Novas pontes e conclusões de estradas devem sair do papel
para aproveitar as possibilidades oferecidas em Rio Grande
A possibilidade da chegada de grandes navios ao porto de Rio
Grande, com o aumento do calado para 60 pés (18 metros de profundidade), em
consequência das obras de ampliação dos molhes da barra, anunciadas ontem, pelo
ministro dos Transportes Eliseu Padilha, vai forçar o próprio ministério a agilizar
outras obras em outros modais gaúchos.
Propostas para a construção de pontes, conclusões de
estradas e maior incentivo à navegação interna devem sair do papel. “Não
podemos desperdiçar a futura oferta de Rio Grande sem que façamos a interação
dos modais, com o que, seguramente, cairá muito o custo dos fretes, deixando a
nossa produção mais competitiva em mercados internacionais”, disse o ministro.
Hoje, o Diário Oficial da União publicará o edital de
licitação, por menor preço, para as obras de ampliação dos molhes da barra, com
custo estimado em R$ 215 milhões, que devem iniciar ainda durante o último
trimestre do ano. “Será uma licitação internacional, a ser disputada por
consórcios de empresas”, disse o ministro.
Ele adiantou que o departamento Nacional de Estradas e
Rodagem (DNER) já iniciou estudos para promover a ligação entre São José do
Norte e Rio Grande, que deve acontecer por meio de uma ponte, em arco, para
permitir a passagem dos navios, ou de um túnel subaquático ligando as duas
cidades.
Fonte: Gazeta Mercantil - RS
13/06/2000
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