quinta-feira, 5 de maio de 2011

McMillan mostra a importância das redes sociais nas campanhas

Michel Temer, Eliseu Padilha, Valdir Raupp, José Sarnei e Renan Calheiros - Workshop Internacional PMDB

Michel Temer, Eliseu Padilha, Valdir Raupp, José Sarnei e

Renan Calheiros - Workshop Internacional PMDB
Brasília (DF) – O palestrante Mathew Alvarez McMillan uma das cabeças pensantes da campanha do presidente Barack Obama falou sobre a importância das redes sociais e do empoderamento das bases em uma campanha eleitoral. Na opinião de McMillan, existe uma revolução que está acontecendo no mundo todo com as novas tecnologias que estão desmantelando sistemas e governos. “As novas tecnologias introduzidas nos últimos dez anos desmantelou sistemas. 

As pessoas estão mais interconectadas. O que aconteceu no Egito é que as pessoas conseguiram se reunir e derrubar ditaduras. É uma um fenômeno que varre o mundo”. Pensador da campanha de redes sociais de Barack Obama, frisou insistemente na sua palestra que as bases precisam participar das campanhas, pois elas seguem uma ideia, uma bandeira, uma proposta. “O foco central do sucesso do Obama foi devolver os controles sociais às bases por meio do empoderamento e, isso foi feito pelo uso da internet, por meio das redes sociais”. Ele lembrou que a campanha do Obama abraçou e correu riscos, ao conceder as bases o empoderamento. 

“A nossa intenção era criar uma campanha de baixo para cima, com a participação da base. Porque as pessoas empoderadas quebram paradigmas”. Além disso, ele destacou que campanha do Obama foi uma coalização de “pessoas excluídas”. Mathew McMillan destacou a importância do Obama criar sua própria mídia. “O Obama foi uma exceção, pois foi o único candidato americano que criou a sua própria mídia social”. Ao concluir, Mathew Alvazer McMillan falou sobre a participação dos políticos no mundo que estão a cada dia mais participando das redes sociais. E, chamou a atenção: “o importante é a autenticidade e as bases tem que conhecer o político de carne e osso”. 

E, frisou que a o trabalho com a Internet durante uma campanha eleitoral não é mágica, ele precisa o tempo todo ser analisado. Alem disso, todas as pessoas e todos os campos envlvidos numa campanha precisam ser integrados. Debate – O Presidente Nacional da Juventude do PMDB, Gabriel Souza, destacou a crescente participação da população brasileira na internet. “Os indicadores mostram que cada dia mais as pessoas estão aderindo ao uso da internet. 

No entanto, ainda é necessário entender como utilizar esse potencial nas campanhas eleitorais”, afirmou. Para Gabriel, o partido deve criar novas estratégias para atrair os jovens que estão utilizando as redes sociais. “É preciso entender que muitas pessoas no Brasil pensam que são Barack Obama e acreditam que podem repetir o sucesso eleitoral do presidente americano. Em nosso país, muitos políticos acabam sendo criticados nas redes sociais. O PMDB deve criar um observatório desse fenômeno”, defendeu. Já a Secretária-geral do PMDB Mulher nacional, Regina Perondi, acredita que a palestra chamou a atenção para duas palavras-chave: revolução política. 

“Nos Estados Unidos tem uma cultura de voluntariado solidificado há muitas décadas, por isso Obama conseguiu que a população se mobilizasse para angariar recursos para a campanha. Lá foram 35 mil grupos voluntários e 5 milhões de pessoas doando recursos para o candidato”, exemplificou. De acordo com Regina, educar os candidatos é uma das revoluções propostas pelo PMDB e pela Fundação Ulysses Guimarães, presidida por Eliseu Padilha. “Este evento sinaliza para esta vontade de mudar. Todos nós somos parte do partido, temos que ter vez e voz para poder repensar nossa legenda.


Assista a palestra legendada 


Fonte: pmdb.org
05/05/2011


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