sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sete ‪‎aeroportos‬ concentrarão 72% de todo o movimento de passageiros no carnaval

Cerca de 5,3 milhões de pessoas devem passar pelos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE) entre os dias 12 e 23 de fevereiro, período que compreende a Operação Carnaval definida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O número considera uma ocupação estimada de 85% dos 6,2 milhões de assentos disponíveis para o período e representa um aumento de 14% em relação aos mesmos 12 dias de operação em 2014, quando 4,6 milhões de pessoas circularam por esses terminais.
Esses aeroportos foram escolhidos para a operação por estarem em cidades que tradicionalmente registram maior fluxo de turistas no carnaval, como é o caso do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, e também pela alta circulação de passageiros nos terminais – Congonhas, Guarulhos e Brasília
A previsão é de maior movimento no dia 13, quando mais de 490 mil passageiros são esperados nesses aeroportos. Por outro lado, o dia de menor circulação deve ser o dia 15, com aproximadamente 388 mil pessoas circulando (veja no gráfico abaixo o movimento diário de passageiros previsto para o período nos sete aeroportos envolvidos na operação, considerando 85% de ocupação média dos assentos ofertados).
Sete ‪‎aeroportos‬ concentrarão 72% de todo o movimento de passageiros no carnaval
Fonte: ANAC
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) estima que ocorram 38 mil pousos e decolagens nesses terminais nos 12 dias de operação. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que, entre os dias 11 e 20 de fevereiro, as companhias aéreas disponibilizaram 1,2 mil voos extras para esses sete terminais, além de Viracopos, em Campinas (SP).
Já a movimentação em todos os 60 aeroportos administrados pela Infraero deve ser de 3,6 milhões de embarques e desembarques de 12 a 23 de fevereiro. Quando se acrescenta a esse número os aeródromos concedidos de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN), Confins, em Belo Horizonte (MG) e Viracopos, em Campinas (SP), a movimentação sobe para 7,4 milhões de operações.
PLANEJAMENTO
Para garantir a tranquilidade na operação aeroportuária, a Conaero planejou a Operação Carnaval nos mesmos moldes da Operação Fim de Ano, quando foram registrados baixos índices de atrasos durante o período de Natal, réveillon e férias. “Desde 2012, temos feito o planejamento para eventos de grande demanda, como Carnaval, Copa do Mundo, fim de ano e Olimpíadas”, indicou o diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Paulo Henrique Possas.
Ele explica que foram feitas recomendações para todos os agentes envolvidos na operação. “Cada órgão público, cada empresa aérea e cada aeroporto fez alguns compromissos que, de modo geral, são os mesmos assumidos para a Operação Fim de Ano, como reforçar o efetivo de recursos humanos, não fazer overbooking, tripular os balcões de check-in e manter eficiente a restituição de bagagem”, disse.
De acordo com Possas, as instituições públicas presentes nos aeródromos, como Polícia Federal e Receita Federal, estenderão para o carnaval as medidas tomadas para o fim de ano. “Pedimos sempre para que reforcem os recursos humanos, principalmente naquelas atividades de controle migratório, aduaneiro e inspeção de segurança”, detalha.
Outra ação dentro do planejamento elaborado pela Conaero é a prevenção. Manutenções de escadas rolantes, elevadores e pistas são realizadas previamente, para que toda a infraestrutura esteja em boas condições para receber os usuários.
FISCALIZAÇÃO
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também se preparou para a Operação. Serão mobilizados 120 servidores, entre inspetores de aviação civil e técnicos, para atuarem nos sete aeroportos coordenados e em Viracopos (Campinas-SP). Brasília, Guarulhos e Galeão terão reforço na fiscalização 24 horas por dia.
Segundo a Anac, o foco da atuação é no cumprimento da Resolução nº 141/2010 pelas empresas. A norma diz respeito aos direitos dos passageiros.
Mariana Monteiro

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Aviação Civil
Telefone: (61) 3311.7376
E-mail: imprensa@aviacaocivil.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: