![]() |
| Ministro Padilha |
Por incompatibilidade das agendas, o ministro dos Transportes, EliseuPadilha, e os governadores, Marconi Perillo (GO) e Joaquim Roriz (DF), não
participarão da cerimônia. A instalação dos redutores atende a uma determinação
do próprio Ministro, no sentido de aumentar a segurança do usuário naquele
trecho, com o objetivo de reduzir e até mesmo eliminar o elevado número de
acidentes com mortos e feridos no local.
Os redutores de velocidade estarão
colocados no trecho de oito quilômetros que abrange as Sete Curvas e que é
considerado o mais crítico no trajeto Brasília-Goiânia. Serão 5 redutores na
direção Brasília-Goiânia e três no sentido inverso. A velocidade máxima
permitida será de: 40 km horários pelo controle dos equipamentos colocados nas
proximidades do Posto Fiscal, situado após a divisa DF/GO; os demais redutores
ao longo do restante do trecho controlarão uma velocidade máxima de 60 km por
hora.
Acima desses limites, os motoristas serão multados pelo DNER. As
estatísticas do DNER totalizam 66 acidentes com vítimas ocorridos somente no
trecho de oito quilômetros das Sete Curvas em 1999. No ano passado esse número
aumentou, passando para 78 acidentes com vítimas. Nos dois últimos anos 7
pessoas morreram nesses acidentes, 33 sofreram ferimentos graves e 104 tiveram
escoriações pelo corpo. Somente 3 sairam ilesos desses desastres.
O traçado
original das Sete Curvas é considerado pelo DNER um ponto crítico da BR-060 e o
excesso de velocidade e a imprudência de motoristas tem causado grande número
de acidentes no local. O DNER está analisando um projeto de engenharia para
construir uma variante das Sete Curvas, que substituirá o atual traçado no
futuro.
A partir desta segunda-feira 09 de abril, os motoristas que não
respeitarem os limites de velocidade, mostrados pela sinalização dos redutores
eletrônicos de velocidade, serão multados de acordo com o Código de Trânsito
Brasileiro.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério dos Transportes

Nenhum comentário:
Postar um comentário