Mostrando postagens com marcador SAC. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SAC. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Aeroporto de Guarulhos foi o que mais evoluiu no terceiro trimestre

Dos 20 indicadores avaliados que dependem diretamente da sua administração, 18 tiveram aumento no comparativo entre o 3º trimestre de 2014 e 2015
O Aeroporto Internacional de Guarulhos teve melhora em 18 dos 20 indicadores ligados diretamente ao operador aeroportuário. Com isso, registrou alta de 27,5% se comparados os terceiros trimestres de 2014 e de 2015. Com o resultado, o terminal passou de último colocado na satisfação geral daquela edição para segundo na Pesquisa deste ano, com a nota 4,41, segundo avaliação dos passageiros entrevistados.
Na opinião do diretor de Gestão de Aeroportuária da Secretaria de Aviação, Paulo Henrique Possas, é perceptível que os indicadores que dependem diretamente da gestão melhoraram muito em Guarulhos, assim como em Viracopos e Curitiba. “Isso mostra a importância da pesquisa para os gestores aeroportuários. Eles estão estudando os resultados e trabalhando em cima de seus indicadores para conseguir essa melhoria na qualidade e na percepção do passageiro”, pontou Possas.
Para os entrevistados, os indicadores ligados ao aeroporto que tiveram maior avanço de um ano para cá foram disponibilidade de tomadas, limpeza dos sanitários, disponibilidade de assentos na sala de embarque, disponibilidade de sanitários e limpeza geral do aeroporto.
Dos 47 indicadores de qualidade da pesquisa (o 48º é a pergunta sobre a satisfação geral com o aeroporto), 20 são de responsabilidade exclusiva do aeroporto, 12 se referem à parte comercial do terminal, sete são ligadas às companhias aéreas, seis a órgãos públicos e dois a transportes. Nesta rodada, apenas o agrupamento da área comercial do Aeroporto de Guarulhos ficou nota inferior a 4 (3,72).

AVANÇOS
Além dos indicadores do aeroporto, outros agrupamentos tiveram resultados positivos que ajudaram Guarulhos a ser o segundo melhor avaliado. Destaque para a área de transportes, que, no comparativo com 2014, teve melhoria de 31% e a disponibilidade de táxi subiu 20% na avaliação dos entrevistados. Já a expansão da área comercial de 102 lojas para 244, ampliando a variedade de opções aos viajantes e, por consequência, reduzindo o tempo de fila, garantiu um avanço de 21,5% para o terminal. Nos quesitos referentes às companhias aéreas também apresentaram aumento de 7% e os órgãos públicos de 8%.
Fonte: Secretaria de Aviação Civil

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ministro Eliseu Padilha participa de inauguração de voo regional no Rio Grande do Sul


Ministro Eliseu Padilha participa de inauguração de voo regional no Rio Grande do Sul
Padilha durante a solenidade.
O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, voou, nesta terça-feira (27), de Porto Alegre a Uruguaiana (RS), com diretores e o presidente da companhia aérea Azul, Antonoaldo Neves. Autoridades do Rio Grande do Sul também estiveram presentes. Esse foi o primeiro voo da retomada da aviação regional gaúcha, fruto de pacto formado na segunda-feira (26), no Palácio Piratini, na sede do governo estadual.

Questionado sobre a importância do primeiro voo, Padilha disse que este voo é mais uma prova de acerto da presidenta Dilma Rousseff ao definir como prioridade da Secretaria de Aviação Civil o projeto dos aeroportos regionais.

O programa de aeroportos regionais disciplina a habilitação de 270 aeroportos em todo o Brasil, sendo 15 aqui no Rio Grande do Sul, com padrão estabelecido pela Oaci (Organização de Aviação Civil Internacional), para a operação de voos regulares. Isso impulsionará o desenvolvimento regional em todo o território nacional, com incremento das atividades econômicas, do turismo e do atendimento à saúde e da vida, salientou o titular da Aviação Civil.
Ministro Eliseu Padilha participa de inauguração de voo regional no Rio Grande do Sul
Na chegada a Uruguaiana, as autoridades
foram recepcionadas pelos representantes locais.

“Esse voo faz com que a região possa ter negócios. Suas belezas naturais também serão reconhecidas. Com a aviação regional podemos potencializar o turismo local. Uruguaiana chega ao patamar de polo de desenvolvimento regional sem dúvida nenhuma”, ressaltou Padilha. 

A aeronave, ao chegar em Uruguaiana, foi batizada pelos bombeiros e autoridades locais. Em solenidade no aeroporto, representantes da região e o prefeito do município, Luiz Augusto Schneider, esperavam os passageiros do voo histórico para a cidade.

Ministro Eliseu Padilha participa de inauguração de voo regional no Rio Grande do Sul
Eliseu Padilha e o deputado estadual Frederico Antunes.
Durante a solenidade no aeroporto, Padilha afirmou que “nada acontece por acaso” e citou o deputado estadual Frederico Antunes, que representa a região, por estar “sendo incansável para a luta de transformar o aeroporto de Uruguaiana em binacional brasileiro e argentino”. Com relação a Azul, o ministro falou sobre o espírito empreendedor da companhia aérea, comandada por Neves. O vice governador do RS, José Paulo Cairoli, e os secretários estaduais dos Transportes, Pedro Westphalen, e do Turismo Juvir Costella, participaram da cerimônia.

A SAC tem estudos que compravam que a Aviação Civil crescerá, em média, 7% ao ano nos próximos 20 anos. Sem dúvida, uma atitude de grande desenvolvimento no Brasil. Tal crescimento tem como um dos pilares mais importantes, os aeroportos e a aviação regional, destacou Eliseu Padilha.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Secretaria de Aviação Civil autoriza concessão de aeroporto do Guarujá


Secretaria de Aviação Civil autoriza concessão de aeroporto do GuarujáA Secretaria de Aviação Civil (SAC) autorizou a concessão da exploração do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá, segundo portaria publicada nesta segunda-feira (22/06) no Diário Oficial da União. A prefeitura do Guarujá (SP) havia entregue à SAC pedido para a concessão do aeroporto do município, cuja administração foi repassada à prefeitura, no ano passado.


Fonte: Reuters



quarta-feira, 3 de junho de 2015

Viagem ao México rende frutos para Aviação Civil brasileira


O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, acompanhado da presidenta Dilma Rousseff, esteve no final do mês de maio em viagem ao México para firmar parcerias comerciais. Um deles foi o Acordo de Serviços Aéreos entre os dois países. Ou seja, se uma empresa mexicana preferir ela pode fazer qualquer número de voos semanais para qualquer cidade brasileira. E vice-versa.

Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.
Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.

Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.
Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.

Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.
Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.

Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.
Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.

Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.
Eliseu Padilha viaja ao México com a presidenta Dilma Rousseff.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Ministro Eliseu Padilha fiscaliza de perto voos comerciais e aeroportos - O Sul - Flavio Pereira

Ministro Eliseu Padilha fiscaliza de perto voos comerciais
Os passageiros do voo 1261 da Gol, que partiu na segunda-feira (25/05), no início da manhã, de Porto Alegre com destino a Brasília, encontraram na fila de embarque o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Aos que o cumprimentavam, Padilha explicava que prefere continuar usando os voos comerciais, para fiscalizar de perto os voos e os aeroportos que a nossa pasta está gerindo.


Fonte: O Sul - Data: 25/05/2015 - Caderno Colunistas | Pág. 11 - Flávio Pereira - www.osul.com.br

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Aeroporto de Rio Branco recebe obras na pista de pouso e decolagem

                                                                  Foto: Infraero/Divulgação
A pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Rio Branco/Plácido de Castro (AC) entrou em obras nesta segunda-feira (18/05). Até o dia 17/6, serão interditados 458 metros da pista, sem alterações nos voos comerciais regulares e nas operações do aeroporto. Nesse período, a pista de 2.158 metros será reduzida para 1.700 metros.

A partir de 18/6, as operações de voos comerciais serão suspensas por 16 horas, das 6h às 22h (horário local). A interdição está programada para ocorrer até 15/12. Os trabalhos são essenciais para realização dos serviços que vão aprimorar a segurança das operações de pousos e decolagens do aeroporto. Serão realizados os serviços de terraplanagem e pavimentação da pista. Ao todo, R$ 97 milhões serão investidos. Em dezembro de 2014 a Infraero concluiu a inserção da camada de ligação (binder) e a drenagem da pista.

“Todo o planejamento para a execução dos trabalhos foi acertado previamente entre Infraero, empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA)”, afirmou o superintendente do Aeroporto de Rio Branco, Jailson Araújo. A Infraero orienta os passageiros a procurar as companhias aéreas responsáveis por seus voos para obter informações sobre o remanejamento de horários.O Aeroporto Plácido de Castro registrou 391 mil embarques e desembarques em 2014,  além de 9.876 pousos e decolagens. Atualmente, o terminal recebe seis voos regulares diários.

Fonte: Infraero

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Secretaria de Aviação Civil vistoria aeroportos no Piauí

                               Aeroporto Raimundo Nonato. (Foto: Divulgação)
Aeroportos previstos no programa de aviação regional em quatro municípios do Piauí – Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus - receberam visita técnica da Secretaria de Aviação Civil, Banco do Brasil e o governo do Estado na semana passada. Durante as visitas, a equipe aprovou os aeroportos para passarem a receber investimentos do programa.

Segundo o diretor do PROFAA, Eduardo Bernardi, os investimentos devem começar no próximo ano. “Com as obras, a SAC vai dotar esses aeroportos de todas as instalações necessárias para a operação de aeronaves comerciais”, explicou. Após as vistorias, a SAC vai se reunir com as projetistas e o Banco do Brasil, gestor do programa, para o andamento dos projetos.

Após as vistorias, a SAC autorizou os aeroportos de Picos e São Raimundo Nonato a passarem para a última etapa de planejamento do programa: o anteprojeto. (Entenda aqui as 5 etapas do programa de aviação regional) Paralelamente à elaboração do anteprojeto, o governo deve realizar intervenções necessárias nos sítios aeroportuários e liberar o licenciamento ambiental para que o processo de licitação seja iniciado. Ainda não há previsão.

Com os investimentos, Picos pode se tornar o hub (aeroporto distribuidor de voos) regional. As intervenções serão na pista de pouso e decolagem, no pátio, no terminal de passageiros e no estacionamento de veículos. São Raimundo, localizado na Serra da Capivara, principal acesso ao parque homônimo considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, também receberá investimentos na pista e na pista de taxiway. Atualmente, o principal acesso ao parque é por Teresina, localizada a 500km de distância.

A SAC autorizou a elaboração do estudo preliminar para o aeroporto de Bom Jesus. A pista de pouso e decolagem será recuperada e reforçada e ainda haverá intervenções no pátio e no terminal de passageiros. A cidade é focada na agricultura e conta com grande movimentação de jatos particulares. No caso de Floriano será feito um novo Estudo de Viabilidade Técnica.

O programa
Além dos quatro municípios visitados pela equipe técnica, outros três receberão investimentos do programa de aviação regional no Estado do Piauí. São eles: Corrente, Parnaíba e Paulistana.

O programa de aviação regional foi criado em 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes dos grandes centros. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional – atualmente existem 255.

A ideia é deixar 96% da população a pelo menos 100km de um terminal de passageiros. Atualmente, 40 milhões de pessoas estão a uma distância maior que esta de um aeródromo e apenas 77 aeroportos regionais operam voos comerciais com regularidade.

O investimento do programa é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. As contratações das empresas responsáveis pelos estudos e obras são feitos diretamente pelo governo federal e não há repasse de verbas a estados e municípios.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: