terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ministro Padilha prevê 80% da BR-101 até dezembro

Ministro Padilha prevê 80% da BR-101 até dezembro
Ministro dos Transportes Eliseu Padilha
Até o final do ano, 80% do Corredor do Mercosul estará pronto. Em Santa Catarina, esta obra se chama BR-IOl. A previsão é do ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, que esteve ontem à noite em Florianópolis para fazer palestra aos membros da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO). Ele acredita que até junho de 1999, conforme também prevê o cronograma da obra, a duplicação estará toda pronta neste trecho. O Corredor do Mercosul tem uma ponta em Belo Horizonte e, por enquanto, a outra em Palhoça. Numa segunda etapa, ele será estendido até Porto Alegre. 

Entre um lado e outro, a rodovia troca de nome varias vezes chamando-se Fernão Dias em Minas Gerais, Régis Bittencourt em São Paulo, BR-116 na parte Norte do Paraná, BR-376 ao Sul de Curitiba e BR-101 em Santa Catarina. Esta construção tem financiamento externo, e Padilha reafirmou que a contra partida do governo federal está garantida: "A obra está no programa Brasil em Ação, que não tem apresentado problemas quanto à disponibilidade de verbas". 

No dia 26 de junho, Padilha deverá voltar a Santa Catarina acompanhando o presidente Fernando Henrique Cardoso, e os dois verão os primeiros trechos·acabados da duplicação da BR-101. Entre Garuva e a divisa do Estado com o Paraná hâ 6,5 quilômetros prontos, ainda há outro 1,5 quilômetro duplicado ao Norte da Expoville, em Joinville. FHC vem a Santa Catarina para inaugurar o Centreventos, em Joinville. Por enquanto, o problema está ocorrendo para o outro lado da rodovia, ou seja, a duplicação do trecho ao Sul da região metropolitana de Florianópolis. 

Ainda neste mês, Padilha assina ordem de serviço autorizando o começo dos trabalhos num pequeno trecho do Rio Grande do Sul. Porém, aqui no Estado, o processo está atrasado. Ainda não existe nem projeto de engenharia acabado. O problema no trecho Sul está no preço. Como se trata de uma construção com financiamento internacional, os bancos estrangeiros estabelecem patamares de preço, e da licitação ficou acima destes valores. 

Por isso, os processos terão que ser revistos, declarou o ministro dos Transportes. O prazo para a conclusão da duplicação da BR-101 no trecho Sul é junho do ano 2000. Apesar dos problemas surgidos durante a licitação, Eliseu Padilha está otimista Ele acredita que o tempo perdido nesta etapa será recuperado durante o trabalho de duplicação, e até dá uma razão para isso. Os bancos financiadores da obra são exigentes quanto ao cronograma. 

Fonte: DNER - Brasil em Ação 19/06/98

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