Mostrando postagens com marcador Carta de Santa Maria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Carta de Santa Maria. Mostrar todas as postagens

domingo, 15 de novembro de 2009

FUG e PMDB lançam “Carta de Santa Maria”

Eliseu Padilha - FUG e PMDB lançam “Carta de Santa Maria”
Brasília – Após dois dias de uma intensa maratona política de debates em Santa Maria/RS, sobre globalização, tecnologia da informação, sociedade sustentável e democratização do conhecimento, o PMDB, por meio da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, aprovou, por unanimidade, na manhã deste domingo, a “Carta de Santa Maria”. 

O documento editado durante a evolução das discussões e debates, sob coordenação do ex-ministro Odacir Klein, e do presidente da Fundação, deputado Eliseu Padilha, propõe uma nova agenda política, onde se privilegie o desenvolvimento sob o ponto de vista da sustentabilidade do planeta. 

Como prioridade está o investimento na educação com foco no ensino médio profissionalizante, o que oportunizará o acesso ao emprego e renda e, especificamente, seja fonte de qualificação de mão-de-obra para construção da riqueza nacional. 

A Carta defende que a utopia da legenda seja a ação pela plena democratização da sociedade e da inclusão social. Outro importante ponto do documento é que “o PMDB priorize candidaturas próprias em todos os níveis e, em especial, à presidência da República, sedimentando o caráter nacional do partido, seus princípios, estatuto e programa de gestão pública”. Com base nestes indicativos, a Fundação proporá, imediatamente, à direção nacional do partido a discussão das questões que integram a Carta de Santa Maria. 

Debate Político - O seminário “PMDB para o Terceiro Milênio” comandado pelo presidente da FUG Nacional, deputado Eliseu Padilha, foi palco para um amplo debate político. Com a participação expressiva de dirigentes nacionais, regionais e municipais, representantes de núcleos de apoio do PMDB, e de líderes do partido do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, ficou claro a posição dos correligionários em atualizar a atuação da legenda aos avanços tecnológicos e sociais. 

Nos debates foi conferida a unidade absoluta em relação a necessidade de sugerir novos rumos para o PMDB, a começar pelo seu plano para governar o Brasil e o Estado, sendo este pré-requisito para impulsionar as candidaturas majoritárias para as eleições do próximo ano. O presidente da Fundação chamou a atenção para o comprometimento e a motivação de todos com os projetos de fortalecimento. 

“A discussão travada nestes dois dias apontou os rumos para o nosso crescimento. Essa disposição nos coloca em vantagem para que larguemos com vantagem na próxima disputa”, justificou Padilha. 

Ao propor o questionamento sobre “O PMDB é um Partido Político?”, o deputado federal Ibsen Pinheiro destacou que a sigla – com 43 anos de história ininterrupta – tem o desafio de ser a consciência do País na reformulação da caminhada política. Para o parlamentar, o PMDB é o única legenda política capaz de formular um novo projeto nacional para o Brasil. Ao participar como debatedor de dois painéis, o deputado Darcísio Perondi destacou a qualidade do seminário. 

O parlamentar propôs que o PMDB se posicione em defesa de questões nacionais, como pela defesa da Emenda 29, que garante mais recursos para a área da saúde. O deputado Mendes Ribeiro ressaltou a importância do partido ter buscado a construção da unidade partidária, o que segundo ele, fortalece a legenda para a disputa eleitoral de 2010. 

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, sugeriu que a FUG Nacional crie um banco de dados com informações de governos exitosos e, a partir destas informações, busque aperfeiçoá-las e implementá-las em futuros governos peemedebistas. “A marca do PMDB será a excelência de nossos governos”, declarou Shirmer. 

Presenças – O evento comandado pelo presidente da FUG Nacional, deputado Eliseu Padilha, contou com a participação do anfitrião do evento, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, dos deputados estaduais Alceu Moreira e Gilberto Capoani, dos deputados federais Darcísio Perondi, Ibsen Pinheiro e Mendes Ribeiro Filho, dos ex-ministros Odacir Klein e Luiz Roberto Ponte, do tesoureiro do diretório estadual, Rospide Neto, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, do ex-secretário de Planejamento, João Carlos Brum Torres, do ex-deputado Cezar Bussato, do presidente do PMDB de Santa Maria, Robson Zinn e do coordenador do PMDB do Centro do Estado, Marcelo Figueiró. 

Também marcaram presença os representantes dos núcleos do PMDB, Rafael Braga (presidente da Juventude do RS), Regina Perondi (secretária-geral Mulher Nacional), Antônio Sarti (PMDB Segurança RS), Otálicio da Rosa (PMDB Comunitário RS), Paulo Kohlrausch (Associação de Prefeitos do PMDB/RS) e Ivan Trevisan (Associação de Vereadores), além de prefeitos, vereadores, coordenadores de dezenas de regiões e presidentes de diretórios municipais. 

Ainda participaram do seminário peemedebistas de outros estados como o presidente da FUG/SP, Walsen Pousada; da FUG/MS, Esacheu Nascimento; da FUG/ES, Francisco Donato; e o ex-senador por Minas Gerais, Ronan Tito.

Fonte: pmdb.org
15/11/2009

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: