terça-feira, 27 de outubro de 1998

Leilão da Fepasa pode ter ágio de 100%, diz ministro Padilha

Ministro Eliseu Padilha Leilão Malha Nordeste
(27/10/98) O ministro dos Transportes, Eliseu padilha, disse nesta terça que espera um ágio de 100% na venda da malha paulista Fepasa, marcada para o próximo dia 10 na Bolsa do Rio, com preço mínimo de R$ 233 milhões. "Se houver competição, a mim não surpreenderá nada ", declarou. 

O maior ágio já registrado na privatização do setor ferroviário foi na venda da Malha Nordeste (38,75%). 

Eliseu Padilha disse ter concedido autorização para as três atuais concessionárias que solicitaram permissão ao ministério para participar do leilão. São elas: a MRS Logística, a Ferrovia Centro-Atlântica e a Ferrovia Sul-Atlântico. A Ferrovia Novo Oeste, segundo o ministro, não pediu autorização. De acordo com as regras do edital, as atuais concessionárias só poderão ter 20% das ações da malha paulista. 

Segundo Padilha, o modal rodoviário da ponte rodo-ferroviária sobre o rio Paraná não será incluído no leilão da malha paulista (Fepasa). Quem vencer a disputa, só ficará com o modal ferroviário e a infra-estrutura da ponte. Já a pista de asfalto, acima da ferrovia, será leiloada posteriormente. Comunicado relevante O ministro esclareceu que foi publicado hoje no Diário Oficial um comunicado relevante retirando o modal rodoviário. 

A inclusão vinha sendo questionada pelo Tribunal de Contas da União, uma vez que não aumentou em nada o preço mínimo. "Fizemos isso em função do TCU e porque queremos fazer o leilão no dia 10", declarou Padilha. O ministro dos Transportes acrescentou que a idéia de incluir o modal rodoviário constava do projeto original de venda da malha paulista, elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério dos Transportes. 

(Cristiane Nepomuceno) Agência JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: