, nesta ordem. 

O material do Curso será remetido a partir de hoje para os 250 municípios do interior do Estado com turmas constituídas. O kit enviado compreende o Manual do Aluno, o Plano de Governo Municipalista e as revistas das aulas da 1º a 7º edição, produzidas com textos de professores do Instituto de Ciência Política e da Pós-graduação em Administração da UFRGS. O conteúdo das aulas aborda temas como os princípios da administração pública, responsabilidade fiscal e marketing eleitoral. 

As localidades que ainda não solicitaram, podem fazer pelo site

Fonte: FUG PMDB
16 de maio de 2008 

domingo, 20 de abril de 2008

FUG lança curso de Formação Política que retoma bandeiras históricas do PMDB

Ex-prefeito de São Gonçalo, o deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ), representou os 
presidentes do PMDB, Michel Temer, e da FUG Nacional, Eliseu Padilha 
A Fundação Ulysses Guimarães deu mais um passo para unificar o discurso do PMDB no país e retomar suas bandeiras históricas de democracia e liberdade de expressão ao lançar, sábado, dia 12 de abril, um Curso de Formação Política para Mediadores Locais, no Rio de Janeiro. 

A iniciativa aprimora líderes e capacita dirigentes partidários, militantes e pré-candidatos a prefeito e a vereadores. O treinamento já conta com 33.670 inscritos em todos os estados brasileiros. Cento e sessenta pessoas compareceram ao evento, sendo 100 delas provenientes de 30 municípios fluminenses para participar da turma inicial de mediadores. 

Os inscritos vão multiplicar em suas cidades os conhecimentos obtidos ao treinar outros mediadores e candidatos a cargos eletivos, trabalho facilitado porque vários são presidentes de diretórios zonais, membros do diretório regional ou integrantes dos movimentos sociais ligados ao partido. 

Eles vão fortalecer a formação política com conceitos centrados nos ideais do partido, fundamentais a todos os peemedebistas. No final das etapas do curso no Rio, a FUG terá qualificado um total de 276 mediadores com o auxílio da EAD – Escola de Ensino à Distância da FUG Nacional, por meio de tele-conferências e material didático, como CDs, DVDs e apostilas. 

Abertura – Realizado no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana, o treinamento, que faz parte do Programa de Formação Política idealizado pela FUG, foi aberto por Fernando Peregrino, presidente da FUG – Rio de Janeiro. Este fez uma apresentação, intitulada Instrumentos para Construção de um Plano Local, destacando a chegada do curso ao estado como “uma grande aventura de modificação política”. 

A vice-presidente da Juventude Nacional do PMDB e da FUG-Rio, Clarissa Matheus, representando o presidente do Diretório Regional, Anthony Garotinho, e a Executiva Estadual, saudou os presentes e apontou o caminho aos participantes: "um político de qualidade deve ter visão no futuro e saber investir em pessoas para alcançar seu objetivo e trabalhar corretamente para a população", declarou. 

Ex-prefeito de São Gonçalo, o deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ), que representou os presidentes do PMDB, Michel Temer, e da FUG Nacional, Eliseu Padilha, além da bancada federal do Rio de Janeiro – a maior da Câmara, destacou que todos devem discutir o estatuto do partido e o desenvolvimento de um programa nacional, pois “políticas atualizadas e atentas às necessidades dos eleitores engrandecem o país”. 

Representante da bancada estadual do PMDB, o deputado Nilton Salomão, de volta desde o dia 7 à Alerj, onde, de 1997 a 2002, compôs o bloco ético da Casa, aplaudiu a iniciativa da FUG. “Sempre trabalhei pela formação política, portanto, sei que o conhecimento e o planejamento propiciados aqui serão importantes para o futuro de todos os presentes”, frisou o parlamentar. 

A Importância da Mediação, o Papel do Mediador e o Exercício da Liderança foram os temas de outra palestra, proferida pela coordenadora nacional da EAD/FUG, Elisiane da Silva, cujo trabalho pretende mobilizar prefeitos, vereadores, dirigentes partidários, militantes e pré-candidatos a cargos eletivos na construção de um grande projeto que leve o PMDB, no futuro, à Presidência da República e a eleger o maior número de prefeitos e vereadores nas eleições deste ano. 

Presença – Além de Fernando Peregrino e dos políticos citados, participaram da mesa de abertura os presidentes regionais do PMDB Afro, Nayt Júnior, e do PMDB Mulher, Kátia Lôbo. A diretoria da FUG – Rio de Janeiro e membros da Juventude do PMDB-RJ, também, compareceram, assim como representantes de 30 municípios (Angra dos Reis, Araruama, Arraial do Cabo, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Casimiro de Abreu, Cordeiro, Iguaba Grande, Mesquita, Miguel Pereira, Niterói, Paraíba do Sul, Porto Real, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis).

Fonte: PMDB.ORG.BR

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

EAD/FUG: coordenadores dos estados são eleitos

Deputado Eliseu Padilha 
 "A intenção é chegar a todos os municípios brasileiros"
Reunido na tarde desta terça-feira (12), o conselho curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), aprovou os nomes que coordenarão o Curso de Formação Política à distância (EAD) nos estados. 

O presidente da FUG, deputado Eliseu Padilha, afirmou que estes coordenadores não só representarão a fundação, mas implementarão as ações e decisões da diretoria do curso. “A intenção é chegar a todos os municípios brasileiros, não só nos diretórios estaduais”, afirmou Padilha. 

O presidente da FUG esclareceu que o conteúdo do curso será todo ministrado por professores-doutores do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), através da parceria firmada com o PMDB. “Teremos depoimentos de nossos políticos para reprisar a aula dada pelo professor, de forma a memorizar e ilustrar o conteúdo ensinado”, disse Padilha. A estrutura do curso será padronizada. Começará com aulas de teoria política seguidas dos depoimentos de políticos, intervalo com músicas do PMDB e mensagem do PMDB mulher. 

Padilha afirmou confiar “cegamente neste processo”, que conta ainda com uma doutoranda em ciência política contratada pelo partido para gerir o conteúdo do curso. O presidente do conselho, deputado Michel Temer, disse que a missão primordial é oferecer ao povo respostas concretas. “Não basta responder genericamente às questões básicas do país. É preciso apontar caminhos, rumos e oferecer alternativas factíveis”, afirmou, ao salientar que a legenda quer formar políticos que estejam preparados para o debate e para a disputa eleitoral que acontece este ano. “Todo peemedebista tem a responsabilidade de estar presente e se preparar para atender melhor a seus país e à sua cidade”, finalizou Temer. 

Mediadores de todo o Estado participam de treinamento Cerca de 50 mediadores de todo o Estado participaram do treinamento realizado hoje, 12, durante todo o dia na sede da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), em Porto Alegre. 

A coordenação do Ensino a Distância (EAD) do PMDB/RS destaca que a preparação é imprescindível para os futuros reverberadores dos Cursos de Formação Política nos municípios gaúhos. Cada mediador capacitado pode responder por uma turma de até 40 alunos na sua cidade ou coordenadoria. PMDB/RS

 Fonte: FUG/PMDB
12 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Eliseu Padilha coordenará construção de novo Estatuto para a FUG

Presidente Fundação Ulysses Eliseu Padilha
Em reunião nesta terça-feira, 9, o Conselho Curador do PMDB nacional e a executiva da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) aprovaram, por unanimidade, o novo Estatuto da instituição de estudos políticos do partido e as novas representações seccionais da fundação nos estados. 

O deputado Eliseu Padilha, presidente nacional da FUG, fez uma breve explanação sobre as mudanças, que com o novo Código Civil dão ao Ministério Público Federal o poder de representar a sociedade para fiscalizar as fundações. 

Além dessa mudança, o novo Estatuto visa unificar o discurso político em todo País, com a missão de levar ao militante a ideologia partidária. "Temos que resgatar as nossas históricas bandeiras para qualificar o nosso militante para participar e debater com a sociedade", declarou Padilha. 

Sugestão 

O presidente do PMDB nacional, deputado Michel Temer, sugeriu que fosse confeccionadas cartilhas sobre "O que pensa o PMDB" em todas as áreas da vida das comunidades, como educação, saúde, agricultura, economia, e outros, e fossem distribuídas a todos os correligionários. Tal sugestão foi aprovada pelos demais membros e sob a coordenação do deputado Padilha terá andamento para as eleições municipais de 2008.

Fonte: PMDB/RS

domingo, 5 de agosto de 2007

Diretório nacional importará EAD e PMDB Municipalista

Deputado Eliseu Padilha é um dos professores do curso de formação
O PMDB do Rio Grande do Sul inovou na organização partidária e ganhou o reconhecimento do diretório nacional. Na reunião da executiva realizada nesta quarta-feira (05/08/2007), presidida pelo deputado Michel Temer, os dirigentes nacionais aprovaram, por unanimidade, que a legenda importe para todo o Brasil os projetos de Ensino à Distância (EAD) e o Plano de Governo Municipalista, iniciativas criadas pelo PMDB gaúcho. 

Na ocasião o partido também recomendou candidaturas próprias a prefeitos em todos os municípios do país em 2008. Os projetos, que visam alcançar esta meta, foram sugeridos pelo deputado Eliseu Padilha, que é presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional (FUG) e secretário-geral do RS. 

Essa foi uma das primeiras ações de Padilha ao assumir a FUG. O deputado, empossado no mês passado, quer levar para todo país os projetos que provaram eficácia no Estado."Temos que ter bandeiras com o objetivo de motivar a militância e trazê-la para o debate político e a formulação do programa de governo. 

Esse será o nosso objetivo principal, apontou o deputado. Padilha será responsável pela condução dos projetos nacionalmente. Nesta semana o diretório estadual encerra as aulas das primeiras turmas do EAD - que oferece o Curso de Formação Política Alberto Pasqualini - e se prepara para realizar um grande evento de formatura, em data única, simultaneamente em todo o Estado. 

O curso conta com cerca de 10 mil alunos e é realizado em 300 municípios do Rio Grande do Sul. 

Já o PMDB Municipalista atinge 100% das 496 cidades gaúchas. A partir de um projeto-piloto baseado em 15 bandeiras de atuação para até quatro faixas populacionais, os diretórios municipais iniciaram a construção de seus planos de governo por meio do debate interno e com seguimentos da sociedade civil organizada e com a comunidade em geral. 

O objetivo imediato do PMDB/RS com a realização destas iniciativas é atingir a meta de 200 prefeitos e 1.500 vereadores nas eleições de 2008.

sábado, 16 de fevereiro de 2002

PMDB Mulher faz parceria com a FUG Nacional

Maria Elvira Ferreira, Cida Ferreira, Eliseu Padilha, Anita Fernandes e Sra. Omuro
A presidenta do PMDB Mulher, Maria Elvira Ferreira, esteve em Brasília na última terça-feira (12), para gravar uma fala de incentivo que será apresentada durante a Aula Inaugural dos cursos de Capacitação Política que a Fundação Ulysses Guimarães. 

Presidida pelo deputado federal Eliseu Padilha, a FUG começa a promover o curso em todo o Brasil, que será lecionado pelo método de Ensino à Distância (EAD). 

A aula Inaugural será exibida no dia 15 de março. Maria Elvira e outras companheiras serão destaque na reportagem de lançamento dos cursos em Brasília, na nova edição da revista Ulysses, da FUG, em que uma mensagem do PMDB Mulher será publicada no material pedagógico. Maria Elvira concederá entrevista para as revistas que compõem o este material. 

O PMDB Mulher apoia esta inédita e histórica iniciativa, que vem ao encontro de uma antiga reivindicação. “A capacitação política é fundamental para o empoderamento da mulher, para que ela participe da política partidária e se capacite como candidata”, sublinha Maria Elvira. 

Todas as companheiras nos Estados estão sendo chamadas a estimular ao máximo a participação das mulheres peemedebistas nos cursos. 

A ex-deputada Teté Bezerra, integrante da Executiva Nacional do PMDB Mulher e presidente da FUG do Mato Grosso, está visitando todo o Estado para organizar as turmas de alunos/as. Em contato com as companheiras do PMDB Mulher, surgiu a idéia inovadora de que após as tele-aulas, as mulheres aproveitassem para discutir as suas questões específicas. 

Na semana passada, a realização dos cursos foi analisada também durante reunião do PMDB Mulher do Pará, reunido com a deputada federal Elcione Barbalho, presidente de honra do PMDB Mulher Nacional. 

Fonte: PMDB Nacional
16/02/2002 

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: