domingo, 20 de junho de 2010

Eliseu Padilha quer conservação federal na BR-101 de Osório a São José do Norte

Ministro Eliseu Padilha
O deputado federal Eliseu Padilha quer que o Governo Federal assuma a manutenção da rodovia que liga Osório a São José do Norte, para impedir a deterioração do asfalto no trecho de 322 quilômetros. 

Padilha, que foi ministro dos Transportes no período 1997/2001, foi o responsável pela pavimentação desta importante rodovia para os municípios de Mostardas, Tavares, Bojuru, Estreito e São José do Norte, região de grande produção de arroz e cebola. 

O deputado conversou com o atual ministro, Paulo Sérgio Passos, e fez o requerimento oficial ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), para a inclusão do trecho rodoviário no Programa de Manutenção de Rodovias do Ministério. 

Padilha explicou que o trecho entre Osório e Rio Grande, após a pavimentação da BR-101, deixou de ser a “estrada do inferno” e tornou-se o caminho mais curto até o Porto do Rio Grande. Além de encurtar a distância em 90 km, os motoristas trafegam por um trecho sem pedágio, economizando tempo e pelo menos R$ 500 em tarifas. 

“A rodovia foi projetada para automóveis, mas tem suportado um tráfego intenso de caminhões carregados e dificilmente vai suportar o trânsito pesado por muito tempo”, explicou o deputado. Para que não se torne um trecho intransitável em breve, “é necessário que o DNIT absorva a manutenção”. 

Braço da Rodovia do Mercosul A BR-101 é uma das maiores rodovias federais do Brasil. É a principal ligação entre o Nordeste e as regiões Sul e Sudeste. Começa no Farol do Calcanhar, em Touros-RN, atravessa 13 estados pelo litoral do país e vai até o Rio Grande do Sul, terminando no km 422,1 em São José do Norte. 

Em toda a sua extensão, a rodovia tem 4.563,1 km. A pavimentação da BR-101 no Rio Grande do Sul representa um braço da Rodovia do Mercosul, interligando o porto rio-grandino ao maior corredor de exportação do país. 

Em território gaúcho, a BR-101 tornou-se importante via de acesso ao Porto do Rio Grande. De Osório a São José do Norte, a BR-101 coincide com a RST-101 em vários trechos, somando 104,1 quilômetros de sobreposição. A coincidência ocorre a partir do entroncamento com a BR-290. 

Com a conclusão da pavimentação, alguns segmentos da antiga estrada municipal existente, que não coincidiram com o traçado da BR, foram abandonados. A manutenção do trecho que hoje é utilizado para tráfego é de responsabilidade dividida entre o DNIT (federal) e o DAER (estadual). 

Entre Osório e Capivari, a rodovia tem 36 km, cuja pavimentação foi concluída em 2008 e o trecho está em bom estado de conservação. De Capivari até Bacopari são 39 km, trecho que teve o pavimento totalmente recuperado entre 2009 e 2010. O trecho de Bacopari até Tavares tem 113 km e a obra de recuperação do pavimento está em fase de licitação. Todos esses trechos são administrados pelo DAER. 

A partir de Tavares até São José do Norte são 130 km sob administração do DNIT. A pavimentação desse trecho foi concluída em 2008 e atualmente está em estado de bom para razoável. Para esse trecho está em curso uma licitação para conservação, com previsão para término até outubro de 2010. A conservação será semelhante ao Programa Crema, em que uma empresa mantém a rodovia por um período e recebe por resultado.


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