segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Eliseu Padilha faz homenagem ao 168º aniversário da Revolução Farroupilha

Eliseu Padilha - 168º aniversário da Revolução Farroupilha
Brasília 23/09/2003 - O SR. ELISEU PADILHA (PMDB-RS. Pronuncia o seguinte discurso.)

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Rio Grande do Sul comemorou a passagem do 168º aniversário da Revolução Farroupilha, razão pela qual os gaúchos de todas as querências, como são identificados no meu Estado as mais diferentes localidades, confraternizaram e cultuaram, mais uma vez, a memória de grandes líderes da Guerra dos Farrapos. 

A Semana Farroupilha enche de orgulho a todos: homens, mulheres, jovens e os mais experientes, que encontram na cultura gauchesca, cunhada na dura lide campeira, pelo respeito ao próximo, pelo espírito de lealdade e honradez, uma das grandes razões de sua existência. 

É nas mais variadas homenagens ao marco histórico da Revolução Farroupilha que, a cada ano, cultuamos, com respeito, nossa trajetória, nossa cultura. Em cada acampamento, em cada CTG e suas bailantas, nas invernadas ou desfiles de cavalarianos, demostramos nossa hospitalidade e nosso amor às coisas do Rio Grande. Enfim, na Semana Farroupilha o gaúcho consegue ser mais gaúcho ainda. 

A carne do churrasco parece mais apetitosa, a roda de chimarrão é mais convidativa aos "causos" e versos de improviso. 

Na semana que passou, a trova pegou jeito e um simples cavalgar pelo campo, por vezes, pareceu uma reprise do profundo respeito que o homem do campo tem pelo cavalo, antes mesmo das duras batalhas da Guerra dos Farrapos. 

O 20 de Setembro tem um significado insubstituível para todos nós. Pessoalmente, vejo nessa data a oportunidade de rememoração da luta de um povo por sua liberdade, muito bem retratada no próprio Hino Rio-Grandense: "Como a aurora precursora do farol da divindade, foi o Vinte de Setembro o precursor da liberdade"

Hoje o Rio Grande do Sul serve de exemplo em várias frentes, em especial pela melhor qualidade de vida do País, apontada pelo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, e isso muito devemos aos ideais farroupilhas, que incentivaram nossos soldados a se lançarem numa guerra para enfrentar as injustiças do Império. 

Tivemos neste ano a exibição nacional, através das emissores da Rede Globo, da minissérie A Casa das Sete Mulheres, baseada na obra da escritora Letícia Wierzchowski, quando os nossos irmãos brasileiros puderem entender, de maneira mais próxima da realidade, o significado da Revolução Farroupilha para nós gaúchos. 

Puderam entender, por exemplo, o heroísmo do comandante Bento Gonçalves. Quero dividir com os Srs. Parlamentares a alegria das comemorações da Semana Farroupilha. Ao mesmo tempo, quero saudar os líderes do movimento tradicionalista pelo trabalho de perpetuação da cultura gaúcha, coroado nas festividades que se encerraram no sábado que passou. 

Os gaúchos estão espalhados por todos os recantos do Brasil, com uma cuia na mão, sotaque forte, gremistas ou colorados, de esquerda ou da direita, mas sempre procurando honrar a tradição histórica do Rio Grande do Sul. 

Creio que em cada Estado brasileiro exista ao menos um CTG, verdadeira embaixada do nosso Rio Grande, que tem um papel fundamental para a difusão do nosso folclore, dos nosso costumes e do amor à terra do sul. 

Viva o 20 de Setembro! 
Viva a Semana Farroupilha, a Semana da Liberdade!

Eliseu Lemos Padilha



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: