| Ministro Eliseu Padilha |
Localizada no térreo dos ministério dos Transportes e das Comunicações, a sala
terá à disposição dos cidadãos, gratuitamente, dois computadores para livre
acesso à Internet. O projeto Sala do Cidadão faz parte do programa Governo
Eletrônico, lançado pelo Governo Federal em 2000. O objetivo do Governo
Eletrônico é proporcionar o acesso de todos os cidadãos à rede mundial de
computadores.
Para esse fim, foi criado o projeto PEP (Ponto Eletrônico de
Presença), também chamado de Sala do Cidadão, para promover a universalização
do acesso a internet , e que prevê a instalação, pelo Governo Federal, de
terminais de acesso à Internet nos órgãos públicos federais em todo o Brasil.
Pelo programa, até 2002, todas as comunidades com no mínimo 600 habitantes, que
possuam órgão público federal, terão terminais de acesso à rede.
Crescimento
A Internet é um dos segmentos que mais crescem no chamado mundo globalizado. No
ano de 1995, estimava-se em cinco milhões o número de pessoas conectadas à
Internet em todo o mundo. Em 2000, cinco anos depois, esse número superava os
300 milhões. Cálculos projetam para o fim desse ano cerca de 700 milhões de
pessoas ligadas à rede. Entre 2005 e 2007, calcula-se em dois bilhões o número
de usuários, o que representa 30% da população mundial (site
http://www.nua.com).
No Brasil, estima-se que 10 milhões de pessoas estejam
conectadas à Internet. Número ainda baixo para um país com 169,5 milhões de
habitantes, segundo o último censo do IBGE, realizado em 2000. Ainda segundo o
IBGE, dos 5.507 municípios brasileiros, 884 (quase 20%) já possuem provedores
de Internet. Serviço - Além do acesso gratuito, o Programa Governo Eletrônico
também prevê, até 2002, a disponibilização, na Internet, de todos os serviços
prestados pelo Governo Federal, a exemplo do que já acontece com o Imposto de
Renda.
Os usuários poderão, entre outras coisas, pagar taxas e multas, consultar
processos de seu interesse, participar de leilões eletrônicos, tomar
conhecimento e acompanhar ações governamentais. Para utilizar a Sala do Cidadão
do Ministério dos Transportes, em Brasília, os interessados devem se
identificar nas portarias dos ministérios dos Transportes e das Comunicações
(que funcionam no mesmo edifício), e se dirigir à sala onde estão instalados os
terminais.
Nela, haverá sempre um técnico em informática de plantão para
auxiliar os interessados. Para tornar democrático o uso da Internet, cada
pessoa terá, em princípio, 15 minutos de acesso aos dois terminais. Tanto o
número de computadores quanto o tempo de uso poderão ser aumentados conforme a
procura pelo serviço.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Pedro Paulo Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário