quarta-feira, 14 de maio de 2014

Recursos para o porto

Ministro Padilha
Padilha anuncia o lançamento do edital para o prolongamento dos molhes e aprofundamento do canal, num total de R$ 395 milhões

Porto Alegre – O porto de Rio Grande será transformado no maior do Mercosul, dentro de três anos. O anúncio foi feito ontem pelo ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, durante o seminário RS-Exportar para Crescer, promovido pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABPT-Sul). Num investimento de R$ 395 milhões, serão aumentados os dois molhes do terminal e drenado o canal, que passará a ter 18 metros de profundidade, podendo receber navios de grande porte, com até 200 mil toneladas de capacidade. As obras começam em novembro deste ano.

Atualmente os dois maiores portos do Mercosul são o de Sepetiba, no Rio de Janeiro, e Baía Blanca, na Argentina. As obras de prolongamento dos molhes – o oeste será aumentado em 500 metros e o leste em 800 metros – levarão três anos. O investimento programado somente para esta etapa é de R$ 215 milhões. Já o aprofundamento do canal, que custará R$ 180 milhões, tem prazo previsto de um ano. O porto de Rio Grande passará dos atuais 13 metros para 18 metros, ou 60 pés.

“Em vez das embarcações ficarem no Rio ou na Argentina, ou nem mesmo poderem chegar ao Mercosul devido o seu tamanho, podem ancorar no porto de Rio Grande e a mercadoria ser distribuída para o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina”, disse Padilha. O edital de licitação para a contratação das empresas que construirão os molhes e farão a dragagem do canal será publicada no Diário Oficial da União de hoje.

TRENSURB – O anúncio foi comemorado pelos participantes do seminário que consideraram a melhoria da logística de transporte um dos principais itens para o incremento das exportações gaúchas.

A melhoria aliada a redução da burocracia, na avaliação do presidente da ABTP, Wilen Manteli, incrementaria em US$ 1 bilhão volume de negócios entre o Rio Grande do Sul e mercados externos. A constatação, conforme Manteli, é baseada em estudo da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente o RS comercializa US$ 6 bilhões por ano.

O ministro também comentou sobre a extensão da linha do Trensurb. Estão projetadas duas obras distintas. A ampliação do atual traçado (que termina em São Leopoldo) até Novo Hamburgo e a criação da chamada Linha 2, em que o trem partiria do centro de Porto Alegre em direção a zona norte, junto à Avenida Assis Brasil, facilitando o acesso aos municípios de Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí.

Fonte: Intermédio Pag. 41
13/06/2000

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