![]() |
| Eliseu Padilha e Fernando Henrique criam Agências Nacionais de Transportes Terrestres |
Foi criado
ainda o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Denit) e ficam
extintos, entre outros, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e
a Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (Geipot) e a Rede
Ferroviária Federal (RFFSA).
"Será o início da transição da antiga
sistemática dos órgãos vinculados ao Ministério dos Transportes e uma nova
filosofia para o setor a ser desenvolvida pelos novos órgãos", afirmou o
ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, por meio de uma nota à imprensa.
O projeto
seguirá nos próximos dias para a sanção do presidente Fernando Henrique
Cardoso. O Ministério dos Transportes não deixará de existir. A ANTT e a ANTAq
vão normatizar e fiscalizar as concessões de todos os modais.
Já o Denit vai
executar a política ditada pelo ministério e administrar o patrimônio que não
foi concedido.
A Valec - Engenharia, Construção e Ferrovias S/A, estatal
concessionária da Ferrovia Norte Sul, só será extinta ou dissolvida depois da
conclusão da obra. Padilha fez acordos sobre os portos. Deverão ser mantidas as
atribuições e competências do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e da
administração portuária por parte do Órgão Gestor da Mão de Obra (OGMO)
previstas na Lei nº 8.630/93 (Lei dos Portos).
Fonte: transportes.gov

Nenhum comentário:
Postar um comentário