domingo, 15 de novembro de 2009

FUG e PMDB lançam “Carta de Santa Maria”

Eliseu Padilha - FUG e PMDB lançam “Carta de Santa Maria”
Brasília – Após dois dias de uma intensa maratona política de debates em Santa Maria/RS, sobre globalização, tecnologia da informação, sociedade sustentável e democratização do conhecimento, o PMDB, por meio da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, aprovou, por unanimidade, na manhã deste domingo, a “Carta de Santa Maria”. 

O documento editado durante a evolução das discussões e debates, sob coordenação do ex-ministro Odacir Klein, e do presidente da Fundação, deputado Eliseu Padilha, propõe uma nova agenda política, onde se privilegie o desenvolvimento sob o ponto de vista da sustentabilidade do planeta. 

Como prioridade está o investimento na educação com foco no ensino médio profissionalizante, o que oportunizará o acesso ao emprego e renda e, especificamente, seja fonte de qualificação de mão-de-obra para construção da riqueza nacional. 

A Carta defende que a utopia da legenda seja a ação pela plena democratização da sociedade e da inclusão social. Outro importante ponto do documento é que “o PMDB priorize candidaturas próprias em todos os níveis e, em especial, à presidência da República, sedimentando o caráter nacional do partido, seus princípios, estatuto e programa de gestão pública”. Com base nestes indicativos, a Fundação proporá, imediatamente, à direção nacional do partido a discussão das questões que integram a Carta de Santa Maria. 

Debate Político - O seminário “PMDB para o Terceiro Milênio” comandado pelo presidente da FUG Nacional, deputado Eliseu Padilha, foi palco para um amplo debate político. Com a participação expressiva de dirigentes nacionais, regionais e municipais, representantes de núcleos de apoio do PMDB, e de líderes do partido do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, ficou claro a posição dos correligionários em atualizar a atuação da legenda aos avanços tecnológicos e sociais. 

Nos debates foi conferida a unidade absoluta em relação a necessidade de sugerir novos rumos para o PMDB, a começar pelo seu plano para governar o Brasil e o Estado, sendo este pré-requisito para impulsionar as candidaturas majoritárias para as eleições do próximo ano. O presidente da Fundação chamou a atenção para o comprometimento e a motivação de todos com os projetos de fortalecimento. 

“A discussão travada nestes dois dias apontou os rumos para o nosso crescimento. Essa disposição nos coloca em vantagem para que larguemos com vantagem na próxima disputa”, justificou Padilha. 

Ao propor o questionamento sobre “O PMDB é um Partido Político?”, o deputado federal Ibsen Pinheiro destacou que a sigla – com 43 anos de história ininterrupta – tem o desafio de ser a consciência do País na reformulação da caminhada política. Para o parlamentar, o PMDB é o única legenda política capaz de formular um novo projeto nacional para o Brasil. Ao participar como debatedor de dois painéis, o deputado Darcísio Perondi destacou a qualidade do seminário. 

O parlamentar propôs que o PMDB se posicione em defesa de questões nacionais, como pela defesa da Emenda 29, que garante mais recursos para a área da saúde. O deputado Mendes Ribeiro ressaltou a importância do partido ter buscado a construção da unidade partidária, o que segundo ele, fortalece a legenda para a disputa eleitoral de 2010. 

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, sugeriu que a FUG Nacional crie um banco de dados com informações de governos exitosos e, a partir destas informações, busque aperfeiçoá-las e implementá-las em futuros governos peemedebistas. “A marca do PMDB será a excelência de nossos governos”, declarou Shirmer. 

Presenças – O evento comandado pelo presidente da FUG Nacional, deputado Eliseu Padilha, contou com a participação do anfitrião do evento, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, dos deputados estaduais Alceu Moreira e Gilberto Capoani, dos deputados federais Darcísio Perondi, Ibsen Pinheiro e Mendes Ribeiro Filho, dos ex-ministros Odacir Klein e Luiz Roberto Ponte, do tesoureiro do diretório estadual, Rospide Neto, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, do ex-secretário de Planejamento, João Carlos Brum Torres, do ex-deputado Cezar Bussato, do presidente do PMDB de Santa Maria, Robson Zinn e do coordenador do PMDB do Centro do Estado, Marcelo Figueiró. 

Também marcaram presença os representantes dos núcleos do PMDB, Rafael Braga (presidente da Juventude do RS), Regina Perondi (secretária-geral Mulher Nacional), Antônio Sarti (PMDB Segurança RS), Otálicio da Rosa (PMDB Comunitário RS), Paulo Kohlrausch (Associação de Prefeitos do PMDB/RS) e Ivan Trevisan (Associação de Vereadores), além de prefeitos, vereadores, coordenadores de dezenas de regiões e presidentes de diretórios municipais. 

Ainda participaram do seminário peemedebistas de outros estados como o presidente da FUG/SP, Walsen Pousada; da FUG/MS, Esacheu Nascimento; da FUG/ES, Francisco Donato; e o ex-senador por Minas Gerais, Ronan Tito.

Fonte: pmdb.org
15/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: