![]() |
| Ministro Eliseu Padilha na inauguraçã |
Os recursos serão aplicados em obras de construção, restauração, conservação, adequação de trechos e eliminação de pontos críticos das rodovias federais e na implantação do metrô de Salvador.
O
maior investimento está sendo destinado ao sistema de trens urbanos (R$ 86
milhões) e à recuperação das BRs 101 e 116.
BR-101
Trata-se da principal rodovia do
Estado por ligar o Nordeste ao Sul e Sudeste do país, passando pela Bahia,
favorecendo o escoamento da produção da região e o turismo litorâneo. A rodovia
sustenta um tráfego diário de 5 mil veículos. A BR-101, no ano passado, passou
por obras de restauração e conservação. Os trechos entre a divisa BA/SE -
Esplanada e Itabuna - Camacã participaram do Programa Conservar do Ministério
dos Transportes, com a liberação de R$ 1,5 milhão de reais para cada um e a
obra foi concluída.
A restauração entre Esplanada e Gandú, com 200 km de
extensão também foi totalmente concluída, com recursos de R$ 30 milhões. Para
este ano, estão previstas obras de restauração do trecho que vai de Gandú a
Monte Pascal, dando continuidade ao trecho já concluído, passando pela BR-498.
O projeto da obra está em licitação no DNER.
BR-116
O ponto mais crítico da BR-116 na
Bahia está no trecho que vai da divisa de Pernambuco com a Bahia, até Euclides
da Cunha (249 km). O trecho está passando por obras de implantação e
pavimentação e 120 quilômetros já foram pavimentados. Em 2001 já foram
liberados R$ 12 milhões para garantir a continuidade da obra que deverá ser
concluída até o final do ano. No ano passado, toda a extensão da rodovia (955,7
km) na Bahia, foi beneficiada com o Programa Conservar, do DNER, com
investimentos da ordem de R$ 7,5 milhões. Diariamente cerca de 4,4 mil veículos
trafegam pela rodovia que é a principal via de escoamento da safra agrícola do
Estado.
Fonte: transportes.gov

Nenhum comentário:
Postar um comentário