quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Projetos e obras de Eliseu Padilha somam investimentos de R$ 2,3 bilhões nas rodovias

BR 101 km 99 Osório - Vice Governador Vicente Bogo e Ministro Padilha
As principais obras concluídas e os projetos licitados e iniciados por Eliseu Padilha, nas rodovias do Rio Grande do Sul, somam investimentos superiores a R$ 2,3 bilhões. Durante sua gestão no Ministério dos Transportes, Padilha investiu em duplicação, adequação e restauração de 1.130 quilômetros de rodovias no estado. 

As obras incluem construções de viadutos, travessias urbanas, trevos e passarelas que favorecem o trânsito e promovem a segurança de motoristas e pedestres.

 Os maiores investimentos foram destinados ao Corredor do Mercosul. A obra mais cara é a duplicação da BR-101, no trecho entre a divisa RS-SC e Osório, estimada em R$ 1 bilhão, em valores atuais. 

Padilha trabalhou incansavelmente para garantir a duplicação da BR-101 sul e venceu todas as etapas de um complicado processo de licenciamento e licitação internacional. O financiamento junto ao BID foi aprovado pelo Conselho de Financiamentos Externos do Governo Federal, o licenciamento ambiental foi concedido pelo Ibama e o processo de licitação foi considerado válido pelo Supremo Tribunal Federal. 

Tudo sob o comando do então ministro dos Transportes, Eliseu Padilha. A segunda obra mais cara foi a duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas. Trata-se de uma ligação com a Rodovia do Mercosul, orçada em R$ 526 milhões. A adequação da BR-290, entre Porto Alegre e Uruguaiana, orçada em R$ 200 milhões, também faz parte do estratégico Corredor do Mercosul. 

Além disso, foi realizada a duplicação da BR-392, de Pelotas a Rio Grande, dando acesso ao Porto do Mercosul que também é obra do deputado Padilha. Esta mesma rodovia, a BR-392, teve um trecho pavimentado na Região das Missões, entre Cerro Largo e Porto Xavier. As obras rodoviárias de Eliseu Padilha beneficiam todo o estado. Na fronteira oeste, a BR-472 foi completamente restaurada, sendo reabilitada ao tráfego numa importante região exportadora do país, onde situa-se o maior porto seco do continente, em Uruguaiana. 

No nordeste do estado, foi construída a BR-285, a Rodovia da Maçã, e iniciado o trecho Barracão a Lagoa Vermelha da BR-472. No litoral gaúcho, Padilha transformou a estrada do inferno na Rodovia da Esperança, com a construção da BR-101 entre Mostardas e São José do Norte. Obra licitada e iniciada tem de ser concluída. 

Foi assim que Padilha garantiu a realização de várias obras rodoviárias para o Rio Grande do Sul. O que não foi possível construir no período em que esteve à frente do MT, Padilha licitou e garantiu recursos no orçamento federal. 

No PPA 2000/2003, foram inseridos recursos superiores a R$ 47 milhões, destinados aos projetos de construção das rodovias BR-153, de Erechim a Passo Fundo, BR-158, de Santa Maria a Rosário do Sul, e BR-468, de Três Passos a Porto Soberbo. O PPA prevê ainda os recursos para continuação das obras iniciadas antes do ano 2000. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: