Dragagem do porto deve levar 90 dias |
A dragagem de manutenção do canal de acesso do Porto de Rio
Grande será feita nos próximos 90 dias. A licitação para a realização deste
trabalho foi vencida pela Dragaport. O contrato para realização da obra é de R$
2,9 milhões para dragar 1,2 milhões de metros cúbicos em 90 dias. O presidente
da Dragaport, Octávio Bertacin, diz que este é o primeiro contrato conquistado
por empresa brasileira, com draga de grande porte de bandeira brasileira no
Porto de Rio Grande, desde 1995. “O contrato é consequência da noa legislação
para o setor”.
A Dragaport é uma empresa criada em 1999 para disputar o
mercado dragagem e obras portuárias no Brasil e América Latina. Os acionistas
da Dragaport são a Serveng-Civilsan, Grupo Wilson, Sons e o Grupo Fischer,
empresas com atuação nos setores de engenharia, apoio portuário e agronegócios,
respectivamente, que tem em comum experiência em obras portuárias e operações
de apoio portuário, marítimo e logística.
Bertacin informa que a Legislação (Lei 9.43297) pretende
incluir a participação das empresas brasileiras no mercado de dragagem dos
portos, assegurando geração de renda interna e empregos no país.
O contrato atual prova que empresas brasileiras têm
condições de vencer licitações oferecendo preço competitivo. “O contrato do
Porto do Rio Grande representa o acerto dessa legislação”. A Dragaport realizou investimentos de US$ 6,5
milhões na aquisição de duas dragas de grande porte e US$ 20 milhões na rede construção
total, no Estaleiro Eisa, do Rio de Janeiro. A draga autotransportadora Boa Vista
1, com capacidade de carga de 10 mil toneladas, cuja reconstrução acaba de ser
finalizada no estaleiro Eisa, segue para o Porto do Rio Grande ainda hoje e
deverá iniciar logo o serviço de dragagem do canal de acesso.
Gazeta Mercantil
03/07/2000
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