sexta-feira, 9 de março de 2001

Joinville vive a festa dos seus 150 anos

Prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira homenageia Eliseu Padilha 
com a medalha de ouro comemorativa aos 150 anos
Não faltarão opções para os joinvilenses comemorarem os 150 anos da maior cidade catarinense. A programação do feriado no aniversário de Joinville começa antes do amanhecer, com uma alvorada festiva, e só será encerrada por volta da meia noite. 

Um desfile com mais de 4,5 mil pessoas e a inauguração do monumento do sesquicentenário "A Barca" devem atrair milhares de pessoas para o Centro da cidade. O desfile inicia às 9 horas e será realizado na avenida Beira-rio, entre as ruas Itaiópolis e Princesa Isabel, reunindo alunos e integrantes de grupos artísticos da cidade. 

O prefeito Luiz Henrique da Silveira inaugura, às 11h30, o monumento "A Barca", o principal marco das comemorações do sesquicentenário. Produzida em concreto armado e pesando 75 toneladas, a barca foi instalada ao lado do marco da colonização, às margens do rio Cachoeira, em frente à sede do centro administrativo da Prefeitura. 

Com 20 metros de comprimento e seis metros de altura, o monumento conta a história de Joinville através dos 150 anos, com ícones arquitetônicos que representam temas históricos do município: estação ferroviária, chaminés das indústrias, carroções, rua das Palmeiras, monumento ao colono, bicicletas, danças, orquídeas, casa de enxaimel e outros. O projeto é do designer joinvilense César Dobner, 50 anos, e custou R$ 98 mil. 

A idéia técnica da obra, segundo Dobner, é uma lâmina de concreto armado em relevo, numa leitura contemporânea em forma da barca Colon, que trouxe os primeiros colonizadores para Joinville, em 1851. 

Várias autoridades brasileiras e do exterior confirmaram presença na participação, hoje, dos festejos pelos 150 anos de Joinville, entre eles os ministros da Cultura, Francisco Weffort; dos Transportes, Eliseu Padilha; e o chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Aloysio Nunes Ferreira; o cônsul da rússia Igor Fedochenko; embaixador da Alemanha, Hans Boto Betran; prefeita de Langenhagen, Waltraud Kruckberg; cônsul de Portugal, Jorge Teixeira Sampayo; e o embaixador da Suíça, Jürg Leutert. 

O prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira homenageia Eliseu Padilha com a medalha de ouro comemorativa aos 150 anos. A cerimônia acontece durante o jantar dos 150 anos de Joinville, às 23h30, na Sociedade Harmonia Lyra.

Fonte:  A Notícia
09/03/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: