sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ministro defende a importância de ampliar a pista do aeroporto de Porto Alegre

Durante reunião de apresentação do plano diretor atualizado do Aeroporto Internacional Salgado Filho, elaborado pela Infraero em 2011, o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, defendeu a ampliação da pista de 2.280m para 3.200m visando maior segurança para os passageiros. O assunto foi discutido nesta sexta-feira (06/02), em Porto Alegre.

A abertura do processo de licitação para a obra foi um pedido do próprio ministro à Infraero e será analisada na próxima reunião do Conselho de Administração da empresa, marcada para o dia 24 deste mês. Sobre os motivos para definir isso ainda neste mês, o ministro garantiu que não se trata apenas de uma questão de demanda. “A pista opera hoje com 54% da sua capacidade. Portanto, o problema não é a capacidade da pista. O problema é de uma pista mais larga e mais extensa, que dá mais segurança. Esse foi o meu convencimento. Por isso pedi ao conselho da Infraero que mudasse sua posição de aguardar por outras informações que esperavam do Rio Grande do Sul e deliberassem sobre o assunto já na próxima reunião”, explicou Padilha.

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, presente à reunião, também defendeu a extensão da pista. “Sempre fez parte dos projetos da Infraero a ampliação da pista do Salgado Filho. Ela não comporta devidamente aviões de grande porte. Então ela precisa ser ampliada”, argumentou. “Aprovada pelo Conselho, vamos iniciar o processo licitatório e as obras devem começar em, no mínimo, seis meses a partir disso”, completou Gustavo do Vale.

O investimento necessário para a ampliação da pista está estimado em R$ 500 milhões, valor que deve ser passado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). “Vivemos um momento de ajuste fiscal. Nós temos aeroportos pedindo verbas em todo o Brasil. Não é só no Rio Grande do Sul e nem só em Porto Alegre. A nossa secretaria tem receita própria. São R$ 4,4 bilhões e a presidenta Dilma diz que esse dinheiro deverá ser utilizado exclusivamente na aviação. Portanto, se vier a ser determinado o início da obra, haverá sim sustentação econômica”, adiantou Padilha. “Portanto, que cresça o número de passageiros e de cargas no Salgado Filho, com elevados padrões de segurança, qualidade e conforto”, completou o ministro.


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