quinta-feira, 8 de maio de 2014

Maior calado do porto muda transporte de cargas

Novas pontes e conclusões de estradas devem sair do papel para aproveitar as possibilidades oferecidas em Rio Grande

Vitor Paz

A possibilidade da chegada de grandes navios ao porto de Rio Grande, com o aumento do calado para 60 pés (18 metros de profundidade), em consequência das obras de ampliação dos molhes da barra, anunciadas ontem, pelo ministro dos Transportes Eliseu Padilha, vai forçar o próprio ministério a agilizar outras obras em outros modais  gaúchos.

Propostas para a construção de pontes, conclusões de estradas e maior incentivo à navegação interna devem sair do papel. “Não podemos desperdiçar a futura oferta de Rio Grande sem que façamos a interação dos modais, com o que, seguramente, cairá muito o custo dos fretes, deixando a nossa produção mais competitiva em mercados internacionais”, disse o ministro.

Hoje, o Diário Oficial da União publicará o edital de licitação, por menor preço, para as obras de ampliação dos molhes da barra, com custo estimado em R$ 215 milhões, que devem iniciar ainda durante o último trimestre do ano. “Será uma licitação internacional, a ser disputada por consórcios de empresas”, disse o ministro.

Ele adiantou que o departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER) já iniciou estudos para promover a ligação entre São José do Norte e Rio Grande, que deve acontecer por meio de uma ponte, em arco, para permitir a passagem dos navios, ou de um túnel subaquático ligando as duas cidades. 

Fonte: Gazeta Mercantil - RS
13/06/2000

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