terça-feira, 2 de outubro de 2018

Parceria entre PNUD e Casa Civil, programa Viva Voluntário estreia em cinco cidades

O Programa Nacional de Voluntariado - Viva Voluntário estreia localmente em três cidades brasileiras durante o mês de outubro: Porto Alegre/RS, São Paulo/SP e Brasília/DF serão as primeiras capitais a receberem a cerimônia de lançamento do projeto. Já Salvador/BA e Boa Vista/RR celebram o começo das atividades locais em novembro.
Os eventos marcam o início da estratégia de sensibilização local junto a entidades da sociedade civil e aos setores público e privado para engajamento em ações voluntárias. Para dar início às atividades do programa, foram escolhidas cinco capitais, uma em cada região do Brasil.
O Viva Voluntário, que reúne políticas para o fomento à participação comunitária por meio do voluntariado, tem como principal ferramenta sua plataforma virtual (www.vivavoluntario.org), no ar desde o último 28 de agosto. A página funciona em formato de rede social e conecta oportunidades de voluntariado com pessoas interessadas em doar seu tempo para atividades voluntárias. O projeto é uma parceria entre a Casa Civil da Presidência da República e o PNUD, e todas as atividades do projeto são identificadas de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o qual contribuem.
Para o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, coordenador do Programa, “quando os voluntários se doam a uma causa, saem, eles mesmos, cativados e transformados por estas experiências”. E, acrescentou: “a sociedade brasileira tem como objetivos fund
amentais, insculpidos em nossa Constituição Federal, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. A experiência dos voluntários, de fomento à participação cidadã e responsabilidade cívica – que estimula a cultura da paz e do respeito ao bem comum –, nos aproxima destes objetivos, nos aproxima de uma sociedade mais justa e solidária”.
Cidades-piloto
A partir de outubro, além da plataforma, o programa passará a executar sua estratégia de sensibilização local, na qual equipes do PNUD trabalharão regionalmente para engajar instituições e cidadãos.
O programa Viva Voluntário atuará em parceria com Organizações da Sociedade Civil locais que fazem parte de seu Conselho Gestor, bem como com a área de responsabilidade social de empresas privadas, para a mobilização de entidades e engajamento da sociedade civil em ações relativas às necessidades de cada região.
As três primeiras capitais – Porto Alegre, São Paulo e Brasília – receberão eventos de lançamento em outubro. Já as regiões Norte e Nordeste sediarão o evento em novembro.
Eventos
Em Brasília, a cerimônia de lançamento do programa Viva Voluntário será em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Programa Brasília Cidadã, no Palácio do Buriti, em 18 de outubro às 14h30. Na ocasião, além da apresentação do projeto, estarão presentes as principais autoridades locais que trabalham para a promoção do voluntariado.
Representante da Região Sudeste no projeto, São Paulo receberá o evento em 17 de outubro, na Escola Municipal de Administração - EMASP, das 15h às 17h. Em seguida, a capital gaúcha receberá o evento, em 19 de outubro, no auditório Érico Veríssimo, da Fecomercio-RS, a partir das 9h30. Salvador e Boa Vista iniciarão as atividades de sensibilização em novembro. As cerimônias de lançamento serão em 6 e 8 de novembro, respectivamente, em local e horário a definir.
O programa
O Programa Nacional de Voluntariado é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o PNUD, que reúne esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento dos cidadãos em ações transformadoras da sociedade. Baseado no Decreto 9.149/2017, que dá origem ao programa e ao Prêmio Viva Voluntário, o projeto cria ferramentas que fomentam o desenvolvimento de ações voluntárias e de educação para a cidadania.
Serviço: Lançamento regional do programa Viva Voluntário
São Paulo
Escola Municipal de Administração - EMASP
17 de outubro, às 15h

Brasília
Palácio do Buriti – Salão Branco
18 de outubro, às 14h30

Porto Alegre
Auditório Érico Veríssimo da Fecomercio-RS
19 de outubro, às 9h30

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Casa Civil com informações do Site do PNUD Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: