segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dragagem do porto deve levar 90 dias

Dragagem do porto deve levar 90 dias

A dragagem de manutenção do canal de acesso do Porto de Rio Grande será feita nos próximos 90 dias. A licitação para a realização deste trabalho foi vencida pela Dragaport. O contrato para realização da obra é de R$ 2,9 milhões para dragar 1,2 milhões de metros cúbicos em 90 dias. O presidente da Dragaport, Octávio Bertacin, diz que este é o primeiro contrato conquistado por empresa brasileira, com draga de grande porte de bandeira brasileira no Porto de Rio Grande, desde 1995. “O contrato é consequência da noa legislação para o setor”.

A Dragaport é uma empresa criada em 1999 para disputar o mercado dragagem e obras portuárias no Brasil e América Latina. Os acionistas da Dragaport são a Serveng-Civilsan, Grupo Wilson, Sons e o Grupo Fischer, empresas com atuação nos setores de engenharia, apoio portuário e agronegócios, respectivamente, que tem em comum experiência em obras portuárias e operações de apoio portuário, marítimo e logística.

Bertacin informa que a Legislação (Lei 9.43297) pretende incluir a participação das empresas brasileiras no mercado de dragagem dos portos, assegurando geração de renda interna e empregos no país.

O contrato atual prova que empresas brasileiras têm condições de vencer licitações oferecendo preço competitivo. “O contrato do Porto do Rio Grande representa o acerto dessa legislação”.  A Dragaport realizou investimentos de US$ 6,5 milhões na aquisição de duas dragas de grande porte e US$ 20 milhões na rede construção total, no Estaleiro Eisa, do Rio de Janeiro. A draga autotransportadora Boa Vista 1, com capacidade de carga de 10 mil toneladas, cuja reconstrução acaba de ser finalizada no estaleiro Eisa, segue para o Porto do Rio Grande ainda hoje e deverá iniciar logo o serviço de dragagem do canal de acesso.

Gazeta Mercantil
03/07/2000

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