Eliseu Padilha em reunião no Diretório Muinicipal de Guaiba |
O
primeiro passo para a duplicação da BR-116, no trecho de 219
quilômetros entre Guaíba e Pelotas, foi do então ministro dos
Transportes, Eliseu Padilha. Em julho de 2000, ele assinou o
contrato com as quatro empresas que venceram a licitação para elaborar o
projeto, que custou R$ 6,2 milhões e a obra de duplicação foi estimada
em R$ 520 milhões.
A
duplicação da BR-116 é uma das obras de maior importância para o
chamado Corredor do Mercosul, a rota de exportação que Eliseu Padilha
implantou por meio de rodovias duplicadas, modernização dos portos e
reativação do transporte hidroviário no sul do país.
A duplicação da
BR-116 faz parte do eixo rodoviário que dá acesso ao Porto do Rio
Grande, responsável pela maior parte das exportações gaúchas. À época em
que Padilha programou a obra, o tráfego diário na rodovia entre
Porto Alegre e Guaíba era de 15 mil veículos e, entre Guaíba e Pelotas,
de 8 mil veículos.
Além de ser fundamental para a economia gaúcha, a
duplicação da BR-116 é importante para reduzir os acidentes.
Eliseu Padilha reunido com CTG Thomaz Luiz Osório em Pelotas |
O
prazo estabelecido para concluir o projeto de duplicação da BR-116 foi
até outubro de 2002, a tempo de realizar a licitação para o início da
obra no primeiro semestre de 2003. Mas, com a saída de Eliseu Padilha do
Ministério dos Transportes, em novembro de 2001, a obra foi adiada e o
Governo Federal só retomou o projeto 7 anos depois.
Nos últimos anos, as
previsões de Padilha se confirmaram e a implantação da BR-116/RS, em
especial o trecho Porto Alegre - Jaguarão, assumiu maior expressão
devido ao crescimento do comércio exterior com os países do Mercosul. A
obra passou a ser uma das prioridades para o Brasil e está prevista para
ser concluída até dezembro de 2013.
Braço da Rodovia do Mercosul
A
Rodovia do Mercosul é um conjunto de pistas duplicadas desde Belo
Horizonte, passando por São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Osório e
Porto Alegre, onde se ramifica em duas: para oeste, em direção à
Argentina, pela BR-290; e para o sul, pela BR-116 em direção ao Uruguai.
A BR-116 é uma das mais importantes do sistema rodoviário federal.
Com
extensão total de 4,3 mil Km, atravessa dez estados brasileiros desde
Fortaleza (CE) até Jaguarão, na fronteira com a cidade uruguaia de Rio
Branco.É um braço da Rodovia do Mercosul e liga cidades importantes como
Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul, além dos trechos Curitiba/São
Paulo (Rodovia Régis Bittencourt), São Paulo/Rio de Janeiro (Presidente
Dutra) e Rio de Janeiro/Fortaleza (Santos Dumont).
Na
malha rodoviária no Rio Grande do Sul, a rodovia inicia na divisa SC/RS
(na ponte sobre o rio Pelotas, Passo do Socorro, entre Lajes e
Vacaria), indo até Jaguarão, com a extensão total de 653,8 quilômetros.
Cruza municípios que contemplam quase todos os segmentos da economia
gaúcha. A estrada é responsável pelo escoamento da produção até o porto
do Rio Grande. O trecho Porto Alegre - Pelotas atravessa grandes
propriedades rurais.
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