quarta-feira, 28 de março de 2001

Eliseu Padilha e Sarney Filho trabalham juntos pela elaboração da Agenda Ambiental Sustentável


Ministro dos Transportes Eliseu Padilha
O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho e o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha abriram agora pela manhã (28/03/01), o Seminário de Capacitação Básica em Meio Ambiente e Transporte. 

O objetivo principal do evento é estabelecer uma agenda ambiental sustentável permanente e capacitar dirigentes e técnicos para as ações de infra-estrutura do Governo, especialmente no o setor de transporte. Para uma platéia de mais de 200 pessoas, o ministro Sarney Filho traduziu a iniciativa da realização do seminário como sendo o marco da implantação do Núcleo de Meio Ambiente que irá articular as ações entre as duas partas: Transportes e Meio Ambiente. 

Também foram destacados os principais problemas ambientais gerados pela matriz da infra-estrutura de transporte, baseada principalmente no modal rodoviário (90%), que resulta na emissão de poluentes que contribuem para a degradação da qualidade do ar. 

Assim, aumentam os gastos com saúde pública e diminui a produtividade da população afetada pela poluição, gerando prejuízos sociais e econômicos para o país. O Ministro citou como exemplo a cidade de São Paulo, onde cerca de 20 mil pessoas morrem por ano, em conseqüência da contaminação atmosférica. Sarney Filho aponta como uma das soluções viáveis, para os grandes centros, o estímulo à expansão do sistema metro-ferroviário, a utilização de gás natural veicular nas frotas urbanas e o esforço concentrado do governo para alcançar a independência energética. 

É reconhecendo todo este contexto que o governo preocupa-se com a relação direta entre possíveis agressões ao meio ambiente e a abertura de novas vias de transportes, tão necessárias para diminuir as dificuldades sociais e impulsionar o desenvolvimento do país. "Mas sabemos também que a ciência permite hoje, através de estudos, que possamos escolher aqueles menos impactantes", afirmou Sarney. 

"Daí a decisão conjunta do Ministério do Meio Ambiente, Planejamento e BNDES de promover estudos de impactos agregados quanto aos eixos de desenvolvimento do programa Avança Brasil". O Ministro encerrou, chamando atenção para a importância do esforço conjugado entre Transportes e Meio Ambiente para a construção de uma agenda comum em benefício de todos, agradecendo a oportunidade de participar diretamente da "construção dessa nova e promissora estrada: a Rodovia do Desenvolvimento Sustentável". 

Assessoria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: