quarta-feira, 9 de abril de 1997

Eliseu Padilha se credencia a assumir Transportes

Eliseu Padilha
Com o apoio do governador Antônio Britto, do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer e do líder do PMDB, Gedel Vieira Lima, o deputado Eliseu Padilha (PMDB/RS) está credenciado para ser o novo ministro dos Transportes substituindo o gaúcho Alcides Saldanha. 

Padilha disse ontem que se sente honrado com a lembrança de seu nome, inclusive por ministros e a maioria da bancada peemedebista, na disputa com os outros seis deputados que formam a bancada gaúcha do PMDB.

"Ninguém será ministro sem apoio do governador do Estado", salientou Eliseu Padilha. Mesmo revelando que os sete deputados do PMDB querem o Ministério dos Transportes, ele admite que é o preferido de Antônio Britto. "O governador Antônio Britto tem crédito junto ao governo federal e ser lembrado por ele já é meio caminho andado", afirmou Padilha, que já foi secretário do Trabalho, Cidadania eAssistência Social no governo Britto e agora cumpre seu primeiro mandato como deputado federal, sendo o 1° vice-líder do PMDB na Câmara.

Eliseu Padilha leva vantagem nessa disputa. Primeiro porque o governador Antônio Britto já manifestou que não abre mão do Ministério dos Transportes, exigindo que fique com um gaúcho, sendo pública sua preferência por Padilha. Depois, o próprio Michel Temer, aliado de Fernando Henrique Cardoso,  também sustenta que o ministro deve sair da Câmara dos Deputados, e aposta em Padilha.

Dia decisivo

O deputado Eliseu Padilha tem hoje um dia decisivo, com a presença do governador do Estado em Brasília. Além de acompanhar a votação da reforma administrativa, Antônio Britto se reúne no início da tarde com a bancada gaúcha do PMDB e também foi chamado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, para conversarem sobre o ministério.

Padilha fala que há muita especulação alertando que a decisão será do presidente da República. No entanto, espera para as próximas horas uma confirmação de seu nome pelo presidente Fernando Henrique.

O presidente tinha descartado fazer qualquer mudança ministerial antes da votação da reforma administrativa. Saindo a reforma, FHC deve anunciar em seguida o sucessor de Alcides Saldanha.

Com tranqüilidade, Eliseu Padilha se manifestou sobre as recentes declarações do atual ministro dos Transportes afirmando seu desejo de continuar no cargo. "Alcides Saldanha é um homem sério, digno e competente. Considero justa sua pretensão de continuar no ministério".

Diante da pressão que existe também por parte de outras bancadas, Padilha analisa que neste momento o mais importante é garantir que o ministério permaneça com o PMDB do Rio Grande do Sul. Chega a dizer, ainda, que qualquer um dos sete deputados gaúchos do PMDB tem competência para administrar o importante ministério.

Padilha admite que, pelo seu favoritismo, passou a ser bajulado no Congresso Nacional. Muitos políticos o procuram, como se já fosse ministro. Mas adverte: "Eu notei uma mudança, mas nem quero comentar porque esse tipo de coisa não contribui nesta hora". 

Fonte: Jornal do Comércio de 09/04/1997

Veja em outros formatos:

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: