terça-feira, 17 de agosto de 2010

Duplicação da BR-116 de Guaíba a Pelotas é mais um projeto de Eliseu Padilha

Eliseu Padilha em reunião no Diretório Muinicipal de Guaiba
O primeiro passo para a duplicação da BR-116, no trecho de 219 quilômetros entre Guaíba e Pelotas, foi do então ministro dos Transportes, Eliseu Padilha. Em julho de 2000, ele assinou o contrato com as quatro empresas que venceram a licitação para elaborar o projeto, que custou R$ 6,2 milhões e a obra de duplicação foi estimada em R$ 520 milhões.

A duplicação da BR-116 é uma das obras de maior importância para o chamado Corredor do Mercosul, a rota de exportação que Eliseu Padilha implantou por meio de rodovias duplicadas, modernização dos portos e reativação do transporte hidroviário no sul do país.  

A duplicação da BR-116 faz parte do eixo rodoviário que dá acesso ao Porto do Rio Grande, responsável pela maior parte das exportações gaúchas. À época em que Padilha programou a obra, o tráfego diário na rodovia entre Porto Alegre e Guaíba era de 15 mil veículos e, entre Guaíba e Pelotas, de 8 mil veículos. 

Além de ser fundamental para a economia gaúcha, a duplicação da BR-116 é importante para reduzir os acidentes. 

Eliseu Padilha reunido com CTG Thomaz Luiz Osório em Pelotas
O prazo estabelecido para concluir o projeto de duplicação da BR-116 foi até outubro de 2002, a tempo de realizar a licitação para o início da obra no primeiro semestre de 2003. Mas, com a saída de Eliseu Padilha do Ministério dos Transportes, em novembro de 2001, a obra foi adiada e o Governo Federal só retomou o projeto 7 anos depois. 

Nos últimos anos, as previsões de Padilha se confirmaram e a implantação da BR-116/RS, em especial o trecho Porto Alegre - Jaguarão, assumiu maior expressão devido ao crescimento do comércio exterior com os países do Mercosul. A obra passou a ser uma das prioridades para o Brasil e está prevista para ser concluída até dezembro de 2013. 

Braço da Rodovia do Mercosul

A Rodovia do Mercosul é um conjunto de pistas duplicadas desde Belo Horizonte, passando por São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Osório e Porto Alegre, onde se ramifica em duas: para oeste, em direção à Argentina, pela BR-290; e para o sul, pela BR-116 em direção ao Uruguai. A BR-116 é uma das mais importantes do sistema rodoviário federal. 

Com extensão total de 4,3 mil Km, atravessa dez estados brasileiros desde Fortaleza (CE) até Jaguarão,  na fronteira com a cidade uruguaia de Rio Branco.É um braço da Rodovia do Mercosul e liga cidades importantes como Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul, além dos trechos Curitiba/São Paulo (Rodovia Régis Bittencourt), São Paulo/Rio de Janeiro (Presidente Dutra) e Rio de Janeiro/Fortaleza (Santos Dumont).  

Na malha rodoviária no Rio Grande do Sul, a rodovia inicia na divisa SC/RS (na ponte sobre o rio Pelotas, Passo do Socorro, entre Lajes e Vacaria), indo até Jaguarão, com a extensão total de 653,8 quilômetros. Cruza municípios que contemplam quase todos os segmentos da economia gaúcha. A estrada é responsável pelo escoamento da produção até o porto do Rio Grande. O trecho Porto Alegre - Pelotas atravessa grandes propriedades rurais.

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