terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Ibovespa dispara 1.250 pontos em uma hora, com PMDB sinalizando fechamento de questão pela Previdência

SÃO PAULO - Após abrir sinalizando movimento de cautela, em linha com o desempenho dos principais índices acionários globais, o Ibovespa intensificou ganhos ainda na primeira hora de pregão, puxado sobretudo pela percepção de novos avanços nas negociações para a votação da reforma da Previdência. No radar, a bancada do PMDB deu os primeiros passos pelo fechamento de questão em torno do apoio às medidas, o que pode facilitar o caminho de outros partidos a fazerem o mesmo. Às 11h20 (horário de Brasília), o benchmark da bolsa brasileira subia 1,29%, a 74.033 pontos. O índice acumulou uma alta de 1.250 pontos da mínima do dia para cá, em pouco mais de uma hora.

No mesmo horário, os contratos de juros futuros com vencimento em janeiro de 2019 caíam 2 pontos-base, a 7,03%, ao passo que os DIs com vencimento em janeiro de 2021 recuavam 6 pontos-base, a 9,16%. Já os contratos de dólar futuro com vencimento em janeiro de 2018 apresentavam variação negativa de 0,71%, sinalizando cotação de R$ 3,229. Na avaliação do diretor de câmbio da Wagner Investimentos, José Faria Júnior, a tendência da moeda americana é de baixa no longo prazo e alta a médio prazo.


A despeito das dificuldades observadas para a aprovação da reforma previdenciária na Câmara dos Deputados antes do recesso parlamentar, o mercado dá novamente o benefício da dúvida ao governo. O presidente Michel Temer conta com cinco pilares estratégicos para avançar com a medida impopular mesmo com a aproximação da corrida eleitoral. Seriam eles: a narrativa de combate a privilégios, a costura com prefeitos (que desempenharão papel decisivo nas eleições, sobretudo para o caso dos deputados federais que tentarão reeleição), o acerto com as cúpulas partidárias, a possibilidade de liberação de mais recursos dos cofres para emendas parlamentares e a delegação de poder a Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: