Porto de Itajaí/SC |
O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha,
assina nesta sexta-feira (16/03/2001), no Porto de Itajaí/SC, os contratos para
construção de dois navios porta-contêineres. Com capacidade de 1700 TEUs (o TEU
equivale a um contêiner de 20 Pés) os navios estão orçados em US$ 34,3 milhões
cada um.
A cerimônia acontece às 16 horas nas instalações do Estaleiro Itajaí
S/A, empresa controlada pelo grupo carioca Metalnave S/A - Comércio, Indústria
e Navegação cujo presidente, o armador Frank Wlasek, presidirá a solenidade.
Encomendadas pela Oceania AGW Comércio e representações Ltda, subsidiária da
P&O Ned Lloy, empresa anglo-holandesa sediada em Rotterdã, as embarcações
começam a ser construídas logo após a assinatura dos contratos. O prazo de
entrega dos navios é de 37 meses.
De acordo com o engenheiro Paulo Rolim, da
Metalnave, por conta desse projeto o estaleiro estará operando, dentro de um
ano, com aproximadamente 18000 funcionários na unidade de Itajaí. Os dois
navios terão 187,9 metros de comprimento, boca de 27,80 e pontal de 16,40
metros. Com 10,50 metros de calado, contam com motor 29 mil cavalos e terão
velocidade de 21 nós. Para a construção de cada um deles, serão consumidas 6,500
toneladas de aço.
GÁS E QUIMICOS
A última grande embarcação que saiu do
Estaleiro Itajaí foi o MetaltanqueIII, entregue a Metalnave em maio do ano
passado no Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro. Primeiro navio
químico - gaseiro construído no Brasil, tem capacidade para transportar seis
mil metros cúbicos de gás e químicos a uma temperatura de 104 graus Celsius
negativos.
Com 114 metros de comprimento, teve o projeto da planta de gás
executado pela multinacional Tractebel Gás Engineering, com um calado máximo de
oito metros, permitindo a navegação em rios de pequena profundidade.
Assessoria
de Comunica Social - Ministério dos Transportes
Fontes: Welva Borges e ThatianaSouza
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