segunda-feira, 4 de setembro de 2000

Ministro Eliseu Padilha retoma duplicação da Fernão Dias junto ao DNER

Ministro dos Transportes Eliseu Padilha
BRASÍLIA - O governo federal retoma hoje as obras de duplicação da Rodovia Fernão Dias, no Estado de São Paulo. O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) vai dar segmento ao projeto de melhorias no trecho de 18 quilômetros entre Atibaia e São Paulo. 

"A retomada das obras é fundamental não apenas para o Ministério dos Transportes, mas, principalmente, para a economia da Região Sudeste", afirmou o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha. "Não é justo com a população de São Paulo e de Minas Gerais que entraves burocráticos dificultem a retomada de uma obra tão importante." 

De acordo com técnicos do Ministério dos Transportes, após a conclusão das obras na Fernão Dias, o tempo de viagem entre São Paulo e Belo Horizonte será reduzido em 20 minutos. Segundo o ministro, a duplicação da Fernão Dias permitirá o prolongamento do Corredor Rodovia do Mercosul, um importante complexo rodoviário em construção. A duplicação, segundo Padilha, é resultado de parcerias entre a União e os governos dos dois Estados.

Empreiteiras - O anúncio das obras de duplicação da Fernão Dias será feito hoje, às 11h30, pelo ministro, na sede do DNER, em São Paulo. A expectativa do ministro é que as obras estejam concluídas em janeiro. As obras do trecho de 18 quilômetros serão executadas pelas empresas Galvão Engenharia, EIT/Toniolo Busnello, Conter e Sobrenco. 

A duplicação dos 563,2 quilômetros da Fernão Dias foi iniciada em janeiro de 1996. De acordo com o DNER, falta apenas concluir as melhorias nesse pequeno trecho. O custo da recuperação de toda extensão da estrada é de US$ 1,1 bilhão. 

Em São Paulo, a Fernão Dias tem 90 quilômetros. Apenas com a recuperação no território paulista, o governo federal investirá R$ 335 milhões. Um balanço divulgado pelo ministério informou que já foram destinados R$ 287 milhões para a duplicação da rodovia. Os R$ 47 milhões restantes serão gastos com a duplicação dos 18 quilômetros. A previsão da assessoria do ministro Padilha é que a rodovia seja liberada para o trânsito em março de 2001. 

O tráfego na Fernão Dias chega a 10 mil veículos por dia, entre São Paulo e Belo Horizonte. As obras em São Paulo vão estar prontas em janeiro, mas, segundo o DNER, há necessidade de realizar algumas melhorias no trecho de Minas Gerais. 

Um documento divulgado pelo governo revelou que a estrada duplicada vai permitir um aumento significativo da capacidade de fluxo de carros do corredor de transporte que liga as Regiões Sudeste, Sul e Nordeste do País. 

Em São Paulo, a Fernão Dias está interligada às Rodovias Anhangüera e Anchieta - esta última dá acesso ao Porto de Santos e às BRs 101 e 116, estradas que fazem ligação com o sul do País. Segundo técnicos do ministério, a estrada permitirá a integração também com o Porto de Paranaguá, no Paraná.

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