![]() |
| Ministro dos Transportes Eliseu Padilha |
O
ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, afirmou hoje (17/04/2001) que os investimentos no
sistema ferroviário já superam R$ 2 bilhões desde o início da privatização,
entre 1996 e 2000. Segundo ele, o setor tem tido expansão contínua nos últimos
anos: cresceu 12,8% em 98; 15% em 99 e 18% em 2000.
"A expectativa para
este ano é que a ferrovia tenha crescimento de 20% em relação a 2000",
declarou. De acordo com Eliseu Padilha, o governo federal vai investir em projetos
ferroviários em 2001. Segundo ele, a modernização da ferrovia no País é vital
para a multimodalidade, isto é, a integração entre os diversos sistemas de
transporte.
Eliseu Padilha visitou esta manhã as obras de duplicação da Rodovia dos
Imigrantes, em São Paulo. De acordo com o ministro, a ferrovia Transnordestina,
que ligará os Estados de Pernambuco e Ceará, receberá R$ 470 milhões em
recursos públicos. Deste total, R$ 120 milhões caberão ao governo de Pernambuco
e o restante, à União. O governo também investirá na Ferrovia Norte Sul, que
ligará o Maranhão a Goiás.
Atualmente, apenas um trecho desta via está pronto,
entre as cidades maranhenses de Estreito e Açailândia. Segundo Padilha, o
transporte ferroviário de passageiros também terá aportes do governo. "Os
investimentos previstos nos metrôs das capitais do País somam R$ 500 milhões
este ano", afirmou.
Fonte: Transportes.gov

Nenhum comentário:
Postar um comentário