A Constituição Federal do Brasil completa, hoje, 30 anos, desde que foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Elaborada pela Assembleia Nacional Constituinte, sob a presidência de Ulysses Guimarães, foi batizada de Constituição Cidadã, por ter contemplado os direitos sociais e individuais dos cidadãos brasileiros.
O ministro da Casa Civil e vice-presidente de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, disse que “o Brasil celebra hoje os 30 anos da promulgação de sua constituição, fundamento de sua democracia, de sua liberdade e de sua justiça social. Cabe a cada um de nós fazer valer o rico texto constitucional. As garantias constitucionais devem ser materializadas”.
Para Padilha, “a Constituição Cidadã é moderna, condizente com os dias atuais e fundamental para que possamos continuar sendo esse país democrático e amparador dos direitos individuais de nossa cidadania”.
Sobre Dr. Ulysses, o ministro afirmou que ele foi o grande idealizador da Constituição de 1988, liderando com maestria qualificados juristas, cientistas políticos e outros distintos legisladores para que cada artigo da Constituição traduzisse o sentimento de um povo que buscava democratizar por inteiro sua vida social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário