quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Eliseu Padilha amplia Porto de Estrela para atender 40 municípios do Vale do Taquari

Ministro Eliseu Lemos Padilha
No período em que esteve à frente do Ministério dos Transportes, o deputado federal Eliseu Padilha determinou a aplicação de R$ 300 mil na infra-estrutura e para a mudança de concepção do Porto de Estrela. Desde a sua inauguração, em novembro de 1977, as instalações portuárias se limitavam ao transporte de grãos. 


Eliseu Padilha compreendeu a importância estratégica desse complexo portuário e decidiu dotá-lo de estrutura com capacidade de atender 40 municípios localizados no Vale do Taquari e não apenas o município de Estrela, onde está localizado. 

Em setembro de 1998, com a transferência e manutenção de equipamentos do Porto de Santos (Codesp), o Porto de Estrela passou a estar em condições técnicas de movimentar contêineres e, atendendo às reivindicações do empresariado local, foi obtido o alfandegamento do porto, no final de 1999. Hoje, o Porto de Estrela é um dos principais portos fluviais do país, localizado na margem esquerda do rio Taquari, no município de Estrela, distante 142 km de Porto Alegre (por via fluvial).

A revitalização do Porto de Estrela faz parte do projeto de implantação da “Hidrovia do Mercosul” e se complementa com a reativação do transporte pela Lagoa Mirim, na Zona Sul do Estado. Hoje é possível navegar desde Santa Vitória do Palmar, passando pelo Canal do São Gonçalo, Lagoa dos Patos, rio Guaíba, até o Rio Taquari, chegando ao Porto de Estrela, num total de 650 quilômetros de hidrovias navegáveis. 

Na extremidade sul - em Santa Vitória do Palmar, o transporte de cargas tem acesso ao Uruguai por via rodoviária. E, a partir do Porto de Estrela, por ferrovia ou pela BR-386/RS (passando pela ponte sobre o rio Taquari), é possível transportar cargas em direção aos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Estas ações consolidadas por Eliseu Padilha integram rodovias, hidrovias, portos e ferrovias, criando um Corredor Multimodal que liga Montevidéu a São Paulo. Neste corredor, os municípios de Estrela e Lajeado ocupam lugar de destaque, pois, a mudança de concepção do porto associada à conclusão da ponte sobre o rio Taquari, qualifica o modal rodoviário para absorver as demandas do transporte de cargas, especialmente de grãos e de calcário - este último com jazidas potenciais, na região de Santa Vitória do Palmar.

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