quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Agenda econômica avança durante governo Temer e reflete na melhoria de indicadores

A melhora de indicadores econômicos reflete o esforço do governo do presidente Michel Temer na agenda da retomada do crescimento. Em reunião nesta quarta-feira (21), o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, fez um balanço de conquistas para o reequilíbrio fiscal, melhoria no ambiente de negócios, aumento de investimentos e inserção estratégica do Brasil no plano internacional. 

A reunião, realizada no Palácio do Planalto, foi acompanhada por representantes de diferentes ministérios e por Adolfo Sachsida, representante do Gabinete de Transição Governamental. 

Entre 12 de maio de 2016 e 19 de novembro deste ano, a inflação acumulada em 12 meses caiu de 9,32% para 4,56%, a taxa básica de juros passou de 14,25% para 6,5% e o risco país reduziu mais de 200 pontos, chegando a 147,5. O saldo da balança comercial aumentou 35% e o índice da Bolsa de Valores de São Paulo subiu 64,8%. 

A aprovação do teto dos gastos (Emenda Constitucional 95), a Taxa de Longo Prazo (TLP), a reestruturação do Fies e a antecipação de pagamento de empréstimos pelo BNDES e a redução do número de empresas estatais foram algumas das medidas destacadas para o reequilíbrio fiscal. 

Para a melhoria do ambiente de negócios e retomada do emprego, a modernização da legislação trabalhista criou novas modalidades de contratação e aumentou a segurança jurídica de empregadores. Entre janeiro e outubro, 790.579 vagas de trabalho formais foram criadas no País, uma variação positiva de 2,09% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Outra inciativa para reduzir entraves aos investimentos foi a simplificação do pagamento de impostos, com a implantação do eSocial para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões, por exemplo. 

A criação do Portal Único de Comércio Exterior foi destacada como importante iniciativa para o Brasil ter avançado 43 posições no relatório Doing Business do Banco Mundial, que mede o ambiente de negócios dos países. 

Além dos avanços em acordos comerciais, outro importante projeto na política externa foi a implementação de visto eletrônico para Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A quantidade de vistos emitidos para o Brasil nestes países aumentou 61,5% em outubro deste ano, em relação ao ano passado. 

No contexto internacional, o Brasil também atuou no pedido formal de ingresso à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O País aderiu a 56 instrumentos, solicitou a adesão a outros 79 e está pronto para aderir a mais 70 (cerca de 85% do total).

Fonte: ASCOM/Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: