segunda-feira, 18 de maio de 2015

Secretaria de Aviação Civil vistoria aeroportos no Piauí

                               Aeroporto Raimundo Nonato. (Foto: Divulgação)
Aeroportos previstos no programa de aviação regional em quatro municípios do Piauí – Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus - receberam visita técnica da Secretaria de Aviação Civil, Banco do Brasil e o governo do Estado na semana passada. Durante as visitas, a equipe aprovou os aeroportos para passarem a receber investimentos do programa.

Segundo o diretor do PROFAA, Eduardo Bernardi, os investimentos devem começar no próximo ano. “Com as obras, a SAC vai dotar esses aeroportos de todas as instalações necessárias para a operação de aeronaves comerciais”, explicou. Após as vistorias, a SAC vai se reunir com as projetistas e o Banco do Brasil, gestor do programa, para o andamento dos projetos.

Após as vistorias, a SAC autorizou os aeroportos de Picos e São Raimundo Nonato a passarem para a última etapa de planejamento do programa: o anteprojeto. (Entenda aqui as 5 etapas do programa de aviação regional) Paralelamente à elaboração do anteprojeto, o governo deve realizar intervenções necessárias nos sítios aeroportuários e liberar o licenciamento ambiental para que o processo de licitação seja iniciado. Ainda não há previsão.

Com os investimentos, Picos pode se tornar o hub (aeroporto distribuidor de voos) regional. As intervenções serão na pista de pouso e decolagem, no pátio, no terminal de passageiros e no estacionamento de veículos. São Raimundo, localizado na Serra da Capivara, principal acesso ao parque homônimo considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, também receberá investimentos na pista e na pista de taxiway. Atualmente, o principal acesso ao parque é por Teresina, localizada a 500km de distância.

A SAC autorizou a elaboração do estudo preliminar para o aeroporto de Bom Jesus. A pista de pouso e decolagem será recuperada e reforçada e ainda haverá intervenções no pátio e no terminal de passageiros. A cidade é focada na agricultura e conta com grande movimentação de jatos particulares. No caso de Floriano será feito um novo Estudo de Viabilidade Técnica.

O programa
Além dos quatro municípios visitados pela equipe técnica, outros três receberão investimentos do programa de aviação regional no Estado do Piauí. São eles: Corrente, Parnaíba e Paulistana.

O programa de aviação regional foi criado em 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes dos grandes centros. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional – atualmente existem 255.

A ideia é deixar 96% da população a pelo menos 100km de um terminal de passageiros. Atualmente, 40 milhões de pessoas estão a uma distância maior que esta de um aeródromo e apenas 77 aeroportos regionais operam voos comerciais com regularidade.

O investimento do programa é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. As contratações das empresas responsáveis pelos estudos e obras são feitos diretamente pelo governo federal e não há repasse de verbas a estados e municípios.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: