O Ministro dos Transportes,
Eliseu Padilha e o chefe do 10º Distrito Rodoviário do DNER Haroldo Matta,
assinaram ontem os contratos com quatro empresas de consultoria, vencedoras da
licitação pública realizada para a elaboração do projeto final de engenharia da
duplicação dos 219 quilômetros da BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas, antiga
reivindicação da Zona Sul do Estado.
As empresas contratadas foram a Magna
Engenharia Ltda. (lote1), Ecoplan Engenharia Ltda. (lote 2), STE – Serviços
Técnicos de Engenharia S/A (lote3) e Enecon S/A – Engenharia e Economistas
Consultores (lote 4). Esta etapa consumirá R$ 6,2 milhões.
Segundo afirmou Padilha, a
disposição do governo federal é de ver as obras concluídas até dezembro de
2002. A fase de elaboração dos projetos é de 300 dias, prazo que o Ministro dos
Transportes espera ser reduzido para seis meses.
A solenidade foi realizada no
salão Júlio de Castilhos, com a presença de vários deputados federais e
estaduais, prefeitos, vereadores e empresários da área dos transportes. Em seu
pronunciamento, o ministro Padilha disse que a busca de recursos para a
execução das obras, estimadas em R$ 520 milhões, já está sendo providenciada
junto aos organismos internacionais de financiamento. Para o ministro, uma vez
efetuada a duplicação, os maiores beneficiados serão os usuários da BR-116, que
irão trafegar com maior fluidez e segurança, reduzindo o tempo de viagem e
reduzindo significativamente os acidentes de trânsito.
Padilha aproveitou o evento para
anunciar que na ultima semana o Governo Federal liberou R$ 60,3 milhões para a
execução de serviços de restauração, conservação, eliminação de pontos críticos
e construção de rodovias federais no Rio Grande do Sul. As obras de eliminação
de pontos críticos referem-se a construção de trevos nas BR’s 116, 285 e 386, e
as de construção nos seguintes trechos: BR 101, entre Tavares e São José do
Norte e entre Osório e Torres; BR-285, entre Vacária e a divisão com Santa
Catarina; BR-116, viaduto no cruzamento da rua Rincão, em Novo Hamburgo;
BR-158, entre Santa Maria e Rosário do Sul; BR-486, entre Três Passos e Porto
Soberbo; BR-481, entre Santo do Jacuí, Sobradinho e Candelária; BR-386, entre
Lajeado e Canoas, incluindo a ponte sobre o rio Taquarí; BR-472, contorno de
Santa Rosa e acesso ao aeroporto de São Borja; e BR-158, em Júlio de Castilhos.
A duplicação da BR-116, um dos
trechos da Rodovia do Mercosul em solo gaúcho, está prevista no Programa Avança
Brasil DO Governo Federal. A estrada também é conhecida como corredor de
exportação para o Porto de Rio Grande. A estimativa é de que trafegam pela
rodovia, em média, 12 mil veículos por dia.
Fonte: Folha do Sul / Caxias do Sul 04/07/2000
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