quinta-feira, 15 de março de 2001

Eliseu Padilha assina contrato para construção de navios no Porto de Itajaí/SC


Eliseu Padilha assina contrato para construção de navios Estaleiro Itajaí
Porto de Itajaí/SC
O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, assina nesta sexta-feira (16/03/2001), no Porto de Itajaí/SC, os contratos para construção de dois navios porta-contêineres. Com capacidade de 1700 TEUs (o TEU equivale a um contêiner de 20 Pés) os navios estão orçados em US$ 34,3 milhões cada um. 

A cerimônia acontece às 16 horas nas instalações do Estaleiro Itajaí S/A, empresa controlada pelo grupo carioca Metalnave S/A - Comércio, Indústria e Navegação cujo presidente, o armador Frank Wlasek, presidirá a solenidade. Encomendadas pela Oceania AGW Comércio e representações Ltda, subsidiária da P&O Ned Lloy, empresa anglo-holandesa sediada em Rotterdã, as embarcações começam a ser construídas logo após a assinatura dos contratos. O prazo de entrega dos navios é de 37 meses. 

De acordo com o engenheiro Paulo Rolim, da Metalnave, por conta desse projeto o estaleiro estará operando, dentro de um ano, com aproximadamente 18000 funcionários na unidade de Itajaí. Os dois navios terão 187,9 metros de comprimento, boca de 27,80 e pontal de 16,40 metros. Com 10,50 metros de calado, contam com motor 29 mil cavalos e terão velocidade de 21 nós. Para a construção de cada um deles, serão consumidas 6,500 toneladas de aço. 

GÁS E QUIMICOS 

A última grande embarcação que saiu do Estaleiro Itajaí foi o MetaltanqueIII, entregue a Metalnave em maio do ano passado no Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro. Primeiro navio químico - gaseiro construído no Brasil, tem capacidade para transportar seis mil metros cúbicos de gás e químicos a uma temperatura de 104 graus Celsius negativos. 

Com 114 metros de comprimento, teve o projeto da planta de gás executado pela multinacional Tractebel Gás Engineering, com um calado máximo de oito metros, permitindo a navegação em rios de pequena profundidade. 

Assessoria de Comunica Social - Ministério dos Transportes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: