terça-feira, 5 de junho de 2012

FUG e PMDB lançam o curso de formação política para jovens

Eliseu Padilha presidente Nacional da FUG
Nesta entrevista, Eliseu Padilha (RS), presidente nacional da FUG, fala sobre os benefícios do curso voltado para jovens oferecido pela instituição. Ele explica o que levou a fundação a elaborar aulas específicas para a juventude do PMDB, qual o diferencial do cronograma do curso em relação aos demais oferecidos pelo partido, e diz quais são as expectativas da FUG nessa nova etapa, observando que as lideranças políticas que estão surgindo serão capacitadas para contribuir para o fortalecimento da cidadania e da democracia do país.


PMDB-RJ: Qual a sua visão sobre os cursos de formação política para jovens?


Eliseu Padilha: A formação política é indispensável para o pleno exercício da cidadania. Assim, para ser cidadão ativo na comunidade, faz-se necessário saber o que é realmente a política. Conhecimento indispensável para todos, em especial para os jovens, que construirão o mundo de seu tempo. É preciso conhecer as  instituições políticas e suas múltiplas faces ante a sociedade. Com base nessa premissa é que atendemos à solicitação da Juventude do partido, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, no sentido de que produzíssemos um curso específico para os jovens. Agora, estamos percorrendo o Brasil para divulgar e instalar centenas de turmas em todas as regiões. Os jovens que participarem do curso poderão vir a ser os protagonistas de uma grande renovação política, em seu município, em seu estado e no país.

PMDB-RJ: O que levou o PMDB a elaborar um curso específico para os jovens do partido?

Eliseu Padilha: Realizar um diálogo formativo com a juventude brasileira é o objetivo do novo curso.  A FUG, sentindo um grande vácuo político na história recente de nosso país, optou por utilizar as ferramentas de informação para formação da cidadania a partir da base partidária e da sociedade. O conhecimento produzido pela fundação visa a disseminar o conhecimento sobre a ciência política e suas diversas vertentes. A Formação para a Juventude fará uma viagem às teorias políticas clássica, moderna e contemporânea; e a tantos outros segmentos da sociedade brasileira, inclusive aos problemas vivenciados pelos jovens no campo. Transportaremos nossos alunos dos conceitos de poder e cidadania à realidade da juventude negra; ao que defendiam os filósofos contratualistas, ao que pensa a juventude brasileira. O projeto objetiva qualificar o cidadão para a participação social e política, garantido uma formação reflexiva e crítica, necessária para a atuação como novos agentes políticos sociais.

PMDB-RJ:  O que diferencia esse curso dos demais já oferecidos à militância?

Eliseu Padilha:
 As principais diferenças são a linguagem e o foco. Vídeo-aulas e apostilas foram idealizados tendo como público-alvo jovens de 14 a 29 anos. Tudo feito com uma linguagem informal, dinâmica e capaz de despertar o interesse dos alunos pelo estudo. Assim eles se juntarão aos que acreditam que só a #EducacaoLiberta.

PMDB-RJ: Fale sobre o conteúdo desse novo curso?

Eliseu Padilha: O Curso está dividido em dois Módulos.  O primeiro, denominado “Compreendendo o processo político”, é composto por quatro aulas sobre os seguintes temas: a política, o poder, a cidadania, o Estado e a democracia. Nesse módulo, o foco é a ciência política. É de base conceitual e histórica, que contextualiza e dá condições objetivas para o aluno poder passar para as próximas discussões. Teorias e conceitos serão lançados como alicerces para a edificação do conhecimento específico nos movimentos de juventude, a serem tratados no segundo módulo.

Já o Módulo 2 abordará a “Juventude em movimento!”, no qual é  priorizado o estudo do conceito de participação, com ênfase nos movimentos de juventude e da sua função político- social, bem como nas políticas públicas, em especial aquelas voltadas para a juventude. Também será abordada a atenção ao grupo etário, além de uma análise sociológica do líder e da liderança, de sua construção histórica e de sua função político-social. Neste módulo há ainda uma aula específica para a compreensão e a análise do Estatuto da Juventude.

PMDB-RJ: Quem poderá participar?

Eliseu Padilha: Jovens de todas as idades dispostos a seguir as regras estabelecidas pelo programa de Formação Política da Fundação, ou seja, matrícula regular, participação nos encontros presenciais e nos trabalhos em grupo. Apesar de o conteúdo ser voltado às ações de juventude, o curso não tem idade mínima ou máxima como limitadora.

PMDB-RJ: Como a inscrição pode ser feita?

Eliseu Padilha: A inscrição pode ser feita pelos sites www.ead.fundacaoulysses.org.br  ouwww.educacaoliberta.org.br. Basta clicar no botão PARTICIPE, preencher a ficha de inscrição e escolher a opção Formação Política para a Juventude. A abertura de turmas também poderá ser solicitada pelo e-mail ead@fundacaoulysses.org.br , via menu fale conosco do sitewww.ead.fundacaoulysses.org.br ou ainda pelo telefone (51) 3072 7015.

PMDB-RJ: Qual a expectativa da FUG em relação ao curso?

Eliseu Padilha: A principal expectativa da fundação é motivar os jovens a aderir ao programa e provocar sua reflexão sobre a essência do processo político e da função pública, para que as novas lideranças políticas sejam capazes de contribuir para o fortalecimento da cidadania e da democracia. É necessário despertar o cidadão para a responsabilidade político-social. Neste caso específico, falo sobre a participação dos indivíduos na formulação de políticas públicas de juventude. Esperamos que, após a   conclusão das aulas, os participantes tenham interesse nos demais cursos oferecidos pela fundação. O conhecimento não ocupa lugar e sempre faz bem para a cabeça.

PMDB-RJ: Em que estados os cursos acontecerão e quantos jovens a FUG pretende formar em 2012?


Eliseu Padilha:
 Os cursos poderão ocorrer em todos os estados da Federação. Já foi feito o treinamento de mediadores, para turmas pilotos, nos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Temos a expectativa de abrir turmas em no mínimo 3.000  municípios, objetivando atingir mais de 100.000 alunos.

PMDB-RJ: Quando os cursos começam?

Eliseu Padilha: Neste momento estamos na fase de matrículas, em todos os estados da Federação. 

PMDB-RJ: O curso será lançado oficialmente no 2º Congresso Nacional da JPMDB. O senhor considera o momento ideal para conclamar a juventude do partido para participar do curso?


Eliseu Padilha:
 Estaremos no Rio de Janeiro levando nosso entusiasmo pela formação política de nossos jovens. A fundação idealizou este curso em parceria com a JPMDB Nacional, e não teria melhor oportunidade para o seu lançamento do que um Congresso Nacional de Juventude no Rio de Janeiro.

PMDB-RJ: Quais as vantagens que os jovens terão ao serem certificados pela FUG?

Eliseu Padilha: A proposta do EAD não é o mero repasse de conteúdo ao aluno, mas propiciar que ele seja construtor do conhecimento e tenha capacidade crítica diante dos temas propostos.  Assim, o objetivo não é só o acúmulo de saberes, nem o de fixação de datas históricas e teorias. A proposta é garantir a acumulação do conhecimento a partir da compreensão.  Outra grande vantagem é a possibilidade de uso dos certificados de conclusão do curso como carga horária para atividades complementares nos cursos de graduação, nas faculdades e áreas afins, gratuitamente. A Formação Política para a Juventude ofertará Certificação de Conclusão de Curso com 45horas de duração.

PMDB-RJ: Como foi sua trajetória na FUG?

Eliseu Padilha: Sou idealizador do Programa de Formação Política pelo método de ensino à distância, em parceria com institutos de ciências políticas das principais universidades do país. Já ministrei cursos de reconhecida qualidade técnica a mais de 200.000 cidadãos brasileiros, e faço a edição da Revista Ulysses, que já esta no acervo da Biblioteca Nacional. Respondo, também, pela implantação e alimentação das páginas do partido e da FUG na internet. Por fim, edito o Jornal Movimento, com notícias das bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado.

Fonte: PMDB-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: