segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Peemedebistas gaúchos discutem estratégias para as eleições deste ano

Eliseu Padilha, Requião, Simon e Fogaça
Brasília – Disposição, estratégia, espírito de liderança e unidade marcaram o Encontro Estadual de Verão, no último sábado (30) em Capão da Canoa/RS, organizado pelo PMDB-RS e pela Fundação Ulysses Guimarães Nacional. Foram cerca de oito horas de reunião, com as 33 coordenadorias regionais do partido no Estado e seus dirigentes, que demonstraram que estão dispostos a suar a camisa para garantir a vitória do PMDB nas eleições de 2010. 

As reuniões com as coordenadorias foram presididas pelo prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, candidato do Partido ao Governo do Estado, pelo senador Pedro Simon, presidente do PMDB-RS, e pelo deputado Eliseu Padilha, secretário-geral do PMDB-RS e presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional. 

Ao abrir os debates, Fogaça agradeceu imediatamente a participação maciça dos representantes de todo o Rio Grande do Sul o que, segundo ele, mostra a pujança da militância e a forte liderança do comando partidário. "Hoje o PMDB começa a pensar a estratégia para vencer as eleições", declarou. 

Para facilitar os trabalhos, o PMDB-RS recolheu pesquisa realizada com as coordenadorias regionais. As respostas fazem referência à base econômica, as quatro principais obras do partido enquanto governo, as quatro principais reivindicações e também uma posição sobre o quadro político em cada ponto do território gaúcho. 

Encontro – Depois da intensa maratona de reuniões de trabalho, o prefeito José Fogaça discursou para os mais de 3 mil peemedebistas presentes em Capão da Canoa. “Isto o que está acontecendo aqui, emergindo do chão e do olhar de cada pessoa, essa energia civil, ela não foi feita de ontem para hoje, ela vem de uma longa história de luta, de um partido que está enraizado na história do Brasil, que escreveu a Constituição e garantiu as instituições públicas”. 

Fogaça declarou que um partido com o tamanho do PMDB – organizado em 5 mil municípios e que elegeu 1.200 prefeitos nas últimas eleições – quase o dobro do segundo colocado naquele pleito – não pode abrir mão de ter um projeto para governar o Brasil. “Não basta apenas ser grande, temos que ter candidato à presidência da República, e o nosso candidato é Roberto Requião”, sustentou. 

Candidatura própria – O governador do Paraná, Roberto Requião, pré-candidato do PMDB à Presidência da República, também prestigiou o encontro. Ao abrir seu discurso, ele afirmou que "a candidatura própria à presidência da República é uma obrigação do PMDB com o povo brasileiro". Requião disse que o PMDB precisa defender as classes populares como aponta o estatuto do partido. "Queremos levantar essa bandeira e convencer as bases de que podemos governar o Brasil", complementou. O país precisa de um projeto novo de governo, que mantenha as políticas sociais existentes, mas que também seja independente nas questões econômicas. "Somos um mercado à disposição dos exploradores ou uma nação?", questionou Requião. 

O governador paranaense ainda parafraseou Ulysses Gimarães: "o nosso índio errante vaga, mas por onde quer que ele vá, os ossos dos seus carrega. Carrega-os não para a vendita, mas porque também os mortos vigiam e governam os vivos". E finalizou o discurso afirmando que ou o PMDB tem candidato ou irá desaparecer. 

Presenças – Marcaram presença no Encontro, os deputados federais Eliseu Padilha, Ibsen Pinheiro, Mendes Ribeiro Filho, Darcísio Perondi, os deputados estaduais Alceu Moreira, Alberto Oliveira, Alexandre Postal, Edson Brum, Luiz Fernando Záchia, Sandro Boka, Nelson Härter e Gilberto Capoani, os secretários de Estado Márcio Biolchi (Desenvolvimento e Assuntos Internacionais), Marco Alba (Habitação) e Osmar Terra (Saúde), o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o presidente da Ceasa, Elmar Schneider, o senador por Minas Gerais, Wellington Salgado, o senador por Santa Catarina, Neuto de Conto, o ex-governador e ex-senador por Santa Catarina, Cacildo Maldaner, os ex-ministros Odacir Klein e Luiz Roberto Ponte, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, e os prefeitos de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e de Santa Maria, Cezar Schirmer. 

Ainda o tesoureiro do PMDB/RS, Rospide Neto, os representantes dos núcleos de apoio, Eunice Flores (Mulheres), Rafael Braga (Juventude), Clovis André da Silva (Movimento Negro), Otalício da Rosa (Comunitário), Antônio Sarti (Segurança), Roberto Camargo (Tradicionalistas), Cláudia Costa (Socioambiental), da Associação de Prefeitos e Vices, Clair Kuhn, e da Associação de Vereadores, Daniel Schaefer. 

Também estiveram presentes prefeitos, vices, vereadores, coordenadores, presidentes das executivas municipais e membros da nominata de candidatos a deputado estadual e federal de todo o Rio Grande do Sul.

Fonte: pmdb.org
01/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: