segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FUG/ES: “Três anos de estradas… e bandeiras”

Presidente Fundação Ulysses Guimarães Nacional deputado Eliseu Padilha
Há três anos iniciamos no estado do Espírito Santo uma das mais revolucionárias formas de inclusão do cidadão no universo da política. Com o empenho e a dedicação de nossos companheiros da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, liderados pelo deputado federal e presidente da FUG Eliseu Padilha (PMDB-RS), compartilhamos idéias e sonhos para, através da EDUCAÇÃO, promover um encontro entre a qualidade tão necessária nas representações políticas e a capacitação do eleitor, com as aulas no formato EAD, oferecidas em parceria de importantes Instituições como a UnB (Universidade de Brasília); UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), e assim, apresentar à sociedade um novo modelo do “fazer política”, permitindo aos cidadãos comuns, o direito de enxergar a atividade política como algo de extrema relevância para a vida, e que portanto, requer capacitação, tanto para quem é candidato aos cargos, quanto para quem vota. 

 Como toda e qualquer ação, cujo cerne é promover o desenvolvimento, sobretudo do ser humano, não foram só flores que encontramos pelo caminho. As dificuldades fazem parte desse processo, no entanto, para nós da FUG/ES, estas só serviram de estímulo para que buscássemos em cada cantinho do nosso estado, os valentes que se dispuseram a fazer os cursos de preparação para MEDIADOR, e assim, levar para os seus respectivos municípios a proposta de promover uma nova realidade social e política, pela via do CONHECIMENTO. Nos três cursos oferecidos, iniciados em 2007: Curso Básico de Formação Política “Ulysses Guimarães”; Curso Preparatório para Prefeitos, Vices e Vereadores e o Curso para Gestores Públicos Municipais, alcançamos o patamar de mais 4mil cursistas. 

Mesmo com as dificuldades naturais presentes num trabalho de cunho voluntário, temos a certeza de que ainda haverão muitas outras razões para celebrar, pois tem sido significativo o número de pessoas que procuram as sedes do PMDB no Espírito Santo, para fazerem questionamentos sobre a dinâmica dos cursos EAD e em muitos casos, nascendo dessa iniciativa uma nova turma de cursistas. Além disso, os contactos que estão sendo feitos conosco, não se resume a exclusivamente cidadãos interessados na “formação política”. 

Entidades de nível técnico e superior no Espírito Santo, decidiram que o EAD de formação política da FUG/ES seria objeto de “temas transversais” na grade curricular, fortalecendo assim o aspecto da necessidade de inserção da ciência política nas escolas. Nesta oportunidade quero agradecer a todos os companheiros do PMDB e da FUG/ES que há 3 anos aceitaram o desafio de oferecer aos cidadãos capixabas a oportunidade de conhecer a atividade política, sob uma ótica nunca antes apresentada por outra agremiação partidária, e que tem promovido uma disposição para o entendimento da importância em participar do processo político, capacitando-se e contribuindo para a formação de novos perfis na política capixaba e do Brasil. E de suma importância registrar que este caminho pavimentado pela FUG abrigará os novos militantes do PMDB. 

(*) Presidente da Fundação Ulysses Guimarães – Espírito Santo

Fonte: pmdb.org
29/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: