quarta-feira, 3 de março de 2010

Peemedebistas relembram exemplo político de Tancredo Neves

Tancredo Neves e Ulysses Guimarães
Brasília – Nesta quinta-feira (04/03/2010), o país comemora o centenário de um dos maiores nomes da história recente do Brasil: Tancredo Neves. Símbolo do processo político que culminou no fim da ditadura militar no país, o político, nascido em São João del-Rei, interior de Minas Gerais, foi o protagonista de uma trajetória que é relembrada com orgulho pelo PMDB e por seus companheiros de legenda. 

Em mais de 50 anos de vida pública, Tancredo reuniu em torno de si o maior potencial de esperança quando se candidatou para disputar a presidência pelo Colégio Eleitoral. Depois de vencer o pleito indireto decidido pelo Congresso Nacional, Tancredo se preparava para assumir a presidência da República, quando foi dominado pela doença que ceifou sua vida em abril de 1985. 

O presidente do Senado, José Sarney (AP), que assumiu a presidência da República quando Tancredo faleceu, destacou o papel desempenhado pelo político mineiro no processo de redemocratização do país. “Mártir, como bem definem as religiões, é aquele que aceita o sacrifício pela sua fé. Tancredo é o mártir. Ele aceitou morrer porque esse é seu destino, é a exigência de sua fé: a democracia, a transição”, declarou. Sarney ressaltou que Tancredo preferiu se sacrificar naquele momento da história para assegurar à população a volta da democracia. "Ele sabia o que custara chegar àquele instante. Se ele aceitasse hospitalizar-se dias antes, a transição não ocorreria. O problema institucional estava implantado Ele caminhou até o fim. E até o fim foi fiel ao povo brasileiro”, disse. 

Eliseu Padilha e José Sarney
Presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, Eliseu Padilha (RS), afirmou que para aqueles que desejam trabalhar a formação política, que é o real papel do homem público, do político, não podem concluir seus estudos sem passar pelas lições de Tancredo Neves. “Homem democrata, aberto aos diálogos, permanentemente construtor de soluções. Um temperamento dócil, mas um guerreiro permanente das idéias da democracia, da participação popular e da resolução dos problemas da sociedade. 

Eliseu Padilha descreveu Tancredo como um homem que tinha visões de nação e de estado como poucos. “Nada mais justo que se preste homenagem a este grande brasileiro que, por causa de suas idéias e seus compromissos, está cada vez mais presente no dia a dia do mundo político nacional. Tenho certeza este é um panteão onde ele vai permanecer durante muitos e muitos anos”, ressaltou. 

Sessão Solene – O Congresso Nacional realiza hoje (03), às 10h, sessão solene em Homenagem ao Centenário de Tancredo Neves. A homenagem será realizada no Plenário do Senado.

Fonte: pmdb.org
03/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: