quinta-feira, 25 de março de 2010

Eliseu Padilha abre segundo dia do Seminário de Formação Política

Eliseu Padilha "Precisamos aprender a fazer rede nos estados"
Brasília – O presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, deputado Eliseu Padilha (RS) e o secretário-geral da FUG, João Henrique, deram início ao segundo dia de debates do Seminário de Formação Política do programa de Ensino a Distância, que está sendo realizado em Brasília/DF. 

Na primeira parte das atividades do seminário, os coordenadores e mediadores presentes tiveram a oportunidade assistir a um vídeo institucional da Fundação Ulysses Guimarães sobre o novo curso de Educação a Distância que deve formar o Cidadão Comunitário. 

Apresentado pelo presidente da fundação, o vídeo esclarece sobre o conteúdo programático do curso e reforça a necessidade de envolvimento do cidadão comum nas decisões de seu município. Para dar prosseguimento às atividades do seminário, o presidente Padilha abriu espaço para que os estados possam relatar suas experiências e os trabalhos realizados pelas fundações em todo o país. 

A primeira delegação a apresentar seu relatório é a do Espírito Santo, representada pelo presidente do PMDB local, deputado Lelo Coimbra e o presidente da Fundação Ulysses no estado, Francisco Donato. O presidente do PMDB do Espírito Santo, deputado Lelo Coimbra, iniciou a apresentação do estado registrando a importância do Ensino a Distância para o partido. “Se há uma experiência positiva no PMDB nacional, esta experiência está relacionada à Fundação”, afirmou. 

Donato informou como está estruturado o Ensino a Distância no Espírito Santo, que é dividido em doze regiões coordenada por doze mediadores e suplentes que fazem monitoramento constante das atividades de formação política da Fundação, sendo todos voluntários. “Nosso desafio, até maio, é o de formar 1.200 alunos”, informou Francisco Donato. 

A partir de junho serão interrompidos os cursos em respeito à legislação eleitoral. Além do trabalho de formação política, o PMDB e a Fundação no Espírito Santo está preparando um livro com a história do PMDB capixaba, além de realizar o trabalho de organização dos diretórios municipais no estado, que já diminuiu significativamente o número de diretorias provisórias. 

A meta dos Estados é aumentar o número de alunos O Tocantins foi representado pelo presidente do partido no estado, deputado Osvaldo Reis, que informou que o partido está fazendo um trabalho de visita a todos os 139 municípios tocantinenses. “A ação da Fundação, com os cursos, da juventude e do PMDB Mulher é muito importante para o partido”, declarou Reis. 

Osvaldo Reis informou que o número de candidato eleitos do PMDB em Tocantins tem aumentado graças ao trabalho do diretório. “Só de prefeitos no estado passamos de 8 para 38, o que mostra a força do partido em Tocantins”, informou. 

A presidente da Fundação Ulysses Guimarães de Mato Grosso, Teté Bezerra, destacou os avanços conquistados pela FUG no estado. De acordo com a presidente, mesmo com uma estrutura modesta e enfrentando uma série de dificuldades para ampliar o alcance dos cursos de Ensino à Distância, a fundação matogrossense está aos poucos superando os obstáculos. “Em Mato Grosso, a FUG tem uma estrutura muito pequena, mas é conduzido por pessoas que têm envolvimento com a causa de formação política”, afirmou. 

Tete esclareceu que em 2009 a prioridade da fundação era atuar nos municípios nos quais o PMDB elegeu prefeitos e vice-prefeitos. “Ainda estamos trabalhando para garantir que essa participação seja efetiva. Estamos estimulando o envolvimento daqueles que já demonstraram ter compromisso partidário”, destacou. Na avaliação de Tete, o novo curso lançado ontem pelo presidente Eliseu Padilha deverá melhorar substancialmente o nível de cidadania da população. “O curso é importantíssimo, mas, além disso, precisamos ainda conquistar três questões fundamentais para ampliar as condições de cidadania do país, que são autonomia, reflexão e consciência”, afirmou. 

A mediadora Norma dos Santos que atua na disseminação dos cursos de Formação Política relatou também as experiências de Ensino a Distância no município de Barra do Garças, em Mato Grosso. “Somente no ano passado, formamos mais de 500 alunos com 19 turmas e 36 mediadores. Esse número expressivo só foi possível com o apoio da FUG e do PMDB do estado. Para obter melhores resultados buscamos parcerias com faculdades, que acabaram incluindo o programa em suas grades curriculares”, declarou. 

Rafael Xavier, mediador do Programa de Formação Política, apresentou no seminário as principais conquistas da FUG no Paraná. Xavier afirmou que a meta de 2010 é concluir o trabalho que está sendo realizado em todas as 35 turmas novas que foram iniciadas este ano até antes do início de agosto. “O trabalho da fundação é muito importante para termos um contato melhor com a militância para que o partido possa crescer ainda mais”, enfatizou. 

A presidente da FUG em Mato Grosso do Sul, Maria Emília, elogiou a gestão do presidente Eliseu Padilha na fundação. “Houve uma grande mudança no enfoque de postura da FUG Nacional. No estado, tínhamos como meta de trabalho a realização de cursos esporádicos. Agora, trabalhos focados e com metas. Trabalhar com metas é muito mais fácil e eficaz”, comemorou. 

Maria Emília destacou que no estado, a meta é estimular as pessoas a participarem com mais entusiasmo da política. “Na semana passada estivemos em seis municípios da região Norte, inauguramos o curso de Gestão Pública, que ganhou a adesão das principais lideranças locais. Em médio prazo queremos uma população mais consciente e preparada para escolher melhor seus representantes”, completou. 

O presidente da Fundação Ulysses no Rio Grande do Norte, Gleire Belchior, chamou a atenção para a necessidade de melhorar a vinculação entre a FUG e o PMDB no estado. Gleire chegou a sugerir que a experiência implantada pelo presidente Padilha no Rio Grande do Sul de tornar obrigatória a participação dos futuros candidatos no curso de Preparação de Candidatos. “Essa iniciativa não pode ser isolada, deve se estender a todos os 27 estados da nação. A Fundação pode e deve contribuir muito com a formação de novos homens públicos”, ponderou. 

Gleire lamentou o número ainda pequeno de mulheres que participam de disputas eleitorais em todo o país. “Cabe ao PMDB trabalhar para que os 30% de cotas para mulheres sejam preenchidos nas convenções estaduais. Isso deve se tornar uma prática comum. A participação feminina nas eleições não pode ser exceção”, cobrou. Gleire se emocionou ao lembrar o legado deixado por Ulysses Guimarães. Comunicação Interna e Internet são ferramentas lembradas nos debates Regina Perondi, secretária-geral do PMDB Mulher, afirmou que já existe no partido duas propostas de alteração do estatuto do partido para assegurar a ampliação dos quadros de mulheres também no comando da legenda. 

Em sua intervenção o presidente Eliseu Padilha reforçou o convite aos diretórios estaduais e municipais do PMDB e própria FUG de contribuir com notícias, histórias e outros conteúdos no abastecimento dos sites nacionais da fundação e partido. “Criamos dois sites o da fundação (www.fugpmdb.org.br) e do PMDB (www.pmdb.org.br) para aprimorar a comunicação interna, entre os diretórios estaduais e a direção nacional; e externa, da legenda com a sociedade. Precisamos aprender a fazer rede nos estados. A direção estadual deve estar sempre em contato para chegarmos a cada município brasileiro”, disse. 

O coordenador do EAD em Santa Catarina, Adenor Piovesan relatou a experiência no estado e informou que a nova gestão, recém eleita, da Fundação Ulysses Guimarães estadual definiu os cursos do EAD e o programa de governo como prioridades da instituição. Piovesan reafirmou a importância da escolha e da formação de mediados para a formação política do partido, “porque disso vai depender todo o sucesso dos cursos”. 

Para ele, “um mediador permanente e treinado será o instrumento de aferição do resultado dos nossos cursos”. O coordenador também defendeu que os mediadores devem ser membros permanentes da Fundação. O presidente Eliseu Padilha, sugeriu a criação dos Conselhos Estaduais, que traçarão as diretrizes locais para a Fundação e serão compostos automaticamente pelos mediadores, enquanto estiverem ministrando os cursos. A aplicação da proposta será estudada pelo Conselho Curador da Fundação.

Fonte: pmdb.org
25/03/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: