quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Prefeitas se reúnem com ministro Eliseu Padilha sobre Aeroporto 20 de Setembro

Porto Alegre – Esperança e otimismo. Palavras que resumem o sentimento das prefeitas de Nova Santa Rita e Portão, Margarete Simon Ferreti e Maria Odete Rigon, que estiveram reunidas nesta terça-feira (3), em Brasília, com o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil (SAC), da Presidência da República, Eliseu Padilha. Intermediada pelo deputado federal Dionilso Marcon (PT), a agenda durou cerca de 40 minutos e tratou da viabilidade do Aeroporto Internacional 20 de Setembro, em Portão, após recentes polêmicas envolvendo a construção do futuro aeródromo ou a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Saí esperançosa. O ministro nos deu certeza de que o 20 de Setembro é uma realidade, destaca Margarete. Assinala que as obras do Salgado Filho, na visão de Padilha, não seriam impeditivo ao 20 de Setembro, visto a projeção do governo federal de esgotamento das operações aéreas na capital em 2029. E a obra do 20 de Setembro levaria de 7 a 12 anos, mas com ações práticas já, na ideia do ministro, começando em 2017, enfatiza.

Já a prefeita de Portão, Maria Odete Rigon, também demonstra otimismo após o encontro com Padilha. Ele nos tranquilizou e disse que o 20 de Setembro vai sair, mas que primeiro o governo precisará concluir a pista do Salgado Filho, que está prevista para quatro anos, diz.

A reportagem do Jornal NH tentou contato com Eliseu Padilha, mas não obteve retorno do ministro ou de sua assessoria.

Terreno será revisto

Uma das questões levantadas durante a reunião foi a possível revisão de espaços no terreno de 2,1 mil hectares previsto para o 20 de Setembro, em função da indefinição sobre a desapropriação de 40 a 50 famílias, moradoras da localidade de Socorro, em Portão, dentro do atual terreno. Ele nos disse que a atual posição da pista não pode ser modificada, pois foi aprovada pela Aeronáutica. Ficamos então de fazer um estudo para avaliarmos modificações na área do entorno, que poderá abranger além de Portão as cidades de Nova Santa Rita e Capela de Santana”, revela Maria Odete Rigon. Reunião na próxima semana entre as três prefeituras dará início a essa análise.

Na pauta

O deputado federal Dionilso Marcon (PT) exaltou o resultado do encontro. Foi bom e bem positivo. O ministro disse que pela questão econômica, de necessidade, de planejamento, o 20 de Setembro continua na pauta do governo, até porque o novo aeroporto nunca foi impedimento à manutenção do Salgado Filho, garante Marcon.

Ele elogia a postura firme e sem medo de Padilha no tema, mas estima que em menos de cinco anos o 20 de Setembro não sairá do campo das intenções e estudos, em função dos desdobramentos envolvendo a ampliação da pista do Salgado Filho.

Ampliação da pista do Salgado Filho

O prefeito da capital, José Fortunati, esteve reunido nesta terça-feira, em Brasília, com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Na encontro, o prefeito recebeu de Vale a informação de que o Conselho de Administração da Infraero deve decidir, no próximo dia 24, pela provável ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. A obra está orçada em R$ 1 bilhão, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), mas que ainda não foi lançado.

O que prevê o projeto do Aeroporto 20 de Setembro

* Construção de um aeroporto internacional no município de Portão, no Vale do Sinos;

* Área destinada de 2.100 hectares, cinco vezes maior que a do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre;

* De duas pistas de pouso e decolagem, somando 4 mil metros, com possibilidade de construção de mais duas, o que viabilizaria decolagens simultâneas, ao moldes do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo;

* Construção de um terminal de passageiros;

* A área reservada para o 20 de Setembro têm acesso pelas BR-386, BR- 448, BR-116 e RS-240, estando localizada a cerca de 25 quilômetros da capital.


Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: